Como chegar em Dachau saindo de Munique: muito fácil e prático.
No dia em que chegamos à Munique, vindos de trem desde Nuremberg, visitamos o primeiro Campo de Concentração criado pela Alemanha Nazi, em 1933: Dachau.
A cidade de Dachau, que abrigava o campo, hoje um memorial para os 32.000 prisioneiros mortos ali, fica distante de Munique 20 quilômetros e é possível chegar até lá com o trem regional (S-Bahn) em uma viagem que dura menos de meia hora.
Comprando bilhetes de trem para ir para Dachau

Descendo para o Hauptbahnhof em Munique

Comprando os bilhetes para Dachau nas máquinas no Hauptbahnhof

As máquinas são fáceis de serem usadas

Group Day Ticket
No Hauptbahnhof, estação central de Munique, nós compramos nossos bilhetes nas máquinas. Elas são muito fáceis de serem manuseadas e, além disso, as instruções estão disponíveis em alemão (claro!), inglês, espanhol, italiano, francês, turco, japonês e russo.
Optamos pelo bilhete Group Day Ticket (para grupos de até 5 pessoas, sendo que duas crianças entre 6 e 14 anos valem 01 adulto – 7,70 euros cada) válidos por aquele dia até às 6 horas da manhã.
Como chegar em Dachau

Acesso à estação de trem linha S2

Esperando o trem

Ponto de ônibus em Dachau
Na estação de trem central (Hauptbahbhof), utilizamos a linha S2 (S-Bahn =Stadtschnellbahn = trem rápido suburbano), direção Petershauser. Ele estava vazio naquele sábado. Descemos na estação central de Dachau e fomos até o ponto de ônibus que fica quase em frente.
Ali havia bastante gente esperando o ônibus 726 (KZ – Gedenkstätte), que não demorou a chegar e que nos deixou na entrada do campo, cerca de 20 minutos depois.
É obrigatório validar os tickets nas máquinas que ficam dispostas na estação, antes de entrar no trem, e basta mostrá-los ao motorista ao entrar no ônibus. Os bilhetes são válidos nas duas cidades para metrô, trem e ônibus.
É possível chegar ao campo também caminhando pelo Caminho da Recordação que nos guia desde a estação central de Dachau até o Memorial, levando cerca de 30 minutos. Ele é marcado por painéis informativos e segue a mesma rota que os prisioneiros eram obrigados a fazer quando chegavam de trem à cidade.
Almoço em Dachau

Dachau – o campo de concentração

Lanchonete em Dachau

Cartazes dispostos pelo Campo de Concentração Dachau
Já no memorial nós caminhamos até o edifício central, onde estão localizadas a recepção e uma ampla cafeteria, onde nós almoçamos. Havia opções de lanche e refeição. Como não queríamos perder tempo, comemos um sanduíche e tomamos um café.
Na recepção, alugamos áudio guias (3,50 euros cada) disponíveis em diversos idiomas, a saber: inglês, francês, alemão, hebreu, italiano, polonês, russo, espanhol e português de Portugal.
O áudio tour não é indispensável, pois há informações em inglês dispostas pelo campo e algumas áreas são intuitivas, mas para mim, ele fez toda diferença ao me fornecer detalhes do terror que aconteceu dentro daquelas fronteiras. A entrada é gratuita.
Veja como é a visita ao Campo de Concentração Dachau:
Para regressar a Munique

Saindo de Dachau – esperando o ônibus

Dachau – o tempo começa a virar

Ponto de ônibus em Dachau – a chuva começa a cair
Para regressar para Munique fizemos trajeto parecido: voltamos ao ponto de ônibus na entrada do memorial e esperamos pelo mesmo ônibus 726 que demorou mais ou menos meia hora para chegar.
Enquanto esperávamos, começou a ventar e o calor escaldante que nos sufocou durante todo o dia, deu lugar a uma temperatura mais amena, quase fria. Quando chegamos ao ponto de ônibus, quase em frente à estação de trem, a chuva caiu. Na plataforma, que era aberta, continuou ventando e a temperatura baixou ainda mais, começando a ficar desconfortável. O trem demorou mais ou menos 10 minutos para chegar.
Foi como se o Universo tivesse percebido nosso estado de espírito sombrio depois de entrarmos em contato com o Campo de Concentração de Dachau e seus horrores, então mandou a chuva para lavar nossa alma, renovar a esperança na humanidade. Então eu sorri! De confiança, fé…
Um dia viveremos em um mundo melhor!
Em Munique

Chuva forte em Munique lavando minha alma, meu corpo, meus pensamentos sombrios após a visita a Dachau

Piquenique no hotel
Por causa da chuva, não descemos no Hauptbahnhof, pois molhada e com frio, precisava trocar de roupa. Saímos então na Donnersbergerbrücke que parecia estar no meio do nada. A chuva havia apertado e não tínhamos ideia de onde estávamos e em que direção ficava o hotel.
Era um bairro residencial, desses voltados para dentro, formando pequenas praças e ruas estreitas. Não encontrávamos a avenida principal, e nem pessoas para nos orientarem, até que vimos um mercado e resolvemos entrar para fugir da chuva.
Diante da hora e do tempo julgamos conveniente comprarmos nosso jantar ali, em vez de ir para o centro de Munique para comermos. Compramos sanduíches, frutas e cerveja para nosso comermos no hotel. Não tínhamos mesmo ânimo para buscarmos um restaurante. A chuva lavou a alma e o recolhimento ao nosso quarto resgatou nosso espírito.
Como Chegar em Dachau:
Trem regional (S-bahn) em direção a Petershausen – linha S2 na Estação Central de Trem de Munique (Hauptbahnhof). Descer na Estação Dachau.
Chegando à estação em Dachau, o ônibus 726 em direção a Saubachsiedlung o deixará na porta do memorial (KZ-Gedenkstätte).
Horário de funcionamento:
Diariamente das 09:00 às 17:00, exceto 24/12.
Entrada gratuita. Áudioguia, 3,50 euros.
Sugiro o livro A Cozinha Venenosa para quem quer conhecer um pouco mais sobre a trajetória dos nacional-socialistas em Munique que culminou com a Segunda Guerra Mundial.
Clica no link bem aqui abaixo para ler a resenha do livro!
+ Cozinha venenosa – um jornal contra Hitler
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando na imagem ao lado Como chegar ao Campo de Concentração de Dachau ficará guardado em seu perfil no Pinterest.
Para mais histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Você pode compartilhar este texto em suas redes sociais para que os amigos leiam também! Propagar estes horrores para que eles nunca mais aconteçam
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
[…] + Como chegar em Dachau […]
Parabéns, melhor e mais bem explicado post sobre Dachau
oi Robson… muito obrigada. Fico feliz que o texto o tenha ajudado a entender Dachau, como chegar e o que esperar da visita. Desejo que aproveite seus dias em Munique.
Obrigada pessoal! valeu demais e me ajudou a economizar uns teocados. Sucesso pra vices.
Jarlene
Fico feliz em saber Jarlene. bj
Massa, bem explicado!
Obrigada Roberto. Fico feliz que tenha ajudado. 🙂
excelente texto, vai nos ajudar bastante
Que bom Jorge… fico feliz em saber!