8 on 8 | Maravilhas da NATUREZA: os RIOS e as cidades

Um dia, há alguns anos, eu estava caminhando com Leo pelas margens do East River em Nova York, quando ele me perguntou: quais suas cidades favoritas no mundo. Era um bonito e gelado fim de tarde. Instintivamente comecei a enumerar aqueles lugares que ganharam um pedacinho, ou um pedação, de minha alma. Leo então observou que a maioria delas eram cidades com rio.

Os rios exercem forte influência na atmosfera citadinha, promovendo belíssimos cenários ao misturarem natureza e urbanidade. Acho que por isso estas cidades com rio me atraem tão forte e intensamente! Gosto da diversidade e de uma boa mistureba!

projeto [8 on 8] deste mês de janeiro, o primeiro de 2020,  tem como tema Maravilhas da Natureza. O que não falta neste nosso belo mundão são paisagens naturais incríveis, exuberantes e cheias de grandiosidade. Variadas! Distintas!

Eu escolhi desta vez, me deixar levar pela graciosidade e pela bossa dos rios que banham algumas belas cidades que andei visitando ao longo dos últimos anos.

Já que a consciência de que eu me deixo levar pelo balanço das águas doces dos rios surgiu nesta despretensiosa perambulação por Nova York, esta será a cidade que abrirá o primeiro [8 on 8] de 2020 daqui do Espiando pelo Mundo!

Sejam todos bem vindos a este passeio pelas cidades com rio!

O Projeto 8 on 8

O [8 on 8] é um projeto coletivo que propõe uma viagem através de imagens que representam um determinado tema definido mês a mês. O recorte de um lugar está intimamente ligado à maneira como os indivíduos olham, sentem e interpretam o mundo a sua volta.

Olhar uma imagem causa um misto de emoções. Imagens são fontes de inspiração e permitem ao seu observador as mais variadas sensações e interpretações.

Nova York e Londres

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

Por do sol em Nova York, às margens do East River

Rio Douro, East River, Rio Pegnitz, Tâmisa. Rio Arno, Chicago, Miyagawa, Keisie e Kingna… Nova York, Londres, Chicago, Florença… Os rios e as cidades: poesia, beleza, movimento…

Nova York, bela e sedutora! Passamos duas semanas desfrutando largamente do presente e do seu surpreendentemente interessante passado. Os dias aqui foram marcantes! Num fim de tarde, estávamos caminhando sem pressa alguma pelas margens do East River.

O dia estava gelado, com um frio que fez minha alma desejar abandonar o corpo. O sol se exibia em sua despedida naquela tarde de outono. Pessoas de todas as idades circulavam por ali, apreciando este tão trivial espetáculo da natureza! Foi inesquecível!

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

Às margens do Tâmisa em Londres numa manhã de temperatura agradável

Londres! Tão cosmopolita quanto Nova York, mas como possuem almas tão distintas! Numa manhã de temperatura amena, nos entregamos a um passeio preguiçoso e memorável, às margens do Rio Tâmisa em Londres. Não era tão cedo e as ruas já estavam cheia de toda gente.

Londres está no topo de minhas cidades favoritas no mundo. Naquela manhã de caminhada dilatada, na altura da belíssima London Bridge, com o sol pálido, tão típico da capital inglesa, o cenário estava espetacular! A cadência do tempo mudou e nos perdemos nos braços desta bela cidade banhada pelo Tâmisa.

Carrego minhas memórias agora para uma cidade mais tranquila que Londres e Nova York, de paisagens completamente distintas: Nuremberg na Alemanha, cortada pelo Rio Pegnitz.

Nuremberg, Porto e Florença

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

O bonito casario bávaro que bordeia o Rio Pegnitz

Nuremberg é forte e cheia de histórias antigas e muito antigas. Carregada nas tintas da beleza, ela é adornada por inúmeras pontes que cruzam o formoso Rio Pegnitz. O rio está presente com um personagem constante, um habitante marcante deste que é um de meus lugares favoritos na Alemanha.

Ali, passei um calor sufocante. De picolé e cerveja em punho, as pessoas se amontoavam nas diversas cercanias do Pegnitz, para se refrescar, jogar conversa fora e relaxar. Na Alemanha, como os alemães, pois não?!

Vida intensamente vivida ao ar livre!

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

O magnífico Rio Douro que dá o tom da cidade do Porto

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

O extraordinário amanhecer em Florença

Seguindo viagem por estas fantásticas cidades com rio, encontramos outro protagonista, presença quase constante numa cidade: o magnífico Rio Douro que banha o Porto em Portugal! Para mim, até o presente momento, este é um dos rios mais deslumbrante de todas as cidades possuidoras de rio que eu já visitei. Parte de meu coração ficou no Porto.

Numa das tardes que passamos no Porto, durante nossa semana por lá, estava eu nos fundos do prédio da Alfândega, muito próxima das hipnotizantes águas do Douro, encantada com sua beleza. De repente, muito repentinamente, o dia virou noite. Um toró desabou sobre a cidade.

O rio mudou de forma e de cor. Tornou-se sombrio, turvo…  Ficou ainda mais impressionante, atraente, intenso e espetacular! Nunca, jamais me esquecerei daquele cenário e da força daquela paisagem portuguesa!

Outra presença marcante e permanente é o Rio Arno na belíssima Florença! Ele foi minha bússola na extraordinária cidade italiana. Caí de amores por este rio e todos, todos os dias durante os 15 dias em que passei por ali, caminhei em sua orla, incontáveis vezes, nos mais variados pedaços de tempo.

Não importa de que ângulo o espiemos, não interessa em que margem estejamos, a sua beleza é evidente.

Florença se reflete nas águas do Rio Arno, oscila num doce balançar. Suas cores, ah, suas cores… são múltiplas e vão mudando a cada hora do dia. Difícil dizer em que momento ele esteve mais perfeitamente mágico, apaixonante!

Todos estes momentos deixaram em mim sua marca, mas um dia em especial, por sua beleza escancarada, pelo silêncio que a cidade exibia, tornou-se memorável! Já estávamos em clima de despedida, a saudade já me rondava e fomos andarilhar.

Um belo amanhecer despontava, num dia de outono muito frio. A luz natural incidia sobre as águas, formando um cenário estonteante, uma obra de arte da natureza. A paisagem mudava rapidamente, com numa dança entre todos aqueles elementos: rio, sol, vento, temperatura… Começamos a caminhar mais ou menos na altura da Galleria degli Uffizi e finalizamos na Ponte Vecchio.

Lembro até hoje do sol na pele e do encantamento da alma.

Chicago

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

Caminhando pelas bordas do Rio Chicago

Foi amor à primeira vista aquilo que senti por Chicago. Quando saí do metrô e me deparei com o Rio Chicago, margeado por toda aquela moderna e bonita arquitetura, me apaixonei. Natureza e urbanidade formando incrível cenário.

Todas as manhãs, em nossa primeira visita à cidade, acordávamos cedo e caminhávamos pelas bordas do rio, em busca de um lugar para tomarmos café da manhã. Dessas singelezas da vida que grudam em nossa memória.

Nestas nossas deliciosas e contantes caminhadas matinais, Chicago ainda estava despertando, pessoas corriam, pedalavam ou já estavam a caminho de suas atividades matinais, com seus copões de café, com o belo Rio Chicago como testemunha. A deliciosa dança cotidiana do início do dia de uma cidade. Trivialidades que me atraem.

Takayama e Montagu

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

O Rio Miyagawa em Takayama no Japão

As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

As águas do rio que suavizam a paisagem dura de Montagu na África do Sul

Deixo para trás então as grandes e médias cidades com rio, que ganharam espaço em meu coração e sigo caminho para duas pequenitas cidades com rio que conseguiram me conquistar por terem deixado doces e profundas lembranças em mim. Takayama no Japão e Montagu na África do Sul.

A cidade japonesa é um dos lugares mais lindos que em que eu já estive. Cercada de montanhas e muito verde,  ela parece parada no tempo, isolada do mundo atual. Igualmente inserida entre morros, Montagu é também, possuidora de beleza, mas estas duas cidades não poderiam ser mais distintas em atmosfera, aparência, clima, formas e cores, uma da outra.

Ambas guardam muita identidade!

Em Takayama pegamos neve. Um frio de doer os ossos. Numa manhã, saímos para ver o mercado que acontece nas margens do Rio Miyagawa. Os vendedores estavam encolhidos em suas barracas, enquanto eu apreciava aquele clima. Quase não havia transeuntes. De ocidentais, só nós dois, Leo e eu.

Despertamos curiosidade.

Seguimos para o rio. Ele estava salpicado de neve, mas não congelado. As casas marrons, as árvores, as montanhas que ornamentavam as duas margens formavam cenário espetacular. O tempo parou ali, se prolongou pela eternidade, os relógios já não mais existiam. Encontramos uma fenda no tempo e permanecemos ali, enfeitiçados pelo Rio Miyagawa.

Nós dois éramos apenas mutismo e sentimentos.

Em Montagu, chegamos aos fiapos do rio (Keisie ou Kingna?!) num fim de tarde, claro de contornos agradáveis. Não havia ninguém nas ruas além de nós: a cidade sul africana nos pertencia. Não fazia calor. Não fazia frio. Saímos sem rumo e chegamos até a pequena ponte que passava por cima do rio.

Também aqui, congelamos os minutos, os segundos. As horas não passaram. Apenas, nós e o rio que suavizava a dureza apaixonante de Montagu. Esta mistura fez com que essa se tornasse minha cidade mais querida na África do Sul, porque eu adoro diversidade e amo uma boa mistureba de elementos variados.

Nada como a força daquilo que vivenciamos não é mesmo meu caro viajante!

FIM

Leia também os outros textos do projeto 8 on 8, 8 com o tema “Maravilhas da Natureza”:

Let’s Fly Away[8on8] Safári no Deserto de Dubai. Sol, areia e emoção| Destinos por onde andei… – Cataratas Argentinas: um dia no Parque Nacional Iguazú| Entre Polos –  Entre Polos – 7 Maravilhas da NaturezaTravel Tips Brasil Fotografia macro: maravilhas da natureza em detalhes| Viajante Econômica – Cataratas do Iguaçu: todo mundo precisa conhecer – | Chicas Lokas – 10 maravilhas da natureza do BrasilO Berço do Mundo – Maravilhas da Natureza: ilha da Madeira |Mulher Casada Viaja – Lago de Braies, Misurina e Carezza: os melhores das Dolomitas

Quer conhecer a exuberante natureza da África do Sul?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

A espetacular natureza sul africana

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

              As cidades com rio pelo mundo: atraentes #viagem #espiandopelomundo8on8

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesse 8 on 8 | Maravilhas da natureza: as cidades com rio ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

8 on 8 | Maravilhas da natureza: as cidades com rio

Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por estas belas cidades com rio, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2020-01-06T15:40:12+00:0008/01/2020|Categories: A Arte de Viajar|Tags: , |6 Comentários

6 Comments

  1. Zudi Dadalt 12/01/2020 em 15:21 - Responder

    Muito interessante de perceber as emoções que cada lugar que visitamos nos trazem. Poder lembra-las mais tarde quando vemos uma foto é reviver aquela emoção. Adorei sua abordagem das cidades com rios como maravilhas da natureza. Bjs

    • Analuiza Carvalho 13/01/2020 em 15:20 - Responder

      oi Zudi… bem isso né?! Reviver emoções através de imagens. E quantas emoções nossas viagens nos trazem! 🙂 bjus

  2. Denise Barreto 13/01/2020 em 14:59 - Responder

    Sempre poética e original em seus posts. Apesar de não conhecer estas cidades, pela sua leitura sinto que estes são essenciais para fazer destes destes destinos lugares incríveis.

    • Analuiza Carvalho 13/01/2020 em 15:35 - Responder

      Ah, Denise… o que seria desta dura vida sem poesia?! Cada uma dessas cidades, muito provavelmente por seus rios, me causaram poéticas sensações. 🙂 bjus

  3. Lulu Freitas 17/01/2020 em 16:44 - Responder

    Lugares fascinantes que você escolheu, especialmente mostrando como a relação de uma cidade com um mesmo fenômeno natural pode ser tão diferente. Londres e Nova York tão grandes e com uma alma tão diferente são um exemplo perfeito Amei o lido texto, como sempre.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.