Cidades PREFERIDAS mundo afora

Muitas e variadas razões contribuem para que amemos um determinado destino. Eu tenho uma lista de cidades preferidas mundo afora, que por um motivo, dois ou muitos conquistaram o meu coração e roubaram um pedacinho de minha alma, que deixei por lá.

Às vezes eu nem sei bem porque uma cidade me toca, me conquista, me arrebata. Já outras possuem razões de sobra explícitas, escancaradas, visíveis em todo canto, pois reúne tudo aquilo que me é caro: arte traduzida em forma de museus, história e arquitetura.

Meu TOP 5 deste mês reúne cinco destas cidades que me cativaram, cujas lembranças vêm repletas de saudades, alegrias e vontade de visitar e revisitar mil e uma vezes.

Eu, Ana e mais a Klécia do blog Fui Ser Viajante, a Maytê do blog Passaporte com Pimenta e a Juliana do blog Turistando.in vamos revelar nossas cidades favoritas, aquelas que nos marcaram, que saquearam nossos pensamentos e deixaram em nossos espíritos as mais doces recordações.

Desejo que elas te inspirem, te façam suspirar e entrem na lista desejo de todos vocês!

A seguir, minhas cinco cidades preferidas mundo afora:

Florença na Itália

Cidades Preferidas

Florença

Eu não tinha a menor chance de não amar esta cidade. Florença carrega uma magia difícil de explicar, de traduzir, mas que é facilmente perceptível, pois corre nas veias dessa velha senhora.

Imperfeita, belíssima, artística. Florença é uma cidade intensa, viva, elétrica. Ao mesmo tempo, ela é plácida, calma e tranquila. Esse paradoxo a torna ainda mais atraente.

Eu não tive a menor chance de não amar esta cidade. Então, não resisti: entreguei-me de corpo, alma e coração e vivi momentos esplêndidos, sorvendo e absorvendo tudo o que Florença me ofereceu tão generosamente.

Florença tem museus maravilhosos a exemplo do Palazzo Pitti, da Galleria degli Uffizi e da Galleria dell´accademia. Tem uma arquitetura encantadoramente gasta. Ruelas labirínticas, ótima gastronomia, pontes, história forte, lindas igrejas e para completar, é cortada pelo belo Rio Arno.

Alguma magia faz arte desta gloriosa cidade!

Foram 15 dias extraordinários os que passamos por lá:

+ Florença

Nuremberg na Alemanha

Cidades Preferidas

Nuremberg

Esta linda cidade alemã foi uma das surpresas que tive como viajante. Antiga e nova ao mesmo tempo, uma vez que foi completamente destruída pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, mas totalmente reconstruída.

Nuremberg me impressionou! Ao contrário do que podia esperar, ela é descontraída e fácil de estar. Caminhar pelas ruas, atravessar suas inúmeras pontes, cada uma com sua identidade e observar aquela arquitetura tão típica da região e que nos faz suspirar de tanto romantismo.

Beber uma cerveja no meio da praça, visitar seu castelo, apreciar sua deliciosa gastronomia, trocar ideia com a população local…

Além disso, Nuremberg foi palco de muitos fatos importantes de nossa história recente como os comícios promovidos por Hitler e pelos Nacional-Socialistas e foi nesta cidade que aconteceram o Julgamento de Nuremberg que colocou no banco dos réus criminosos de guerra como Goring e Hess.

Foram 5 dias intensos e sensacionais aqueles que passamos perambulando, perscrutando, descobrindo esta cidade de que sabia tão pouco.

Cidade do México no México

Cidades Preferidas

Cidade do México

O México nunca configurou para mim um destino desejável. Entretanto, foi uma das viagens mais incríveis que fiz na vida.

A Cidade do México é múltipla, variada, colorida, acolhedora e interessante. Passamos dias excelentes na capital mexicana. Que cidade incrível!

Andamos à noite tranquilamente, conhecemos um pouco das culturas teotihuacanas e mexicas. Tivemos a oportunidade de ver os murais de incríveis muralistas como Rivera e Orosko.

Conhecemos ainda um pouco mais da história da revolução mexicana de 1910. Visitamos a casa dos extraordinários Frida Kahlo e Diego Rivera.

Fomos à Basílica de Guadalupe. Experimentamos muitos sabores mexicanos. Vimos monumentos e fomos muito, muito bem tratados.

A Cidade do México, muito de mansinho, dia a dia dos cinco que passamos por lá foi conquistando meu coração e quando percebi já estava completamente apaixonada.

Porto em Portugal

Cidades Preferidas

Porto

A minha relação com Porto foi de amor à primeira vista. Lembro até hoje o primeiro momento em que, saindo do metrô São Bento, eu olhei aquela cidade e ela me tirou do eixo, me pegou de jeito, enlaçou minha alma e me deixou sem fôlego.

Foi assim mesmo, intenso!

Nos dias seguintes, durante a semana que lá estivemos este amor foi consolidado e diria até intensificado. Porto tem uma beleza muito específica, variada. É uma cidade de muitas faces.

Longe de qualquer opulência, ela é mais despojada. Suas ruelas possuem histórias. Sua arquitetura é maravilhosa. A gastronomia é de fazer-nos chorar. Para completar é adornada pelo belo Rio Douro, com sua cor esverdeada.

Há muitos lugares para visitarmos no Porto, como A Torre dos Clérigos, a Antiga Cadeia da Relação, o Palácio da Bolsa e o Museu do Vinho, mas o melhor programa é mesmo viver a cidade: caminhar por suas ruas, conversar com as pessoas, descobrir seus miradouros e conhecer sua história.

Porto furtou uma parte enorme de meu coração.

+ Porto

Londres na Iglaterra

Cidades Preferidas

Londres

Uma das cidades mais pujantes que já visitei. O mundo passa por Londres e ali eu me senti cosmopolita. Vi diversas culturas habitando aquele pedaço de chão. Esta cidade me deixou as melhores lembranças.

Essa bagunça de gente e influências me encantou e conquistou.

Em Londres eu vivi arte através do National Gallery, eu visitei um mundo de fantasias no momento em que fui recebida por Dr. Watson em Baker Street. Eu mergulhei no passado londrino visitando a Tower of London.

Eu experimentei pratos variados de distintos povos. Eu vi prédios antiquíssimos e todo o burburinho de Nothing Hill e Camden Town. Sim, Londres me cativou assim que desci do trem que me deixou na cidade uma noite qualquer, muitos anos atrás, vinda de Bath.

Um dia eu volto!

Rio de Janeiro e Buenos Aires

Cidades Preferidas

Rio de Janeiro

Cidades Preferidas

Buenos Aires

Tá, eu sei que este é um TOP 5, mas eu não resisti e tive que mencionar dois de meus primeiros e eternos amores. Visito estas duas cidades com frequência e sempre parece que é a primeira vez que as vejo, pois me emociono e encanto igual. Nosso amor se renova constantemente!

Gosto do despojamento do Rio de Janeiro, que até hoje considero uma das cidades mais lindas que já visitei na vida. Adoro a arrogância decadente da cidade porteña, que me delicia e me diverte.

+ Argentina

3 garotas e suas cidades favoritas neste mundão

Cidades Favoritas

Somos quatro mulheres apaixonadas por viagens e com muita gana de explorar esse mundão. Cada uma de nós possui um olhar, uma percepção e um perfil de viajante, mas o entusiasmo e fascínio pela descoberta são o mesmo e isso nos une.

Como eu mencionei lá no início, esse post é resultado de uma blogagem coletiva. Logo aqui abaixo, estão cinco das cidades favoritas de cada uma dessas lindas meninas:

A Klécia do blog Fui Ser Viajante nos fala sobre “Minhas 5 cidades favoritas no Nordeste

A Maytê do Passaporte com Pimenta nos mostra “5 cidades que eu caí de amores e você também vai se apaixonar

A Juliana do Turistando.in escreveu “Top5: Meus 5 lugares no mundo

Entre. Viaje com elas. Comente! Adoramos receber recados!

Esta blogagem acontecerá todo final de mês, com temas variados. Em Setembro teremos outro TOP5!

Veja nossa blogagem coletiva do mês de Julho sobre alguns experiências gastronômicas inesquecíveis:

+ Experiências Gastronômicas Inesquecíveis 

Gostou de viajar comigo por estas cidades maravilhosas?! Então guarde-as em seu Pinterest! 

Algumas cidades no mundo por diversas e variadas razões nos conquistam. Este amor pode surgir e nos arrebatar quando menos esperamos.

By | 2018-03-07T01:06:15+00:00 26/08/2017|Categories: A Arte de Viajar|Tags: , |30 Comentários

30 Comentários

  1. viagenseviagenseviagens 26/08/2017 em 14:46 - Responder

    Adorei o post!!! Das cidades listadas, Florença e Nuremberg amo demais… Volto quantas vezes for necessário e não me canso… Agora quero conhecer Porto, porque acho que vai ser uma cidade favorita para mim também…

    • Analuiza Carvalho 29/08/2017 em 17:27 - Responder

      Porto é uma cidade que me deixou inesperadamente apaixonada! Concordo muito sobre Florença e Nuremberg! Volto mil vezes e nunca me canso! 🙂 bjs

  2. Patricia Brito Câmara 26/08/2017 em 15:04 - Responder

    Fantásticas dicas! Sempre bom viajar! Ainda só conheço 3! Mas sem dúvida que as restantes também são sugestões tentadoras! Obrigado pela partilha

  3. Vitor Bandeira 26/08/2017 em 17:27 - Responder

    Muito legal o seu Top 5, Analuiza! Também sou alucinado por Florença e Londres, considero está “última” o meu lugar no mundo! No meu too 5 eu colocaria: Londres, Colônia do Sacramento, San Diego, Amsterdã e Roma!

    • Analuiza Carvalho 29/08/2017 em 17:17 - Responder

      Top 5 top mesmo, este seu! Colonia é mesmo uma fofa, assim como AMS. Roma é Roma né?! San Diego não conheço! Quem sabe entre em minha lista?! 🙂 bj

  4. Juliana Moreti 27/08/2017 em 00:35 - Responder

    Aninha…. nossos gostos bem parecidos! E eu tinha certeza que voce iria inserir Florença na tua lista. Ela é algo que realmente, arrebata!

    Nuremberg eu fiquei com muita vontade de conhecer (assim como toda a Alemanha, que inexplicavelmente, me conquistou).

    A tua Porto é a minha Lisboa! Ela me encantou bastante, mas nao tive tempo suficiente para amà-la assim. Lembro-me que começamos a fazer comparaçao com Lisboa. Porto é muito Europa… Lisboa é muito Brasil (hahahahahah)

    E eu acho que também irei amar Londres quando eu a conhecer!

    • Analuiza Carvalho 30/08/2017 em 08:19 - Responder

      oi Ju… sim, acho que apreciamos as mesmas coisas, então tendemos a amar as mesmas cidades. Se bem que, alguém consegue não amar Florença?!

      Gostaria de saber se vais amar Londres! Por incrível que possa parecer, esta não é uma cidade para todos, como pensava em principio. Conheço muitos que não gostaram! Qual será seu sentimento?! Nuremberg foi minha porta de entrada na Alemanha e tenho as melhores lembranças. Porto é aquilo que você sabe: sentimento arrebatador, que não tive por Lisboa. eheheh nossas pequenas diferenças! beijocas, Linda!

  5. Robba 27/08/2017 em 13:09 - Responder

    Não conheço ainda o México, está na lista pra lugar urgente de se conhecer! Parabéns pelo texto!

    • Analuiza Carvalho 27/08/2017 em 14:44 - Responder

      Robba… o México é um dos países mais extraordinários que já visitei! É múltiplo, variado, colorido e acolhedor. Recomendo muitíssimo uma viagem para lá! bjus

  6. Michela Borges Nunes 27/08/2017 em 14:38 - Responder

    Que bom ler a respeito de lugares especiais. Eu também amei Florença e, exceto Rio e Buenos Aires, nas demais ainda não fui. Mas sabes que também nunca havia pensado no México e em janeiro vamos a Cancún e estou super ansiosa? Adorei conhecer as cidades que mais amaste nesta vida e que venham tops 10, 20, 30… ainda.

    • Analuiza Carvalho 29/08/2017 em 17:04 - Responder

      oi Michela… Que notícia boa! México é um país extraordinário!!! É colorido, alegre, múltiplo. Acho que vais gostar bastante! bjus

  7. Juliane 28/08/2017 em 06:26 - Responder

    Adorei o post. Enquanto lia fui tentando pensar em quais seriam minhas cidades preferidas. Londres com certeza estaria na lista!

    • Analuiza Carvalho 29/08/2017 em 17:13 - Responder

      É difícil mesmo eleger as cidades favoritas né?! Londres é Londres! rsrsrsr Para muitos gostos! ehehe bjs

  8. Malas pra que te quero 28/08/2017 em 12:01 - Responder

    Florença também está na nossa lista top 5! Nunca nos cansamos de visitar.
    Mas ainda não estivemos em Portugal… pode ser que Porto entre na nossa lista também, não? rsrsrs

    • Analuiza Carvalho 29/08/2017 em 17:16 - Responder

      Oi Livia… me diga: como não amar Florença?! 🙂 Porto tem tudo para que ser adorada. Gaste tempo com ela que vale a pena! 🙂

  9. Mariana 29/08/2017 em 05:45 - Responder

    Concordo com você sobre Florença. Foi a cidade que me arrebatou de um jeito que um ano depois da minha primeira visita eu decidi me mudar para a Itália! Eu nunca vou esquecer o que Florença me fez sentir! Fiquei arrepiada lendo sua declaração sobre Porto. Por enquanto, só conheço Lisboa e o Algarve isso já me faz ser apaixonada por Portugal, mas minha curiosidade sobre Porto só aumenta! Parece realmente encantadora…

    • Analuiza Carvalho 29/08/2017 em 16:30 - Responder

      Nossa, Marina que intenso! Te entendo totalmente!Florença faria com que me mudasse para a Itália! A cidade também me deixou fascinada!

      Porto foi dessas surpresas inesperadas que arrebatou mesmo meu coração. De alguma forma sutil ela e Florença tem a mesma especie de magia. 🙂 bjus

  10. Viviane Carneiro 30/08/2017 em 12:54 - Responder

    Ótimas escolhas, as cidades são realmente lindas e repletas de atrações maravilhosas. Mas uma vez me convenço que preciso conhecer Portugal urgentemente e incluir o Porto no meu roteiro.

  11. Sonia 30/08/2017 em 19:41 - Responder

    Ficou faltando Lisboa 😉 para mim a favorita é Lisboa e depois Londres, Roma, Florença e Barcelona. Óptimo post e fotografias fantásticas. Sempre bom conteúdo. Gostei muito.

    • Analuiza Carvalho 01/09/2017 em 11:12 - Responder

      oi Sonia! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Este mundo é lindão né?! Não foi nada fácil fechar esta lista e algumas cidades ficaram de fora! ehehe bjus

  12. Klécia 01/09/2017 em 01:04 - Responder

    Aninha, eu pequena viajante do mundo, me inspiro todos os dias quando leio teus posts, pelos lugares lindos que você já conheceu e eu quero visitar, e muito, muito mais pelo seu olhar atento e sensível sobre o mundo.
    De todas, só conheço teu #5 de duas cidades. Adoro as duas, mas de formas diferentes. baires pra mim é como um tango. Talvez você entenda isso sem que eu precise explicar. Rio é Tom Jobim. Nos dois casos, elas são, apesar dos pesares. Mas sou uma apreciadora dos contrastes.
    Quero ir a todas as demais, espero que haja vida o suficiente para tudo! 🙂

    • Analuiza Carvalho 13/09/2017 em 10:52 - Responder

      Que mensagem mais deliciosa! 🙂 Se não formos nesta vida, iremos em outras com certeza!

      Sim, cada uma dessas cidades bailas à sua maneira e esta alma tangueira porteña é que me arrebatou desde o início… e a poesia e balanço de Jobim… como não amar o rio?! E sim, apesar de todos e muitos pesares…

  13. maytescaravelli 01/09/2017 em 05:37 - Responder

    Ana, nossos gostos são tão parecidos e é tão fácil nos apaixonarmos por essas cidades incríveis não é mesmo?

    Florença não entrou na minha lista, mas a briga foi feia! Como você mesma disse, essa cidade não tem a menor chance de não encantar os turistas, acho que o ar que respiramos é mágico e sedutor rsrs

    Já Nuremberg ainda não tive a oportunidade de conhecer, mas pelo o que você fala dessa pequena e charmosa cidade alemã diria que não tem como, eu vou me apaixonar também!!

    A Cidade do México eu ainda não conheço, mas acho que quando não temos muita expectativa com a cidade é aí que a paixão acontece e essas são as melhores paixões, não cobramos muita coisa do destino.

    Cidade do Porto? Eu consigo imaginar essa relação intensa pela cidade! Não entrou na minha lista, mas entrou no meu coração, com toda a certeza do mundo!

    Londres é Londres =D E diria que é super compreensível não se aguentar e listar mais de 5!!!

    • Analuiza Carvalho 13/09/2017 em 10:41 - Responder

      Oi Maytê… temos mesmo! As cidades que nos encantam tem um charme todo próprio né?! Ou somos nós que conseguimos enxergar sua alma e por isso elas nos ganham?! bjs

  14. angiesantanna 03/09/2017 em 06:42 - Responder

    que legal! Eu tambem amo Florença, uma cidade tão linda e vc sente a arte em cada cantinho haueha na inha lista adicionaria Cusco, Praga, Hue, Queenstown!

    • Analuiza Carvalho 03/09/2017 em 10:44 - Responder

      Ahhh, Angie… estas listas podem ser intermináveis, não?! É duro escolher somente algumas com um mundo tão lindão como o nosso! rsrsrs As que você cita eu ainda não conheço. Ainda!!! 🙂 beijoquinhas

  15. […] Analuiza do blog Espiando pelo Mundo irá nos contar quais são as suas Cidades Preferidas Mundo Afora. […]

  16. […] + Cidades Preferidas Mundo Afora […]

Deixar Um Comentário