O MAJESTOSO Convento do Carmo em SALVADOR, Bahia

Um dos lugares mais extraordinários de Salvador é o belíssimo Convento do Carmo. Um prédio construído em fins do século XVI, pela Ordem dos Carmelitas, quando os portugueses mal tinham chegado aqui e Salvador era a capital do Brasil Colônia.

O Convento do Carmo é grande, imponente e muito bonito. Sua antiguidade o inunda de classe. Localizado no centro histórico da cidade (pertinho do Pelourinho), num dos mais charmosos bairros da capital baiana: o Santo Antônio Além do Carmo, ele possui uma enorme fachada branca com muitas janelas. Em suas dependências foi assinada a rendição dos holandeses quando os mesmos foram expulsos do Brasil.

Era então o século XVII. Hoje no século XXI funciona ali o hotel Pestana.

Convento do Carmo em Salvador

A bela fachada do Convento do Carmo em Salvador

O Convento do Carmo em Salvador: magnífico

Quando a rede portuguesa assumiu os trabalhos neste esplêndido edifício histórico, ele viveu tempos gloriosos. Quando eu entrei pela primeira vez, mal pude acreditar naquele lugar. Foi amor à primeira vista, intenso e sem volta e desde então por razões diversas frequento o Pestana Convento do Carmo.

Nos dias atuais percebemos um sinal aqui e acolá de certa decadência, uma necessidade (quase) urgente de recauchutagem, de algumas melhorias. Crise no país, Salvador maltratada, um prédio de difícil manutenção devem contribuir para o seu declínio. Ainda assim o Convento do Carmo segue mantendo sua majestade! Além disso, o staff se desdobra para nos proporcionar os melhores dias.

Têm conseguido com sucesso!

Ainda assim, não notei nenhum sinal de bolor em seus quartos ou dependências. Não sou alérgica e talvez não tenha sensibilidade apurada para mofos e afins, mas Leo o é e afirma que nada sentiu. O que pude perceber de maneira intensa foi a forte energia do lugar, de tantas almas que por ali passaram e as que ainda habitam, se recusando a deixar magnífico local.

Convento do Carmo em Salvador

A beleza clássica e elegante do Convento do Carmo em Salvador

Recepção do Pestana Convento do Carmo em Salvador

Formado por dois claustros, no primeiro encontramos tranquilidade e silêncio, no segundo está situada a piscina, margeada de um lado pelo elegante bar e do outro pelo restaurante onde é servido o café da manhã incluído na diária, o que nos proporciona um desjejum dos mais agradáveis. Há área interna com ar condicionado, ótimo para o dias mais quentes da cidade e uma área externa que nos permite avistar seu lindo jardim e ouvir o canto de passarinhos.

O restaurante funciona para as demais refeições também, mas não é de responsabilidade do Pestana e sim do Bottino, mas outras marcas gastronômicas já passaram por aqui, em anos anteriores, então o futuro da cozinha é incerto.

Almoçamos lá numa ocasião nesta nossa estada de 2018 e confesso que não gostei muito.

Convento do Carmo em Salvador

Quando tudo pede um pouco mais de calma…

Convento do Carmo em Salvador

O bar

Os quartos são amplos e com mobiliário adequadamente e esplendidamente encorpado. Maravilhoso e antiquíssimo piso de madeira, quadros bonitos, namoradeiras… Tudo é feito para constituir um ambiente intensamente elegante e lindo. Há mais de um tipo de quarto, variando no tamanho, mas todos são incríveis. As portas são mesmo um capítulo à parte: espetaculares com sua pesada estrutura e sua tonalidade de verde!

Os banheiros, mesmo dos quartos mais básicos, são amplos. Os da categoria superior tem banheira, uma bancada maior, mas todos tem chuveiros ótimos e amenidades básicas como touca de banho, shampoo, sabonete…

Convento do Carmo em Salvador

Magnífica porta dos quartos no Convento do Carmo

Convento do Carmo em Salvador

Na namoradeira

Convento do Carmo em Salvad

Um dos quartos em detalhe

Rico nos detalhes, uma das diversões do hotel é explorar suas dependências: corredores, sala de leitura, as capelas e por fim, se deixar encantar pela deliciosa vista do Santo Antônio e seu belo casario. Aliás, os corredores são extraordinários e eu nunca cansava de perambular por eles.

As capelas são lindas, diferentes uma da outra, mantendo o estilo português com azulejos, maravilhoso teto em formato de casco de barco invertido, além de bonitos e pequenos altares, num estilo bem intimista que nos posiciona no cotidiano antigo dos carmelitas.

Outro programa delicioso para fazer no convento é se deixar ficar nas espreguiçadeiras que estão disponíveis em volta do segundo claustro, tomando um café ou um vinho, lendo um livro, jogando conversa fora ou simplesmente observando a vida passar por cima da gente, sem nos darmos conta que esta coisa chamada tempo existe!

A estrutura do Convento do Carmo envolve ainda sauna, academia e lavanderia. O wi fi funcionou muito bem em todo o hotel.

Convento do Carmo em Salvador

A incrível sala de leitura

Convento do Carmo em Salvador

A piscina no segundo claustro

Eu tenho um caso de amor tão intenso e profundo pelo Convento do Carmo que quando Leo e eu casamos não pensamos em nenhum outro lugar para nossa lua de mel: um lugar histórico, em minha cidade, lindo de morrer e situado no Santo Antônio, lugar especial para nós.

Meu desejo?! Que o Convento do Carmo sobreviva por mais dez séculos e que todos os anos para o resto de nossas vidas, Leo e eu possamos comemorar nosso aniversário de união feliz ali, neste que é um dos meus lugares favoritos em Salvador.

Convento do Carmo em Salvador

Namorando o Convento do Carmo

Convento do Carmo em Salvador

Lua de mel no Convento do Carmo em Salvador

Para quem se interessar, nossa estada recente no Convento do Carmo está nos destaques do stories do Instagram, como Salvador e Salvador 2. Por lá, é possível ver o magnífico Convento do Carmo em movimento e observar toda a sua beleza e exuberância!

Nossas hospedagens e visitas no Convento do Carmo não foram fruto de parceria de qualquer natureza, sendo, ao contrário disso, resultado, pura e exclusivamente de minhas escolhas pessoais.

O Convento do Carmo no stories do instagram do Espiando pelo Mundo

Este texto faz parte do Projeto Vivendo Salvador

Quer saber onde comer uma comida caseira em Salvador?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Restaurante Porto do Moreira em Salvador: comida de raiz

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O Convento do Carmo é um extraordinário edifício histórico, de maravilhosa #arquitetura localizado no centro de #Salvador, capital da #Bahia. Resistiu aos tempos para nosso deleite em dias atuais. #Brasil #história #conventodocarmo #espiandopelomundo #convento #viajantesempressa #viagem              O Convento do Carmo é um extraordinário edifício histórico, de maravilhosa #arquitetura localizado no centro de #Salvador, capital da #Bahia. Resistiu aos tempos para nosso deleite em dias atuais. #Brasil #história #conventodocarmo #espiandopelomundo #convento #viajantesempressa #viagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraConvento do Carmo em Salvador  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O Convento do Carmo em Salvador na Bahia

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer o Convento do Carmo em Salvador, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-12-20T17:28:59+00:0024/10/2018|Categories: Américas, Bahia, Brasil, Salvador|Tags: , |20 Comentários

20 Comments

  1. Rui Barbosa Batista 15/11/2018 em 20:46 - Responder

    Aqui está um belo lugar que gostaria de conhecer. Bela história e ainda melhores condições para usufruir de uns bons dias 🙂 Boa partilha!

    • Analuiza Carvalho 19/11/2018 em 10:33 - Responder

      oi Rui… o Convento do Carmo em Salvador é, sem dúvida nenhuma, uma das joias soteropolitanas e com certeza um lugar para se apaixonar e viver momentos maravilhosos!!!! 🙂 bjus

  2. Marcia Picorallo 22/11/2018 em 23:52 - Responder

    Parabéns pela descrição do local, passeei pelos cômodos com você! Que linda esta mulher sentada na namoradeira… só no final entendi o porquê de tanta classe, era a lua de mel de vocês, que lindo!

    • Analuiza Carvalho 04/12/2018 em 10:24 - Responder

      Obrigada pelo linda! Elogios são sempre bem vindos por aqui! rsrsrsrs Frequentamos o Convento do Carmo desde que o Pestana assumiu o local e ele sempre me encantou. Quando pensamos num lugar para passarmos nossa lua de mel ele pareceu ideal: e foi! 1 ano depois voltamos para comemorar! Espero que ele continue lá e que todo ano nós possamos comemorar nossas bodas neste majestoso Convento do Carmo! 🙂 bjokas

  3. Gabriela Torrezani 23/11/2018 em 08:46 - Responder

    Que experiência interessante ficar hospedado em um convento, nunca fiz isso mas acho que seria bem legal! Além da história importante do Convento do Carmo que já é uma viagem à parte, né?

    • Analuiza Carvalho 04/12/2018 em 10:03 - Responder

      oi Gabriela… sem dúvida uma experiência massa, interessante para quem ama história e o passado dos lugares. Para quem não ama, o Convento do Carmo também vale uma hospedagem porque é lindo e muito imponente! 🙂 bjus

  4. Alessandra Fratus 23/11/2018 em 09:29 - Responder

    Ahhh, Salvador! Onde mais a gente consegue viver a história com tanta força assim, né?! Adorei a experiência. Com tapioca então! 😉

    • Analuiza Carvalho 29/11/2018 em 17:09 - Responder

      Sempre tenho experiências deliciosas e encantadoras no Convento do Carmo! Adoro e recomendo! 🙂

  5. Lulu Freitas 23/11/2018 em 13:20 - Responder

    Infelizmente é muito difícil manter prédios históricos no Brasil. Felizmente a parceria com o Pestana está ajudando, ainda que o convento precise de melhorias como você colocou. Deve ser uma experiência única se hospedar em um lugar com tana beleza e história.

    • Analuiza Carvalho 04/12/2018 em 09:54 - Responder

      oi Lulu… é verdade! Manter prédios assim não é fácil, mas eu acredito ser possível com o planejamento e incentivos corretos, adequados e criativos. Afinal, é nossa história, nosso patrimônio e não deveria ser desprezado! O Convento do Carmo é uma joia soteropolitana e eu o amo com todo o meu coração!!!! 🙂 bj

  6. Mariana 23/11/2018 em 13:57 - Responder

    Bem interessante! Adorei as fotos e a dica. Não conheço Salvador, mas tenho vontade de conhecer. Vou guardar essa sugestão, com certeza!

  7. Patricia 24/11/2018 em 23:42 - Responder

    Que incrível saber que podemos nos hospedar em um lugar desses cheio de história para contar. E melhor ainda saber que sua experiência foi boa assim!

    • Analuiza Carvalho 29/11/2018 em 10:53 - Responder

      Pois num é mesmo Patricia?! Minhas experiências no majestoso Convento do Carmo de Salvador sempre foram as melhores possíveis. Um lugar que adoro e espero que viva muitos anos mais para que eu possa construir ainda mais boas memórias nele! 🙂 bjs

  8. Edson 26/11/2018 em 10:27 - Responder

    Realmente majestoso e magnífico, que história e fotos maravilhosas! Nós ainda precisamos fazer uma viagem legal em Salvador. Lindo.

    • Analuiza Carvalho 04/12/2018 em 09:51 - Responder

      oi Edson… Salvador, apesar de muito maltratada, de enorme potencial histórico, político, humano (dentre outros) pouco explorado tem lugares sobreviventes como este, o Convento do Carmo, antigo, lindo, grandioso. Patrimônio da cidade e de nosso país! Venha sim, explorar Salvador! 🙂

  9. Eloah Cristina 26/11/2018 em 11:54 - Responder

    Adorei ler sua experiência neste lugar. Que cantinho maravilhoso em Salvador.

    • Analuiza Carvalho 29/11/2018 em 10:45 - Responder

      O Convento do Carmo em Salvador é mesmo um dos lugares mais lindos desta cidade cheia de lugares maravilhosos! 🙂

  10. Marcela 19/12/2018 em 10:34 - Responder

    Me arrepiei lendo seu relato. Que lugar incrível, que energia! Já coloquei na minha lista pra quando visitar Salvador de novo (cidade que eu amo). Obrigada por compartilhar 🙂

    • Analuiza Carvalho 19/12/2018 em 10:46 - Responder

      oi Marcela! O Convento do Carmo em Salvador é mesmo um dos maravilhosos lugares dessa cidade! Lindo, antigo, imponente e majestoso! 🙂 Já que ama, volte sempre! 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.