ALMOÇO em Vila Nova de GAIA – EXPERIÊNCIA gastronômica

Nosso último almoço em Portugal, no Restaurante deCastro Gaia, foi uma experiência gastronômica memorável, marcante que deixou as melhores recordações. Comer em Vila Nova de Gaia foi uma decisão acertada.

Léo queria muito experimentar um dos tradicionais pratos portuenses: tripas à moda do Porto. Saímos então peregrinando pelo Cais da Ribeira no Porto e pela orla de Vila Nova de Gaia em busca da tal tripa, perguntando em todos os restaurantes.

O que acontece, contudo, é que há dia certo para servir este tradicional prato, que não está no cardápio diário, e infelizmente naquela sexta-feira não era dia.

O que alguns garçons nos disseram é que cada estabelecimento tem seu dia de tripa. Ao que parece, nenhum deles na sexta-feira.

O Espaço Porto Cruz

Comer em Vila Nova de Gaia

Espaço Porto Cruz

Sem tripa e sem saber direito onde almoçar, parados na orla de Gaia deliberando sobre o tema onde comer, o prédio da Porto Cruz chamou minha atenção e, já esquecendo a fome, resolvemos entrar para ver o que tinha dentro. Quem resiste a uma porta aberta?!

O prédio, que data do século XVIII, quando o vinho do Porto começou a se expandir e ganhar força, foi reformado em 1881 e reabilitado em 2012, para abrigar o Espaço Porto Cruz.

Diz o conceito do espaço

                                       “O Espaço Porto Cruz é um projeto para celebrar a cultura do vinho do Porto, aliando contemporaneidade e tradição. Concebido como um lugar informativo, expositivo e de lazer, oferece novas experiências em torno do vinho do Porto, conjugando-o com criações artísticas em domínios tão diversos como a moda, a arte e a gastronomia”.

O espaço oferece arte, prova de vinho e uma loja com os vinhos Porto Cruz, entre outros atrativos.

Perambulando por ali, pelo prédio, descobrimos o restaurante e como eu gosto de coisas antigas, vinho e conceitos que envolvem toda forma de arte, decidimos que nosso último almoço em Portugal seria ali, no Restaurante deCastro Gaia.

O Restaurante deCastro Gaia

Comer em Vila Nova de Gaia

Terraço do Restaurante deCastro

O Restaurante deCastro Gaia, comandado pelo chef Miguel Castro Silva, ocupa o terceiro piso e o terraço do provecto edifício.

O tempo naquela sexta-feira estava cinza, com céu encoberto, vento e ameaçando chuva. Contudo, quando chegamos ao terraço e nos deparamos com a vista extraordinária do Rio Douro e da belíssima cidade do Porto, despontando do outro lado, gloriosa, conclusiva, categórica em sua beleza, não houve dúvidas: ficamos por ali mesmo.

Aquele tempo lânguido pedia um bom vinho. Nos entregamos àquele cenário e a quietude que a tudo inundava.  Toda aquela tarde tinha o aroma puro da poesia romântica.

A comida

Comer em Vila Nova de Gaia

Vinho com vista

Comer em Vila Nova de Gaia

Costela de porco com arroz de forno

Comer em Vila Nova de Gaia

Tarte de requeijão com sorvete de vinho do Porto

Pedimos vinho Dalva da casa C. Silva que foi adquirida pela Porto Cruz.

Os pedidos de prato principal foram: costeleta de porco com arroz de forno (14,50 euros) e Pato à Bráz (12,50 euros) – ambos muito bons, embora nenhum sabor estivesse extraordinário, o ambiente concorreu para um almoço divino.

A sobremesa, entretanto, estava maravilhosa: tarte de requeijão com sorvete de vinho do Porto (4,50 euros). A doçaria portuguesa mantendo sua tradição de fazer doces sublimes.

Comer em Vila Nova de Gaia foi uma maravilhosa experiência gastronômica

Experiência gastronômica no terraço do Restaurante deCastro Gaia

O teleférico de Gaia passando por cima do terraço do Restaurante deCastro Gaia

Extraordinária vista

O atendimento foi muito simpático. A garçonete que nos atendeu era toda sorriso, gentileza e eficiência. Para completar, ainda se referiu a mim como “a menina”. Há como não agradecer tamanha amabilidade e cortesia?!

Fiquei absolutamente satisfeita com este almoço-despedida de Portugal.

O cenário, a temperatura, o tempo… Os barcos navegando pelo Douro, o teleférico de Gaia passando acima de nós, a chuva que não caiu… Comer em Vila Nova de Gaia nos proporcionou uma tarde completamente aprazível, deliciosa, inesquecível. Uma experiência gastronômica, sem dúvida.

Passamos boa parte da tarde por ali, resistindo a ir embora e só saímos de lá porque queríamos muito visitar o Palácio da Bolsa, nosso destino seguinte.

Horários do Restaurante deCastro Gaia:

Terça a Quinta – 12:30 às 15:00, das 19:30 às 23:00
Sexta a Sábado – 12:30 às 15:00, das 19:30 às 23:30
Domingo  – 12:30 às 15:00

Fechado às Segundas-Feiras

Este texto não é produto de nenhum parceria de qualquer natureza sendo bem ao contrário disso fruto de nossas escolhas e gostos pessoais.

Descubra outra bela vista em Vila Nova de Gaia:

+ Mosteiro da Serra do Pilar

Clicando na imagem abaixo o Restaurante deCastro Gaia ficará guardado em seu Pinterest! :

Uma vista espetacular, boa comida, ótima carta de vinhos: assim é o restaurante deCastro Gaia em Vila Nova de Gaia, Portugal.

By |2018-03-07T01:05:56+00:0010/10/2017|Categories: Porto|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.