De AMSTERDAM para HAARLEM: fácil e rápido

Acordamos cedo e às 8:00 da manhã já estávamos na porta do Ibis Hotel esperando o ônibus que nos deixaria no aeroporto. Ele saiu cheio e o trajeto levou, como de costume, cerca de 9 minutos. Ir de Amsterdam para Haarlem é muito fácil e rápido.

O dia amanheceu gelado em Amsterdam e não bastasse isso, neblinado. Eu gosto muito desse clima cinzento, pois me remete aos inúmeros romances que li ao longo da vida: sinto-me uma personagem prestes a viver muitas aventuras e ter um final feliz (ou não!).

De Amsterdam para Haarlem de trem

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

Aeroporto Internacional Schiphol

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

Estação de trem de Haarlem

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

Estação de trem de Haarlem

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

A romântica estação de trem de Haarlem

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

Estação de trem de Haarlem – café da manhã

De Amsterdam para Haarlem

Estação de trem de Haarlem – café da manhã

No Aeroporto Internacional Schiphol, nós compramos bilhetes de trem nas máquinas que aceitam dinheiro (há aquelas que só aceitam cartão de crédito local e também há bilheterias), 4 euros cada ticket, cada trecho. Mais ou menos meia hora depois chegávamos na estação de Haarlem.

A estação de trem fica no subsolo do Aeroporto Schiphol. O acesso é por um dos seus saguões e há ampla sinalização indicando o caminho.

Para quem está hospedado em Amsterdam (eu estava no Ibis que fica mais próximo ao aeroporto) pode pegar o trem na Centraal Station.

A estação à primeira vista parece meio deprimente, meio suja, mas dura somente um rápido piscar de olhos. Francamente ela é um maravilhoso e charmoso exemplar de uma antiga estação.

A primeira estrada de ferro da Holanda liga Amsterdam a Haarlem e foi inaugurada em 1839. Cerca de três anos depois a Haarlem Station foi construída. Ganhou sua atual aparência Art Nouveau após uma reforma no início do século XX.

Na estação tomamos café da manhã: macchiato (1,75) sanduíche de queijo (3,00 euros), framboesa (3,00 euros), comprados no Albert Heijn. Comemos na própria estação, em um banco duro, em frente aos trilhos do trem. Para mim, aquele momento foi pura poesia!

Haarlem é adorável

De Amsterdam para Haarlem

Haarlem

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

Haarlem

De Amsterdam para Haarlem

Haarlem

Haarlem, como chegar desde Amsterdam

Haarlem

De Amsterdam para Haarlem

Haarlem

De Amsterdam para Haarlem

Haarlem

De Amsterdam para Haarlem

Haarlem

De Amsterdam para Haarlem

Haarlem – estacionamento de bicicletas

Haalem é adorável! Ademais, ela é escancaradamente, despudoradamente linda! Não obstante os canais e a arquitetura familiares, ela lembrou-me muito pouco Volendam ou mesmo Edam, cidades que visitamos no dia anterior.

Capital financeira da Holanda do Norte, ela é a oitava maior cidade do país. Apesar de ter várias indústrias, Haarlem em nada lembra uma cidade industrial.

Tornou-se cidade no século XIII e sobreviveu a saques praticados pelos espanhóis e uma série de incêndios, mas não sem forte impacto financeiro. Demorou mais de um século para que Haarlem se reerguesse e voltasse a prosperar. No entanto, não perdeu seu ar de cidade pequena, charmosa.

Os edifícios me pareceram mais monocromáticos, mais largos também. As árvores já mostravam as apaixonantes cores de outono, minha estação do ano favorita, que me endereça a renovação, transformação. Gosto de mudanças.

Claro que aqui também as bicicletas são onipresentes: como meio de transporte e como motivo decorativo da cidade. Não foi preciso esforço algum para que eu me sentisse em casa, absolutamente confortável caminhando pelas ruas em direção ao Corrie ten Boom huis, nossa primeira visita em Haarlem.

Lembrando que as cidades são vivas e que preços, horários e rotas estão em contantes mudanças.

Vem espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo “de Amsterdam para Haarlem” ficará guardado em seu Pinterest! 🙂 

Ir de #Amsterdam para #Haarlem na Holanda de trem, é muito fácil e prático.

By |2018-03-07T00:58:16+00:0008/11/2013|Categories: Haarlem|Tags: , |7 Comentários

7 Comments

  1. […] saindo da Centraal Station, podendo comprar os bilhetes no mesmo dia da visita. Inclusive a Estação Central de Haarlem tem belo estilo Art […]

  2. Lena 30/10/2017 em 21:57 - Responder

    Adorei as dicas. Vou fazer reservas agora no hotel. Ficarei 3 dias na Holanda. De lá vou para Praga. Escolhi Haarlem pela beleza e preços mais acessíveis. Acho que não terei muita dificuldade em me locomover do aeroporto Schinphol, Haarlem, Centro de Holanda, não é? Um abraço. ..

    • Analuiza Carvalho 17/11/2017 em 11:44 - Responder

      oi Lena… Tenho certeza que você vai gostar de Haarlem! É uma cidade adorável!

      Não terá problema algum. É muito fácil a locomoção pela Holanda. Os meios de transporte funcionam muito bem, há informações tanto em Schiphol quanto nas estações de trem e ônibus.

      Te desejo excelente viagem! bjs

  3. Klécia Cassemiro 10/11/2017 em 11:43 - Responder

    Vou passar por Haarlem contigo, espiando pelo mundo! me explica entao: a estação de trem fica no aeroporto?

    • Analuiza Carvalho 17/11/2017 em 12:03 - Responder

      Sim, em Schiphol tem uma estação de trem. Você pode partir para outras cidades tanto da estação do aeroporto, que fica no subsolo, quanto da Centraal Station em AMS, melhor opção caso você esteja hospedada na capital holandesa. 🙂 bjinhos

      • leticia 13/11/2018 em 13:47 - Responder

        Olá,tudo bom? Voce consegue comprar as passagens de trem na hora ou precisa comprar antecipado? Muito obrigada!

        • Analuiza Carvalho 13/11/2018 em 15:22 - Responder

          Oi Letícia… eu comprei todos na hora, salvo para Den Haag e Utrecht, pois tinha hospedagem nestas cidades, mas todas as outras que visitei, a exemplo de Haarlem, eu comprei na hora e foi tranquilo.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.