Cordilheira de Daniel Galera

Surpreendente. Sim, acho que eu poderia definir Cordilheira de Daniel Galera assim. De uma maneira suave, leve, o autor paulistano vai nos conduzindo por esta história através de Anita, uma jovem com muitas perdas e tragédias na vida pessoal.

Uma mulher que tenta sobreviver todos os dias.

A história começa em São Paulo, segue pelas deliciosas ruas e cultura porteña em Buenos Aires e segue pela Tierra del Fuego, com seu desfecho novamente na capital paulistana. Pode não parecer num primeiro momento, mas Cordilheira é um livro intenso.

Caminhando por Cordilheira: ansiedade e surpresa

A cada página eu me pegava ansiosa, tentando antecipar os próximos passos de Anita, das consequências de suas decisões, imaginando tragédias, pedindo, às vezes implorando que ela mudasse de ideia. Talvez, e só talvez, no fundo eu fosse como suas amigas: não a compreendia.

Consecutivamente, várias e repetidas vezes, eu me surpreendi com o que vinha em seguida na história dessa escritora que não queria mais ser escritora e que apenas desejava um filho, um lar. Ou quem sabe ela apenas supunha que quisesse. Saberá ela um dia?! Saberemos nós algum dia?!

Em cada palavra desta narrativa há uma sutil ansiedade, uma urgência quase impercebível, invisível, mas audível. Talvez o que sintamos não seja nada mais que a própria angústia de Anita.

Cordilheira de Daniel Galera

Em Buenos Aires personagens estranhos

Anita é convidada, por conta da tradução de seu livro na Argentina, para passar uns dias em Buenos Aires. Lá, conhece pessoas que lhe mostram um mundo impensável para ela, e para mim, devo dizer! A maneira de viver daqueles seus novos amigos, esquisita, bizarra, me causou espanto, muitas vezes horror e assombro.

Tudo vai sendo descortinado lentamente, de uma maneira quase imperceptível. Quando tudo veio à tona, demorei a acreditar que aquilo era real. Confesso que voltei alguns capítulos para ter certeza que tinha entendido tudo muito bem, que aquelas pessoas escolheram realmente aquele modo de vida. Inacreditável!

Ah! As tênues linhas dos sonhos, dos desejos e dos limites de todas as coisas. Ilusões versus realidade. Até onde podemos ou devemos chegar para alcançar nossos objetivos?! Qual a distância entre a normalidade e o grotesco?!

Anita em Buenos Aires. Eu em Buenos Aires.

Cordilheira de Daniel Galera

Anita, sem nada que a faça querer voltar ao Brasil, resolve ficar em Buenos Aires. Sentindo-se solitária, em seus primeiros dias começa a explorar a cidade. A capital da argentina é uma de minhas preferidas no mundo e sempre que posso, a visito. Com a personagem principal deste livro eu voltei à minha cidade querida, passeando por lugares conhecidos e outros absolutamente novos para mim.

Caminhamos juntas.

Matei saudades. Senti saudades. Estive lá, em cada passo de Anita. Desejei estar ali, na capital argentina, uma vez mais, respirando ares porteños, dramáticos como em suas letras de tango. Ansiei novamente perambular por suas ruas, beber seu vinho, comer alfajores e me apaixonar pela centésima vez por Buenos Aires!

Fim

Cordilheira de Daniel Galera

O desfecho do livro é abrupto. Faltaram palavras. A última, última frase estragou tudo, porque me deixou esperando o que viria em seguida. O silêncio, o vazio me desconsolou.

Cordilheira de Daniel Galera faz parte de um projeto muito legal chamado Amores Expressos que trata de histórias de amor ambientadas em diversas cidades do mundo. Este é Amores Expressos Buenos Aires. No final das contas Anita talvez só quisesse o que a maioria de nós queremos, amor. Ela foi longe, muito longe em busca do amor de alguém que nem existia!

Cordilheira

Autor: Daniel Galera (São Paulo)

Editora: Companhia das Letras

Números de Páginas: 175

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Cordilheira de Daniel Galera é um livro intenso. Conta a história de Anita: sonhos e desilusões de uma mulher que carrega muitas perdas em sua vida. Buscando sobreviver ela faz novos, estranhos e bizarros amigos. O cenário é Buenos Aires, o que torna esta história ainda mais dramática! #livros #literatura #amoresexpressos #danielgalera #cordilheira #buenosaires #argentina #omundonoslivros #espiandopelomundo

Clicando na imagem acima Cordilheira de Daniel Galera ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Cordilheira de Daniel Galera

Se você, meu caro viajante, gostou de ler a resenha de Cordilheira de Daniel Galera, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam  também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-09-06T21:44:14+00:0005/09/2018|Categories: O Mundo nos Livros|Tags: , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.