A CONFEITARIA do Bolhão: um lugar POPULAR e antigo

Quando o assunto é confeitaria, Portugal tem expertise. Os doces portugueses são quaisquer coisas de divinos. Quem inventou esse negócio de pecado da gula definitivamente não conhecia a doçaria portuguesa. Assim que, nosso café da manhã em um dia qualquer no Porto foi na Confeitaria do Bolhão: que perdição!

A Confeitaria do Bolhão

Confeitaria do Bolhão

Confeitaria do Bolhão – deleitoso movimento matinal

Nossa temporada no Porto estava quase chegando ao fim. Sim, eu já estava com saudades. Saudades estas, aliás, que carrego até hoje.

Aquela manhã começou com uma visita ao Mercado Bolhão, local que eu tinha grande expectativa e que me decepcionou um bocadinho assim.

Na saída do mercado, meio sem saber o que fazer, uma portinhola do outro lado da rua, com um entra e sai incessante de gente me chamou à atenção.

Quando vi o nome do lugar, com cara de antigo, daqueles que não viu o tempo passar e não sentiu necessidade de recauchutagem, não tive dúvida de onde iríamos em seguida. Agarrei Léo pela mão e o sai puxando em direção à Confeitaria do Bolhão.

O lugar estava lotado de gente a caminho do trabalho. Tenho verdadeira adoração por este momento europeu matinal em que as pessoas tomam seu café da manhã nas padocas.

O público da Bolhão era bem variado em termos de idade. De turistas ao que parecia somente Léo e eu.

Saborido café da manhã

Confeitaria do Bolhão

Empada de galinha, pastel de nata e café expresso

Saborido café da manhã no balcão. Restaurante ao fundo.

Uma vez dentro da Confeitaria do Bolhão, inaugurada em 1896 e cujos produtos da doçaria são de fabrico próprio, seguimos o nosso protocolo habitual: três horas,  37 minutos e mais uns 11 segundos olhando a vitrine, indecisos quanto ao que escolher, diante de tantas magníficas e saborosas opções. Esta foi uma árdua tarefa em nossos dias em Portugal!

Enfim, escolhi: empada de galinha (1 euro), pastel de nata (0,85 cêntimos de euro) e café expresso (0,65 cêntimos de euro).  Sentamo-nos numa bancada acanhada, mas que ficava de frente para o balcão de atendimento e para a entrada. Queria tomar café da manhã olhando o movimento, aquele ballet matutino: um deleite para mim.

Todas as minha escolhas estava deliciosas. Perfeitas!

Em tempo: Portugal tira um café excelente, mas os que bebemos no Porto são os melhores!

Havia ainda um salão mais ao fundo, com mesas, mas para tomar o desjejum, sempre que possível, prefiro um bom balcão.

A confeitaria também serve almoço: estilo buffet e à la carte.

Depois dessa refeição maravilhosa, seguimos para nossa próxima parada na cidade: a Catedral da Sé.

Este texto não é resultado de nenhuma parceria ou troca de qualquer natureza sendo resultado apenas de nossos gostos e escolhas pessoais.

Se curtiu a Confeitaria do Bolhão, clique na imagem abaixo e ela ficará bem guardada em seu Pinterest! 🙂 

 

Onde comer no Porto, em Portugal?! Sugiro a Confeitaria do Bolhão: lugar antigo e popular, com ótimas opções e preços ainda melhores!

By |2018-03-07T01:06:04+00:0019/09/2017|Categories: Porto|Tags: , |5 Comentários

5 Comments

  1. Juliana Moreti 19/09/2017 em 21:46 - Responder

    Ana, sabe o que ficou faltando neste post? A foto da vitrine com todas as delicias que vcs ficaram três horas, 37 minutos e mais uns 11 segundos olhando.
    Nao me diga que com todo esse tempo, vcs não fizeram uma foto?
    hehehehehehe
    Sabe que o meu Léo (que estava na barriga) não gostou de café e eu passei a gestação toda com o cheiro do café (que eu amo) me embrulhando o estomago? Acabei nao tomando nenhum café portugues!
    Em tempo: hoje ele està sempre querendo bicar o nosso cafezinho – hahahahahaha

    • Analuiza Carvalho 20/09/2017 em 09:49 - Responder

      oi Ju… nenhuma foto! Quando alguma coisa me entretém muito eu esqueço completamente da vida e das fotos. rsrsrs Foi uma sorte ter conseguido tirar uma das delícias escolhidas! Ah! Não sei o que faria sem meus (muitos) cafés de todo dia. Um momento para mim! ehehehe Mas sabe que é paixão recente?! Não tem nem cinco anos que “descobri” a bebida! rrsrs bjus

  2. Aurélio 21/09/2017 em 05:50 - Responder

    Olá Ana.
    Aqui está onde comer no Porto coisas boas.
    http://www.dailymotion.com/video/x5sed7j
    Tudo bom, só a lampreia não é o meu prato de eleição, mas como.

  3. Klécia Cassemiro 28/09/2017 em 16:06 - Responder

    Ana, também adoro um bom balcão, e também tenho devoção pelo café da manha em geral, mas especialmente me encantei pelos costumes europeus que fazem dessa hora uma alegria e um vai e vem sem fim. O cheirinho do café subindo, os doces, o admirar das pessoas que começam seus dias. Preciso ver isso em Portugal! Deve ser, por si só, uma atração da cidade!

    • Analuiza Carvalho 02/10/2017 em 10:16 - Responder

      oi Klécia… também amo estas cenas matinais europeias. Fico hipnotizada! Por isso amo tomar café da manhã nas cafeterias quando estou viajando.

      Portugal tem algumas caraterísticas que o diferenciam de alguns outros países por onde eu já passei: a “pressa é mais lenta”, os doces e salgados são muito, muito, absurdamente saborosos! 🙂 bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.