CHICAGO para ANDARILHOS urbanos: contornos de uma cidade ATRAENTE

Chicago é uma cidade muito urbana. Deliciosamente urbana, mas com muitos parques e áreas verdes. Um destino ótimo para longas caminhadas, por ser plana e multifacetada. Durante nossos dias na cidade nos permitimos a observação sem pressa da movimentação da urbe. Uma cidade formidável esta Chicago para andarilhos urbanos por conta de seus inúmeros componentes acessíveis para nós estudarmos.

Eu deixei Chicago com a forte impressão de que as décadas foram se acumulando em diversas camadas e ao explorar a cidade a pé podemos perceber as nuances de cada uma delas que aparecem e somem à medida que paramos, olhamos, contemplamos nosso entorno, não só os elementos arquitetônicos e seus traçados como seus personagens humanos.

Chicago para andarilhos urbanos: uma cidade ótima para longas caminhadas #viagem #espiandopelomundo #viajantesempressa #chicago

Chicago: cidade ótima para longas caminhadas

A Michigan Avenue: uma das mais importantes avenidas da cidade

Talvez uma das regiões mais visitadas e características de Chicago seja onde está localizado o prédio do mais importante jornal da cidade, o Chicago Tribune, com suas pedras decorativas trazidas de outras grandes construções do mundo como o Muro de Berlim, o Palácio de Westminster em Londres e a Igreja de Notre Dame em Paris.

São cerca de 150 fragmentos levadas à Chicago pelos correspondentes do Chicago Tribune.

O prédio do jornal Chicago Tribune e a vida que pulsa em Chicago

Por ali, pela Michigan Avenue, uma das mais importantes avenidas da cidade, estão ainda outros ótimos personagens como a DuSable Bridge, a ponte que se eleva para a passagem dos barcos pelo Rio Chicago e que vira uma atração turísticas com milhares de máquinas fotográficas apontadas para ela quando se movimenta, enquanto outros apenas esperam a liberação para retomarem seu rumo.

DuSable Bridge em processo de elevação

Pessoas esperando para atravessar a DuSable Bridge e outras fotografando

A DuSable Bridge elevada sobre o Rio Chicago

Isso sem contar no próprio Rio Chicago com suas cores esverdeadas, com barcos que o navegam, levando turistas para lá e para cá, num tour de arquitetura e história local. Podemos avistar o bonito rio de vários pontos da cidade:de cima, como na Michigan Avenue ou caminhando pelos calçadões que o margeiam. Pela manhã foi minha hora favorita para perambular pelas margens do Chicago River, me misturando aos corredores, trabalhadores, à vida cotidiana que se inciava, ao despertar citadino.

O belo Rio Chicago de cores esverdeadas

A beleza do Rio Chicago

Dia que começa em Chicago nos encontrou passeando pelas margens do Rio Chicago

Está ainda por aí, nas proximidades, as torres da Marina City, prédios em formato de espiga de milho, que me causavam intensa agonia em todas as inúmeras vezes que passamos por ele, pois tinha a sensação de que os carros ali estacionados (os primeiros 19 andares são estacionamento) despencariam a qualquer momento.

Os edifícios foram concluídos em 1964 e já foram os prédios residenciais mais altos do mundo.

As torres em forma de espiga de milho

A Roosevelt Road e suas paisagens variadas

Nos afastamos um pouco desta área e fomos até a parte sul da cidade, ali pela Roosevelt Rd, onde encontramos uma paisagem interessante que misturava uma atmosfera mais residencial com lindas casas, muitas árvores, ruas silenciosas, em contraste com o trânsito intenso, prédios e uma porção mais urbana de Chicago.

Estes contrastes são uma constante na cidade e uma festa para os sentidos de qualquer caminhante que aprecie as incongruências de uma urbe e que celebre as diversidades de seus atores que coabitam de maneira magnífica. Além disso, a Roosevelt Rd é moderna, larga e possui em parte de sua extensão belas esculturas relacionadas às ciências, que a adornam.

Chicago para andarilhos urbanos: uma ci

Na região da Roosevelt Rd casas e árvores

Muito verde por Chicago pelos lados de Roosevelt Rd

Edifícios na área de Roosevelt Rd

Nós chegamos até esta área no entorno da Roosevelt Rd de ônibus, mas voltamos caminhando atentos a urbe, ao seu funcionamento e dinâmica. Ela se mostrava rápida e lenta, agitada e tranquila a cada página percorrida por nós. Sempre andando, seguimos até o famoso Loop, com suas esplêndidas esculturas de Miró e Chagal, ali disponíveis para qualquer um disposto a apreciá-las, expostas em praças. Talvez o Loop seja uma das regiões mais interessantes, vibrantes, sedutoras desta maravilhosa Chicago para andarilhos urbanos.

Fomos até a Roosevelt Rd de busu que pegamos na Michigan Ave.

Prédios no Loop

Chicago para andarilhos urbanos

Andamos atentos pela urbe, como andarilhos urbanos, como visitantes que chegam, olham, constroem algo dentro de si mesmos (ainda que insignificante ou imperceptível) e se vão. De pé ou sentamos nos bancos públicos, mergulhamos na atmosfera da cidade…

Não havia pressa em nosso caminhar. Não havia pressa em nosso parar.

Chicago, uma cidade para ser apreciada sem pressa

Pontes e plataformas de ferro: o feio que é bonito

Outro aspecto que me fez adorar Chicago foram as suas pontes. Muitas e variadas que faziam parte da paisagem de beleza abstrata, incomum, suspeita e contestável. Assim como os trens, chamados L que sujavam a paisagem com suas plataformas elevadas de ferro, tornando-a cheia de personalidade, identidade e absurdamente atraente!

As plataformas de ferro por onde passam os trens

Durante aqueles poucos dias em Chicago nós também fomos seus personagens e aproveitamos muito bem esta Chicago para andarilhos urbanos. Nós flanamos muito pela cidade. Eu estava absolutamente seduzida pelo que via e pelo que apenas sentia. Estes caminhos narrados até aqui foram percorridos por nós, Leo e eu, em meu primeiro dia na cidade.

Traçamos outras rotas em nossos dias seguintes, experimentando esta que acabou se tornando uma das minhas cidades favoritas nos Estados Unidos.

Chicago me seduziu

Quer saber como foi voar para Chicago com a American Airlines?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Voando para Chicago com American Airlines

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Nós chegamos até esta área no entorno da Roosevelt Rd de ônibus, mas voltamos caminhando até ao famoso Loop, com suas esplêndidas esculturas de Miró e Chagal, ali disponíveis para nós, talvez uma das regiões mais interessantes, vibrantes, sedutoras desta maravilhosa Chicago para andarilhos urbanos.              Nós chegamos até esta área no entorno da Roosevelt Rd de ônibus, mas voltamos caminhando até ao famoso Loop, com suas esplêndidas esculturas de Miró e Chagal, ali disponíveis para nós, talvez uma das regiões mais interessantes, vibrantes, sedutoras desta maravilhosa Chicago para andarilhos urbanos.

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesta maravilhosa cidade americana, ótima Chicago para andarilhos urbanos ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Chicago para andarilhos urbanos

Se você, meu caro viajante, gostou desta Chicago para andarilhos urbanos, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂

1. Débora Resende 08/05/2019 em 19:30 - Responder

Chicago é uma cidade linda! Ainda não conheço pessoalmente, mas tenho muita vontade =) Adorei as dicas e as fotos!

• Analuiza Carvalho 10/05/2019 em 08:26 - Responder

Débora… se tem vontade, visite assim que for possível! É uma interessante cidade esta Chicago, e está entre minhas preferidas nos Estados Unidos. 🙂 bj

2. Fernanda Freitas 08/05/2019 em 23:11 - Responder

Oii! adorei a forma como vc descreveu a cidade, tem um tom poético no seu texto, muito interessante mesmo. Pelas fotos deu para perceber que Chicago é mesmo bem urbana mas tem uma beleza peculiar.

Um abraço!

• Analuiza Carvalho 10/05/2019 em 09:08 - Responder

oi Fernanda… talvez a beleza chicagoense não agrade a todos os olhares, mas, a mim, a urbanidade dura da cidade atraiu e muito! 🙂 bjs

3. Natalia Itabayana 09/05/2019 em 09:55 - Responder

Adorei esse roteiro de Chicago para andarilhos urbanos! Tenho uma grande amiga que se mudou pra lá e que diz exatamente o que você relatou: Chicago é uma cidade pra ser explorada à pé!

• Analuiza Carvalho 10/05/2019 em 08:25 - Responder

oi Natalia… que bom que gostou! Nós caminhamos muito por Chicago e ela é super amigável para aqueles que curtem uma caminhada! bjs

4. Lulu Freitas 09/05/2019 em 16:30 - Responder

Adorei o seu olhar sobre Chicago, uma cidade que simplesmente adorei conhecer. A arquitetura é um dos pontos altos da cidade, com prédios tão diferentes e atraentes ao mesmo tempo. Não vi beleza das pontes e viadutos de ferro do L, mas vendo com seus olhos, sim, tem seu charme.

• Analuiza Carvalho 10/05/2019 em 09:52 - Responder

oi Lulu… nem sempre a beleza de Chicago é evidente! Nem sempre seus detalhes mais duros vão agradar a todos, mas a mim eles deram alma e identidade a Chicago, uma cidade que eu também adorei conhecer!!!! 🙂 bjokas

5. Marcia Picorallo 09/05/2019 em 23:23 - Responder

Também acho que o melhor jeito de explorar uma cidade é a pé. Que dias lindos, vocês pegaram, Ana! Esta ponte levadiça fazia os olhos brilharem quando eu a via em filmes na TV quando criança e tenho certeza que encontraria várias referências cinematográficas em Chicago. Tá na lista… enorme, claro.

• Analuiza Carvalho 10/05/2019 em 09:17 - Responder

Esta nossa lista de destinos que não para de crescer! ehehe Sempre que me deparo com uma ponte dessas, fico um tempo a observar. Ela tem certo encantamento né?! Pegamos dias absurdamente quentes… de me fazer chorar! De precisar comprar uma roupa mais fresca para sobreviver! 🙁 Se você gosta de caminhar, prepare as pernocas para longas e deliciosas caminhadas por Chicago! 🙂 bjus