O CASTELO de Nyon na SUÍÇA: beleza, HISTÓRIA e uma vista ESTUPENDA

O Castelo de Nyon (Château de Nyon) na Suíça tem aparência de castelo fortificado de história infantil, com suas torres e visual robusto, variados recortes, janelinhas e vívida presença. Todo branquinho, ele está no topo de uma colina olhando o formoso Lago Léman.

Hoje, o Castelo de Nyon abriga um museu de porcelana e o museu do castelo. Carrega o nome de Museu Histórico e de Porcelana. Passei cerca de 1,5 hora visitando seu espaço interno e externo. Adorei cada momento!

A origem do castelo

O Castelo de Nyon na Suíça

O Castelo de Nyon na Suíça

O Castelo de Nyon na Suíça

Place du Château em Nyon Suíça

Acredita-se que o Castelo de Nyon tenha sido construído ainda no século XII. Como a cidade foi dominada por diferentes grupos ao longo de sua existência, o castelo naturalmente teve muitos senhores, a exemplo dos Condes de Saboia.

Claro que cada um deles foi deixando sua marca, modificando, ampliando e reconstruindo pedaços do château.

Por mais de 100 anos, de 1804 até 1979 funcionou como prisão, além de tribunal, que esteve no château por mais duas décadas ainda após o encerramento das atividades prisionais. Desde 1888 funciona também o museu. Em 1947 as casas em frente ao Château de Nyon foram derrubadas e deram lugar a uma elegante, agradável e bonita praça, a Place du Château.

As porcelanas e o interior do castelo

O Castelo de Nyon na Suíça

Lindo interior do Castelo de Nyon

O Castelo de Nyon na Suíça

O acervo de porcelanas bem distribuídos

Em Nyon funcionava uma fábrica que produzia belas porcelanas chamada Manufacture de Céramique de Nyon de 1781 a 1813 quando então encerrou os negócios.

Eu tenho um apreço enorme por louças: acho-as bonitas e delicadas. Gosto de observar os detalhes e as peculiaridades de cada uma delas

Portanto, foi puro deleite passear pelo acervo do Castelo de Nyon, olhando as porcelanas locais: xícaras e pires, pratos, jarras, bandejas e porta joias. Uma variedade interessante de objetos e estilos.

As porcelanas de Nyon estão distribuídas em diversos ambientes e assim eu pude ir ao mesmo tempo observando a bela estrutura do castelo. Um lugar realmente bonito e agradável com linda vista ora para a Place du Château, ora para o lago e os telhados da cidade.

Sem dúvida alguma um maravilhoso cenário!

O Museu do Castelo

O Castelo de Nyon na Suíça

Imagens dos procedimentos antes dos presos serem encarcerados

Eu acessei os andares por escadarias: antigas, com estilo medieval. No andar superior está o Museu do Castelo que conta um pouco da história de Nyon, fragmentada, através de diversos objetos de tempos distintos, frutos de doações. Confesso que os aspectos prisionais me atraíram mais que tudo. Ali, naquele piso, gastei um bom par de tempo conhecendo, perambulando perdida no passado.

Fotos, cartazes, informações (em francês – detalhadas e inglês – resumidas), além de ambientes montados como o eram à época formam esta parte do museu.

A prisão do castelo funcionava no andar logo abaixo dos telhados. Este patamar foi construído pelos senhores de Berna ainda no século XVI, contudo acredita-se que ele era usado como armazém.

O Castelo de Nyon já abrigava prisioneiros nesta época, mas eles eram encarcerados nas três torres.

O Castelo de Nyon na Suíça

Uma das celas

O Castelo de Nyon na Suíça

O telhado

O Castelo de Nyon na Suíça

Desenhos nas celas feitos pelos presos

Somente no século XIX o governo de Nyon particionou tal ambiente acrescentado celas voltadas para o lago, mas por uma questão estrutural eles só conseguiam ver o céu. Nelas podemos ver desenhos originais feitos pelos presos.

Apenas no finzinho da primeira metade do século XIX foram instalados aquecedores. Enquanto estava ali, numa primavera fria, fiquei imaginando o sofrimento de passar um inverno encarcerado naquelas celas geladas!

O Crime do Absinto

O Castelo de Nyon na Suíça

Absinto

Li por ali uma história interessante chamada Crime do Absinto.

Em 28 de Agosto de 1925 um cidadão de uma cidade próxima a Nyon matou a esposa e as duas filhas com uma pistola. O assassino, que estava sob influência de álcool, foi imediatamente preso.

Dizem que o homem gostava tanto de vinho branco quanto de vinho tinto e bebia alguns litros todos os dias. Além disso, ele gostava também de um destilado alcoólico, derivado de determinada variedade de planta, conhecido à época como fada verde.

Estamos falando do absinto.

Através de uma petição, que em pouco tempo teve forte adesão, o absinto, por conta deste crime, foi proibido no cantão de Vaud.

Histórias da prisão

À medida que caminhava descobria outras histórias.

Em 1886 surgiu a Croix Bleue Internationale (Cruz Azul Internacional) que atua até hoje no combate ao alcoolismo e às drogas ilícitas, ajudando pessoas dependentes. Em 1907 um homem chamado Arthur Henry foi condenado à prisão perpétua por ter matado a senhora Jeanne Charlotte para roubar 4 francos.

Já em 1956 uma história parecida se repete. Um agricultor foi morto para ser roubado. Um par de botas encontrado durante a reforma do Castelo de Nyon foi usado como prova durante o julgamento.

Nesgas do passado de Nyon e região ganhando vida para mim.

O Castelo de Nyon na Suíça

Objetos da cruz azul

O Castelo de Nyon na Suíça

Botas utilizadas no julgamento de um agricultor

Na sacada do Castelo de Nyon,uma vista espetacular

Depois de percorrer salas e salões do Castelo de Nyon, eu fui até a parte externa, uma espécie de sacada, cujo acesso é livre, para apreciar o belíssimo cenário que se descortinava diante de meus olhos.

Telhados da urbe de Nyon em contraste com o Lago Léman. Do lado oposto os Alpes Franceses. Apesar do tempo cinza e deliciosamente melancólico daquele domingo, alguns jovens conversavam, namoravam e comiam naquele espaço.

Eu guardei um silêncio contemplativo e cheio de gratidão pela oportunidade de estar ali!

Deixei então o castelo para trás, devidamente guardado em minhas memórias e fui explorar o entorno. Ainda me restava um tempo antes de voltar para Genebra para encontrar Leo no fim da Maratona de Genebra.

Endereço: Place du Château

Horários de funcionamento: inverno (novembro a março) terça a domingo das 14:00 às 17:00; verão (abril a outubro) terça a domingo das 10:00 às 17:00.

Fechado as segundas, exceto em feriados públicos.

Valor dos Bilhetes: entrada gratuita a cada primeiro domingo do mês. Adultos 8 francos suíços, sendo 6 francos para grupos acima de 10 pessoas. Idosos, estudantes e desempregados pagam CHF6. Crianças menores que 16 anos não pagam.

A entrada no Castelo de Nyon também dá direito a visitar o Museu Romano e o Museu do Lago de Genebra.

Validade de 12 meses

Quer conhecer um pouco mais sobre Nyon?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ A beleza singela de Nyon

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O #castelo de #Nyon na Suíça. Ele é muito antigo, tem bela e sólida estrutura e hoje abriga o #Museu Histórico e de Porcelana que possui um belo acervo. Além disso, nos oferece uma vista maravilhosa. #suica #europa #viajar #viajante #espiandopelomundo #viajantesempressa                O #castelo de #Nyon na Suíça. Ele é muito antigo, tem bela e sólida estrutura e hoje abriga o #Museu Histórico e de Porcelana que possui um belo acervo. Além disso, nos oferece uma vista maravilhosa. #suica #europa #viajar #viajante #espiandopelomundo #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao Castelo de Nyon na Suíça  ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O Castelo de Nyon na Suíça

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco o Castelo de Nyon na Suíça, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-23T18:18:20+00:0022/03/2018|Categories: Europa, Nyon, Suíça|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.