A casa museu Anna Akhmatova em São Petersburgo

Era nosso último dia na espetacular São Petersburgo. Era verão e a manhã estava linda! Depois de passarmos no correio para que Leo enviasse cartões-postais aos amigos, nós fomos visitar a casa museu de Anna Akhmatova.

Essa foi uma das visitas mais interessantes e marcantes que fizemos na cidade dos czares.

A poetisa Anna Akhmatova

Anna Akhmatova, foi uma das mais famosas poetisas russas do século XX. Ela viveu por quase 30 anos no segundo andar deste prédio, em São Petersburgo. A casa fica na Nevsky 53, fácil de achar (números ímpares de um lado da rua e pares do outro).

No entanto, a entrada da casa não fica voltada para a calçada. Para ter acesso temos que atravessar um corredor, uma espécie de pequeno túnel, que me lembrou um pouco os cortiços cubanos que vimos em Havana.

Demoramos um tempo para entender isso, porque as informações dos lugares na Rússia ou estão completamente em cirílico ou não estão muito à vista, nos obrigando a penar um pouco, buscando. Isso nos rendeu bons e divertidos momentos e histórias como no dia que visitamos a casa de Gogol em Moscou.

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Entrada do Museu Anna Akhmatova – Nevsky 53

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Subindo para o Museu Anna Akhmatova

A gente não entende cirílico, mas se vira

Como todas as informações estavam em russo, entramos e saímos algumas vezes até nos aventurarmos pelo jardim e acharmos a bilheteria. O jardim estava um pouco malcuidado, mas ainda assim era bonito, atraente.

Uma senhora (ah! sempre as senhoras russas! Adoráveis e gentis) nos vendeu os ingressos para visitarmos a Casa museu de Anna Akhmatova. Ela nos explicou em seu inglês rudimentar que eles nos davam direito a visitar também o estúdio do poeta Josef Brodsky.

Brodsky não tinha vivido naquele local, mas tinha uma ligação tão forte com Anna que então seu estúdio foi recriado ali e vale muito dar uma olhada, antes de ir embora.

Um artista dos dias atuais

Nos espaço onde se localizava a recepção, um artista estava expondo seus quadros. Seu nome foi impossível para mim de registrar, mas ao sairmos da visita a casa museu de Anna Akhmatova, ele me abordou indicando com gestos que ele era o autor dos quadros ali expostos.

Era arte moderna. Ele então me pediu que eu escrevesse alguma coisa, em meu idioma. Escrevi “Encantada com os russos, a Rússia e a arte deste país“. Fiquei pensando: será que minhas palavras e minha letra se transformaram em arte?

A casa museu de Anna Akhmatova

A casa de Anna continua montada como ela vivia: uma casa russa de meados do século XX. Lembrou um pouco a casa de minha avó, mas fiquei imaginando o que deve ter sido viver ali durante o cruel e rigoroso inverno russo.

Viúva (seu marido foi executado por suposto envolvimento em causas anti-comunistas), ela foi obrigada a viver com pouco dinheiro, sofrendo severa censura soviética, sem poder publicar as suas obras, enquanto Stalin era vivo.

Podemos circular livremente por todos os ambientes, pelo tempo que quisermos, e tirar fotos. Estava quase vazio quando durante o par de horas que ficamos por lá, com apenas um grupo pequeno de senhores europeus, que não demoraram.

Quando saíamos, entravam alguns jovens russos.

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

A cozinha da casa de Anna Akhmatova

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Muitas malas de viagem

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Descobrindo um pouco como era viver na era soviética

As adoráveis mamuskas

Há algumas senhoras russas, as mamuskas, cuidando da casa de Akhmatova. Em cada um dos ambientes há uma folha com informações básicas sobre a poetisa e a casa. Já sabendo disso, optamos por não alugar áudio guias.

Ler sobre o local e seus moradores humaniza o lugar, ele passa a ter uma alma e de alguma forma, mesmo que superficialmente, eles tornam-se nossos conhecidos.

Quando entramos na sala de jantar, uma das senhoras já colocou em nossas mãos uma das folhas informativas (em inglês e russo) e nos indicou com um amplo gesto que deveríamos sentar à mesa para ler melhor. Assentimos, mas seguimos de pé. Ela insistiu e enquanto não sentamos, lemos e tiramos foto, ela não sossegou.

Quando a obedecemos, então, ela sorriu satisfeita.

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Na sala de Anna com uma das adoráveis senhoras russas que tomam conta dos museus

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Nós e a foto: obedecemos a mamuska

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Lendo um pouco sobre a biografia de Anna Akhmatova

Visita que vale à pena

Foi uma visita ótima, especialmente por conhecer um personagem real que sofreu com a era soviética, tendo seus pensamentos e sonhos tolhidos, dividindo o apartamento, e sua intimidade, com outras pessoas, que não escolheu, perdendo pessoas amadas, destruídas pelo regime comunista.

Após a visita à casa de Anna, ainda demos uma volta pelos jardins e voltamos caminhando pela Nevsky, em direção à Catedral do Cristo do Sangue Derramado.

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

A casa de Anna por fora

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Os jardins da casa de Anna

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

A saída, por este corredor que lembrou os cortiços de Havana em Cuba

Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Caminhando em direção à Igreja do Cristo do Sangue Derramado – lindo dia de verão

Quer saber como foi a visita à Catedral do Cristo do Sangue Derramado?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Catedral do Sangue Derramado

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Casa museu de Anna Akhmatova #russia              

              Casa museu de Anna Akhmatova #russia

Clicando em qualquer uma das quatro imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra A casa museu de Anna Akhmatova em São Petersburgo, Rússia ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A casa museu de Anna Akhmatova em São Petersburgo, Rússia

Se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre a casa museu de Anna Akhmatova em São Petersburgo, Rússia, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2020-08-05T19:35:04+00:0019/08/2015|Categories: Europa, Rússia, São Petersburgo|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.