A CATEDRAL de São Jorge na Cidade do Cabo: luta contra o APARTHEID

Naquela manhã de sábado, fomos visitar a Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo. Conhecida como Catedral do Povo por conta de sua natureza de acolhimento, a igreja tem beleza dentro de sua simplicidade e uma bonita história de resistência.

Fomos caminhando. As ruas estavam desertas, a temperatura amena. Os deuses africanos estavam tomando café da manhã: a toalha em formato de nuvens estava posta na Table Mountain. Uma visão extraordinária, beirando o inacreditável!

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo

A mesa posta: cascata de nuvens sobre a Table Mountain: imagem sensacional!

A história de St. George´s Cathedral

A Catedral de São Jorge – St. George´s Cathedral – possui estilo gótico e em minha opinião, esta sua forma mais pesada está bem ajustada com a natureza firme, consistente e forte da Cidade do Cabo. Anglicana, teve sua pedra fundamental colocada em 1901 pelo futuro rei George V (1865 – 1936) do Reino Unido.

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo

A nova catedral substituiu a antiga que estava aí, num pedaço dos jardins da Companhia Holandesa das Índias Orientais, desde 1834. Considerada acanhada e pouco adequada à Cidade do Cabo, o bispo Jones então começou uma campanha para arrecadar dinheiro para a construção da nova catedral, esta que conhecemos hoje.

Uma das curiosidades sobre a Catedral de São Jorge é que ela segue inacabada, mais de 100 anos após ter sido iniciada.

O interior da Catedral de São Jorge

O interior da catedral é simples, sóbrio e bonito. Com poucos adornos, os vitrais muito coloridos que deixam passar lindamente a luz do sol, faz o contraponto da seriedade. Um pé direito muito alto me deu uma sensação de vastidão, de largueza, embora olhando em volta, caminhando por ela, observando, a igreja tenha me parecido pequena.

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo

O interior da Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo

Quando a visitamos naquela manhã de sábado, a Catedral de São Jorge estava sendo preparada para o Domingo de Páscoa. Algumas pessoas trabalhavam por ali, em silêncio. Só o que ouvíamos era o barulho aqui e acolá de ferramentas e coisas sendo arrastadas.

Fiquei conversando um pouco com uma das senhoras que estava ajudando na arrumação da igreja. Ela, muito gentil e paciente, com um sorriso no rosto, parou o que estava fazendo para trocar dois dedinhos de prosa comigo.

Um aspecto que me impressionou na Cidade do Cabo foi a quantidade de sotaques que encontrei por lá. A senhora que conversou comigo na igreja, por exemplo, tinha um acento muito britânico. Ela própria tinha uma aparência muito inglesa.

Luta contra o Apartheid e a favor da justiça social

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo – luta contra o Apartheid

A St. George´s Cathedral tem uma história de luta contra o Apartheid, de respeito às diferenças, de proteção a todos. Aqui, nos anos duros de segregação era ponto de encontro de todas as raças. A luta não era apenas contra o racismo, mas também por direitos, justiça social.

Campanhas foram montadas aqui, ponto de partida para muitas manifestações lideradas por Desmond Tutu, nascido em 1931, o primeiro arcebispo negro da África do Sul, vencedor do Nobel da Paz por sua resistência ao Apartheid.

Prova da natureza respeitosa e assistencial da St. George´s Cathedral é o Reverendo Rowan Smith (1943 – 2018), tendo assumido sua homossexualidade, recebeu total apoio de sua congregação.

Honestamente?! Um privilégio poder pisar neste solo de respeito ao ser humano e às suas diferenças.

Quer conhecer um lugar bonito na Cidade do Cabo?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A praia de Camps Bay na Cidade do Cabo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo na África do Sul é símbolo da resistência contra o terrível apartheid. Bonita, secular, ela é local de acolhimento e luta pela justiça social. #catedral #igreja #temploreligioso #catedraldesaojorge #cidadedocabo #africadosul #viajantesempressa #espiandopelomundo              A Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo na África do Sul é símbolo da resistência contra o terrível apartheid. Bonita, secular, ela é local de acolhimento e luta pela justiça social. #catedral #igreja #temploreligioso #catedraldesaojorge #cidadedocabo #africadosul #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraCatedral de São Jorge na Cidade do Cabo, África do Sul  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo, África do Sul

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo, África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-08-10T09:52:09+00:0008/08/2018|Categories: África, África do Sul, Cidade do Cabo|Tags: , |10 Comentários

10 Comments

  1. Ruthia Portelinha 13/08/2018 em 19:49 - Responder

    Também fico fascinada com os jogos de luzes que os vitrais lançam no recolhimento de uma igreja.
    Gostei muito de te acompanhar neste singelo passeio a esse templo tão simbólico e um pouco fascinada com esse padre que assumiu a sua homossexualidade. Well done!
    Beijinho

    P.S. imagino que a foto não faz justiça à mesa dos deuses junto da Table Mountain

    • Analuiza Carvalho 15/08/2018 em 10:27 - Responder

      Oi Ruthia… as luzes que atravessam os vitrais tornam os ambientes religiosos únicos, não?! A história de respeito a todos é o que torna esta pequena catedral sul africana tão especial! 🙂 bjins

  2. Diego Cabraitz Arena 14/08/2018 em 20:49 - Responder

    Que legal a história dessa Catedral e fora que ela é linda, os detalhes, o contraste do tijolinho com os vitrais. Adoraria visita-la.

    • Analuiza Carvalho 15/08/2018 em 16:20 - Responder

      Se um dia estiver por Cape Town, Diego, não a deixe de fora de seu roteiro. Vale conhecer por dentro este símbolo do respeito às diferenças. 🙂

  3. Jessica Veneravel 15/08/2018 em 00:18 - Responder

    Que linda! Amo visitar Catedrais. Elas sempre são parte muito importante da história de cada cidade e mesmo que sejam de estilos semelhantes, nunca são iguais.

    • Analuiza Carvalho 15/08/2018 em 16:19 - Responder

      É verdade! Concordo inteiramente com você, por isso que sempre que possível as visito! 🙂 bj

  4. Gabriela Torrezani 15/08/2018 em 05:51 - Responder

    Olha só Analuiza, que interessante. Eu não sou religiosa mas quando viajo normalmente entro em igrejas e fico fascinada pela beleza. Essa ainda mais legal, porque tem uma história de luta social muito importante pro país. Gostei!

    • Analuiza Carvalho 15/08/2018 em 10:26 - Responder

      oi Gabriela… eu também não sigo nenhuma religião, mas sempre visito templos religiosos pelo mundo, pois quase sempre eles guardam belezas extraordinárias e sempre estão ligadas à vida e história das cidades, de maneiras variáveis de acordo com a natureza de cada cidade. O que chamou especialmente a minha atenção na Catedral de São Jorge foi justamente sua história de luta. 🙂 bj

  5. Katarina 17/08/2018 em 06:20 - Responder

    Que lugar interessante, Analuiza! Amo visitar igrejas pela arquitetura e história e sou apaixonada por vitrais <3 Ótima dica!

    • Analuiza Carvalho 17/08/2018 em 07:45 - Responder

      oi Katarina… eu também gosto muito de visitar igrejas, pois geralmente, além da beleza, elas têm muito a nos dizer, caso da Catedral de São Jorge na Cidade do Cabo. 🙂 bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.