Chinatown em Newcastle: bubble tea e muralha medieval | Inglaterra

A Chinatown em Newcastle upon Tyne na Inglaterra é pequenina. Os estabelecimentos estão ao longo da Stowell Street. Depois de visitarmos o Newcastle Castle, fomos passear por ali, num finzinho de tarde.

Estava frio. Agradavelmente frio.

A antiga muralha medieval de Newcastle

Além de flanar por Chinatown, a gente queria também ver mais um pedaço remanescente da antiga muralha medieval. Construída entre os séculos XIII e XIV, tinha a função de proteger Newcastle, especialmente das invasões escocesas, tão comuns naquela época.

A muralha possuía aproximadamente 3 quilômetros de extensão, quase 8 metros de altura e 6 portões principais de acesso à cidade. O Newcastle Castle, que até então defendia Newcastle, já não oferecia proteção suficiente, por isso a necessidade da muralha.

O muro foi se esfacelando à medida que os conflitos Inglaterra X Escócia foram deixando de existir e a cidade foi sendo remodelada. A maior parte dela foi demolida entre os séculos XVIII e XIX.

Sobraram apenas pequenos trechos, em alguns pontos diferentes, aqui e ali, soltos e meio perdidos, mas ainda chamativos e interessantes.

O fragmento mais longo está na Back Stowell Street, na região de Chinatown, que percorremos naquele entardecer.

Sempre vou achar surpreendentes os contrastes entre as porções mais modernas e aquelas mais antigas dos tecidos urbanos. Fico pensando que gostaria de morar num lugar, cuja vista fosse uma ruína de alguns séculos.

Será que eu enjoaria de observar, de me encantar?

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

A cidade de Newcastle foi engolindo sua muralha medieval

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

Um dos pedaços que sobrou da antiga muralha medieval fica perto de Chinatown

A Chinatown em Newcastle

A Chinatown de Newcastle é quase como qualquer outra pelo mundo. Entretanto, achei pequena, mais limpa e sossegada que outras tantas que já visitei aqui e acolá.

As ruas tinham algum movimento, de jovens ingleses na maioria, mas a maior parte do tempo em que estivemos aí, encontramos a rua bem tranquila e quase vazia.

O primeiro estabelecimento chinês foi aberto em Newcastle em 1949. Entretanto, a Chinatown que nós conhecemos nesse dia, na Stowell St. começou apenas em 1978 com a abertura do Wing Hong Chinese Supermarket.

A entrada de Chinatown é marcada por um grande arco, de mais ou menos 11 metros de altura, construído em 2004. Fica na St. Andrews St., próximo ao St. James Park, casa do time de futebol Newcastle United.

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

O primeiro estabelecimento de Chinatown em Newcastle

Bubble Tea em Chinatown

Passeando pela Chinatown em Newcastle, encontramos uma loja com cartazes na porta falando de um tal bubble tea: Bubble cha: tradicional taiwanese bubble tea.

Me chamou a atenção porque eu adoro chás.

Entramos para descobrir do que se tratava aquilo. O lugar estava bem cheio, com todas as mesas ocupadas e certo burburinho. Fomos direto ao balcão.

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

Bubble tea? O que será?

A senhora que nos atendeu, de traços orientais, com um inglês muito sofrível, imensa paciência e boa vontade, tentou nos explicou, usando variados gestos, o que era o tal do bubble tea.

Como não deu para entender com precisão, apenas ter uma ideia e sem saber se gostaríamos ou não do gosto, textura e afins, compramos um copo apenas, para dividir entre nós dois: Leo e eu.

Preciso dizer de forma muito, muito contundente, que eu amei demais esse inusitado chá de bolhinhas. Não tanto pelo sabor, que era bom, embora não marcante, e sim pela inesperada experiência sensorial, que foi intensa, com aquelas bolhas explodindo em minha boca.

Um misto de prazer e alegria quase infantil.

O bubble tea é uma bebida à base de chá gelado, verde ou preto, surgida na década de 1980 em Taiwan. São adicionadas pérolas de tapioca (as bolhas) conhecidas como pobá ou boba.

Nesse lugar na Chinatown em Newcastle, podíamos escolher o sabor de nossas bolhinhas: fomos de blueberry com lichia. Sensacional! Inesquecível!

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

Leo, eu e nosso bubble tea

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

O interior do lugar onde compramos o bubble tea – pedimos no balcão

Saímos com nosso copo de bubble tea caminhando por Chinatown. Na sequência fomos perambular pela região histórica da cidade, onde tem muitos bares, restaurantes, lojas e prédios com arquitetura maravilhosa: Grainger Town. Nós jantamos por ali, no Five Guys.

No fim do dia essa área costuma ficar bem movimentada.

Bonito entardecer na Grainger Town – centro histórico de Newcastle

Quer saber de outro pedaço da antiga muralha medieval em Newcastle?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Torre de Defesa: Plummer Tower em Newcastle

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem              Chinatown em Newcastle - Inglaterra #viagem

Clique em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que Chinatown em Newcastle – Inglaterra fique guardado em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Chinatown em Newcastle Inglaterra

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre Chinatown em Newcastle na Inglaterra, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo

Cais da Ilha de Genebra

By |2021-03-04T11:26:04+00:0004/03/2021|Categories: Europa, Inglaterra, Newcastle|Tags: , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.