A ESPLÊNDIDA Catedral do CRISTO Salvador na cidade de MOSCOU

De fachada muito branca adornada por cinco cúpulas douradas, a Catedral do Cristo Salvador (em russo Хра́м Христа́ Спаси́теля) é, em minha opinião, um dos mais bonitos templos religiosos da capital russa. Localizada à margem norte do Rio Moscou, a catedral é realmente extraordinária!

Despontando na paisagem, a catedral facilmente capta nosso olhar e nos hipnotiza. Ela faz nosso coração disparar!

Caminhando por Moscou – da casa do escritor Gogol até a Catedral do Cristo Salvador

Nós tivemos a sorte de pegar dias lindos em Moscou. A temperatura estava agradável, em torno dos 18 graus com céu muito azul e sem nuvens. A cidade é ótima para longas caminhadas e nós a aproveitamos bem, indo a pé de um ponto a outro.

Quando saímos da casa do sensacional escritor Gogol, seguimos assim, calmamente em direção à Catedral do Cristo Salvador, parando para um café e para observar as esculturas de rua que enfeitam a cidade, apreciando o vai e vem de turistas e moradores, percebendo a atmosfera moscovita. Afinal, o caminho é tão interessante quanto o destino.

A belíssima Catedral do Cristo Salvador mereceu muitos suspiros

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Belíssima Catedral do Cristo Salvador

Quando eu me pus diante da belíssima Catedral do Cristo Salvador, suspirei! Muitas vezes! Passava um pouco das 17 horas e havia pouco movimento de pessoas em seu entorno, mas o trânsito de carros era intenso e nervoso. Entretanto, rapidamente esqueci-me de qualquer outra coisa que não aquele belo templo ortodoxo. A catedral me absorveu por completo.

Lembro-me de ter olhado embasbacada e pensado quanta beleza havia naquela que é a mais alta catedral ortodoxa do mundo com seus 103 metros de altura. A nave principal pode comportar até 10.000 pessoas em pé. Impressionante! Magnifica!

Uma réplica, apenas

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Face externa da Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Contudo, esta joia da arquitetura moscovita é apenas uma réplica da original, datando do recente ano de 1997. Como quase tudo que se refere à Rússia sua história envolve homenagens e destruição.

A Catedral do Cristo Salvador foi construída entre 1839 e 1860 em comemoração a vitória russa sobre Napoleão Bonaparte, sendo consagrada apenas em 1883, na presença do czar Alexandre III (1845 – 1894). O czar Alexandre I  (1777 – 1825) foi quem assinou o manifesto afirmando a gratidão a Divina Providência por ter salvado a Rússia. O imperador russo pretendia ainda homenagear os esforços do povo e do exército russo, erguendo uma igreja em honra do Cristo Salvador. Assim foi feito!

Alexandre I disse ainda em seu manifesto que a Catedral deveria permanecer de pé, gloriosa, por muitos séculos. No entanto, o ditador comunista Josef Stalin tratou de frustrar os desejos do czar, menos de 1 século depois.

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Detalhes e beleza da Catedral do Cristo Salvador em Moscou

A Catedral foi dinamitada em 1931, pois Stálin pretendia erguer ali o Palácio dos Soviéticos, com uma imensa estátua de Lenin. Entretanto, seus planos nunca saíram do papel, por causa da Segunda Guerra Mundial e invasão de Hitler ao país. Quando a guerra findou, durante anos o local foi uma enorme piscina pública. Dizem que muitos soviéticos se afogaram nela.

Com o colapso do regime soviético, a Catedral do Cristo Salvador foi reproduzida a tempo de comemorar o aniversário de 850 anos da cidade de Moscou. O surpreendente é que a construção levou apenas 2 anos, custando mais de 350 milhões de dólares! A edificação da nova catedral causou as mais adversas reações nos moscovitas que foram da devoção ao repúdio.

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Magnífica réplica da Catedral do Cristo Salvador em Moscou

O interior da Catedral do Cristo Salvador

Resolvemos entrar para conhecer o interior da Catedral do Cristo Salvador. Não havia filas, a entrada foi gratuita e tivemos que passar por um detector de metais, além de uma revista de bolsas/mochilas. Fomos ainda orientados a não tirarmos fotografias e me pediram para cobrir a cabeça com um lenço.

Utilizei minha echarpe para isso.

Se a fachada da Catedral já é maravilhosa, sua face interna é ainda mais formidável e espetacular. Eu mal pude acreditar naquele lugar, que ele era de fato real. O interior desta Igreja Ortodoxa Russa é um dos mais bonitos que eu já vi em um templo religioso. Ela é clara e não é opressiva. Ao contrário, nos inspira com tantos sublimes afrescos. O afresco da cúpula principal nos dá a sensação de que estamos de fato olhando para o céu e de que os anjos estão nos mandando muitas energias poderosas e positivas.

Uma missa ortodoxa

Tivemos a sorte de estar começando uma missa. Muitos fiéis assistiam compenetrados. Eu não sou religiosa, mas tenho uma profunda curiosidade por rituais. Estou acostumada a ver as praticas religiosas da Igreja Católica Romana e foi com muito interesse que observei as diferenças (que são muitas) entre cultos de uma e outra igreja.

Não sei quanto tempo ficamos pela Catedral do Cristo Salvador, observando e absorvendo toda sua bela estrutura interna e movimentação ritualística, mas recordo com clareza o impacto que toda aquela beleza muito além do comum me causou.

A linda Ponte do Patriarca

A esplêndida Catedral do Cristo Salvador em Moscou desde a Ponte do Patriarca

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

Extraordinária vista de Moscou desde a Ponte do Patriarca

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

A Ponte do Patriarca com o Rio Moscou e o Kremlin ao fundo

De lá, da igreja, seguimos pela Ponte do Patriarca, que passa por cima do Rio Moscou. Não tínhamos mais rumo ou objetivo além de aproveitar as últimas horas daquele dia, caminhando pela cidade.

A ponte estava bem movimentada, com um vai e vem de pessoas passeando, namorando, registrando em fotos e memórias aqueles lindos cenários. Ela foi inaugurada em 2004, sendo muito bonita com sua forma retrô. Além da delicia de passear por ela, a ponte ainda nos proporciona vistas incríveis da Catedral do Cristo Salvador, do Kremlin e da estátua do czar Pedro, o Grande.

O czar Pedro, o grande e uma antiga fábrica de chocolate: urbanidade moscovita

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

A imensa estátua do czar Pedro, o grande

Fomos em direção à estátua de Pedro, o Grande, concebida para comemorar os 300 anos da marinha russa (1998), iniciada pelo czar. Localizada na confluência do Rio Moscou e do Canal Vodootvodny, a estátua é enorme com seus 98 m de altura. É imponente como quase tudo que se refere aos imperadores russos. Pode até não ser exatamente bonita, mas impressiona.

Nos arredores encontramos a Red October, antiga fábrica de chocolates que pertenceu a um alemão que fornecia chocolates para o czares antes de ser estatizada pelo regime comunista e desativada em 2007. Hoje funciona ali um complexo de restaurantes e clubes noturnos, além de galerias de arte.

Quando passamos por lá já havia algum movimento, mas ainda fraco, possivelmente pelo horário, cerca de 19 horas. O lugar é muito legal para quem adora, assim como eu, locais com aparência urbana, industrial.

Há muita street art maravilhosa e um sensacional, atraente e interessante contraste entre luxo e decadência.

A noite cai sobre Moscou e ela continua linda

A noite cai sobre Moscou

Depois de perambularmos pelos espaços entre os galpões por um tempo, voltamos para o hotel para pegarmos as mochilas. Já havia escurecido, as sombras da noite já tomavam conta de tudo. Moscou estava mergulhada na iluminação artificial e neste estado ela fica tão bonita quanto com luzes naturais. Nesta noite tomamos o trem transiberiano e passamos alguns dias visitando outras cidades russas.

Voltamos depois para gastar mais dois dias e conhecer mais personagens moscovitas. Para nossa imensa felicidade encontramos a Praça Vermelha aberta, fechada naqueles primeiros dias na Rússia, e descobrimos outros locais bacanas da cidade.

Informações adicionais

Catedral do Cristo Salvador em Moscou

A Catedral do Cristo Salvador em Moscou e a bela Ponte do Patriarca

Horário de abertura: 10:00 às 17:00.

Endereço: ulitsa Volkhonka, 15

Quer saber como foi a viagem na famosa linha de trem transiberiana?! Então clique no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ De Moscou à São Petersburgo de trem pela ferrovia transiberiana

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Catedral do Cristo Salvador é uma das mais belezas igrejas da Rússia. A fachada é linda e o interior é estonteante. Além disso, os arredores da igreja têm cenários e lugares maravilhosos para serem vistos, visitados e apreciados. #viajantesempressa #viajar #espiandopelomundo #russia #moscou #europa #catedraldocristosalvador                A Catedral do Cristo Salvador é uma das mais belezas igrejas da Rússia. A fachada é linda e o interior é estonteante. Além disso, os arredores da igreja têm cenários e lugares maravilhosos para serem vistos, visitados e apreciados. #viajantesempressa #viajar #espiandopelomundo #russia #moscou #europa #catedraldocristosalvador

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraa Catedral do Cristo Salvador  em Moscou  ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Catedral do Cristo Salvador

Se você, meu caro viajante, achou gostou de conhecer um pouco sobre a Catedral do Cristo Salvador e arredores, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-04-22T14:35:18+00:0006/01/2015|Categories: Europa, Moscou, Rússia|Tags: , |10 Comentários

10 Comments

  1. Laura Sette 24/04/2018 em 16:46 - Responder

    Estou encantada com o tamanho e a beleza dessa catedral! E que história! Como assim Stalin simplesmente resolveu dinamitar uma construção dessas? 😮
    Que bom que a reconstruíram! 🙂

    • Analuiza Carvalho 25/04/2018 em 11:08 - Responder

      oi Laura… impressionante como alguém consegue dinamitar tamanha beleza, não?! Stalin destruiu muitas coisas, vidas inclusive! Ainda bem que algumas belezas arquitetônicas do país foram reconstruídas, mas não sem custo e controvérsias. bj

  2. Katarina 25/04/2018 em 07:10 - Responder

    Eu não conheço a Rússia ainda – espero conseguir logo! – mas uma das coisas que mais me lembra o país são essas catedrais incríveis. Ótima dica. 🙂

    • Analuiza Carvalho 25/04/2018 em 11:18 - Responder

      oi Katarina… Verdade mesmo; quando pensamos em Rússia não há mesmo como dissociar de suas maravilhosas catedrais. Elas são sensacionais e difícil escolher uma ou duas como preferidas, mas confesso que esta, a Catedral do Cristo Salvador está entre minhas preferidas no mundo! 🙂 Tomara que você vá muito em breve ver de perto as belezas deste país. bj

  3. Que linda catedral!!! Moscou tem uma arquitetura muito bonita e sempre cheia de história. Imagino a grandiosidade da original. Uma pena que tenha sido destruída como tantas outras construções. A intolerância política (para não falarmos em ditadura, etc.) sempre traz lamentáveis resultados.

    • Analuiza Carvalho 25/04/2018 em 11:16 - Responder

      oi Lulu… de fato Moscou tem uma arquitetura arrebatadora, principalmente quando o tema é catedral. Os estilos variam, mas definitivamente a beleza exuberante impera! Pois então, as questões políticas quando envolvem megalomania e pouco respeito ao povo não pode resultar em nada mesmo de positivo, né?! bj

  4. Amilton Fortes 27/04/2018 em 12:27 - Responder

    Uau, que bacana saber um pouco mais sobre esse incrível monumento. Parabéns pelo post e pelas excelentes informações.

    • Analuiza Carvalho 27/04/2018 em 13:53 - Responder

      Obrigada Amilton. A Catedral do Cristo Salvador é um dos templos religiosos mais bonitos que eu já visitei. 🙂

  5. Edson Amorina Jr 01/05/2018 em 10:04 - Responder

    Realmente ela é linda! Eu adoro essa arquitetura com as abóbodas arredondadas no topo das torres.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.