A cervejaria HOFBRÄUHAUS em Munique

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique é a mais famosa da cidade e está carregada, repleta de histórias.

Foi fundada em 1589, pelo duque Guilherme V para ser a cervejaria da corte. Está no endereço atual, na Platzl 9, desde 1654. Somente em 1830, recebeu autorização para vender cerveja ao público. Hoje ela é extremamente turística e estava lotada quando lá estivemos.

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

A Platzl, onde está situada a cervejaria Hofbräuhaus

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

A cervejaria Hofbräuhaus – o interior

Um enorme salão, com mesas de madeira e afrescos no teto: assim é o interior da cervejaria Hofbräuhaus em Munique. Belos lustres, muita gente circulando, bebendo, falando alto. Gente de muitos lugares, muitos idiomas. Garçons e garçonetes passando a todo momento carregando bandejas com cervejas e delícias tipicamente alemãs. Havia até pretzels tamanho gigante.

Não consegui ficar ali mais que o tempo necessário de olhar e tirar umas poucas fotos. Fomos para cervejaria em frente, Wirtshaus Ayingersmais bonita, mais vazia e mais silenciosa para tomarmos uma cerveja.

O segundo andar da Hofbräuhaus

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

A cervejaria Hofbräuhaus e a escadaria para o salão onde Hitler discursou

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

A cervejaria Hofbräuhaus – o salão onde Hitler discursou pela primeira vez

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

A cervejaria Hofbräuhaus – escada de acesso ao segundo piso

Entretanto, no segundo andar da Hofbräuhaus, está um lugar que eu queria muito conhecer. Foi em um salão, ali situado, onde Hitler fez seu primeiro discurso, em 16 de Outubro de 1919.

Foi nesta ocasião que o futuro ditador alemão descobriu que era um bom orador. Cerca de 100 pessoas escutaram o discurso de Hitler. Começava a terrível trajetória nazista.

Em 24 de Fevereiro de 1920 discursou novamente na Hofbräuhaus. Desta vez, mais ou menos 2.000 pessoas estavam na cervejaria naquela noite e Hitler foi aclamado. Ele mesmo declarou em seu livro Mein Kampf – Minha Luta que conseguiu arrebatar a plateia ali presente.

Em 20 de Maio o Münchener Post publicou:

Ele[o NSDAP] autodenomina-se, de maneira bombástica, “Partido dos Trabalhadores”. Ontem, no salão de festas da Hofbräuhaus, viu-se de tudo, exceto trabalhadores. No lugar deles, estava uma claque de estudantes, adolescentes de suástica e beberrões de cerveja”.

Quando o visitamos, o grande salão estava organizado para algum evento, mas com aquela pouca iluminação, eu pude imaginar o que não deve ter sido nos anos 20.

O país pegando fogo, politica e economicamente, com os ânimos inflamados, o discurso de um homem que através de manifestações antissemitas deu àquela assembleia o que queriam ouvir: um alento de dias melhores.

Equivocado e preconceituoso. A continuação dessa história nós bem conhecemos.

Era muito comum nessa época que eventos políticos acontecessem nas cervejarias por duas razões: esses espaços faziam parte do dia a dia da cidade e além do mais tinham capacidade para abrigar muitas pessoas. Não raro as reuniões acabavam com os ânimos acirrados, bate boca e muita pancadaria e destruição.

Foi uma das visitas mais interessantes que fizemos em Munique em busca de seu passado tenebroso.

Quer conhecer outra cervejaria em Munique?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Cervejas em Munique

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

A cervejaria HOFBRÄUHAUS em Munique: cerveja e história negra #munique #alemanha #espiandopelomundoalemanha #viagem              A cervejaria HOFBRÄUHAUS em Munique: cerveja e história negra #munique #alemanha #espiandopelomundoalemanha #viagem

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraA cervejaria Hofbräuhaus em Munique ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A cervejaria Hofbräuhaus em Munique

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre a cervejaria Hofbräuhaus em Munique, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2019-11-05T18:51:37+00:0023/10/2016|Categories: Alemanha, Europa, Munique|Tags: , |4 Comentários

4 Comments

  1. […] de passarmos pela mui famosa Cervejaria Hofbräuhaus, voltamos a caminhar pela cidade, passando pela Altenhofstraße, rua com edifícios de cores […]

  2. […] naturalmente. O lugar é uma delícia e não muito turístico. Talvez porque em frente esteja a Hofbräuhaus, muito mais famosa e entupida de gente e […]

  3. […] então tomar uma cerveja na Wirtshaus Ayinger, considerada uma das 10 melhores cervejas do […]

  4. […] do crescimento do nazismo na Alemanha como o simbólico discurso de Hitler na cervejaria Hofbräuhaus (24 de Fevereiro de 1920), onde o nazista fez seu discurso inflamado, encontrando eco na plateia de […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.