A Casa Branca de Moscou, também conhecida como Câmara Branca é o prédio onde fica o primeiro ministro russo Dimitri Medvedev (desde 2012). Situado na moderna rua Krasnopresnenskaya nab 2, (metrô Krasnopresnenskaya – linha 7), ele é um bonito edifício construído entre os anos de 1965 e 1981.
Palco de importantes acontecimentos históricos mais ou menos recentes ocorridos na capital russa, nós queríamos ver sua fachada. Assim, passamos por lá em uma manhã após visitarmos a casa de Tchekhov, o famoso escritor russo.
Não pudemos nos aproximar muito (dizem que é um dos edifícios mais protegidos e fechados de Moscou), mas a sensação que ele me passou foi o de ser uma bela e reta estrutura burocrática.
Acontecimentos históricos

A Casa Branca de Moscou
O Putsch de Moscou
Durante o governo de Mikhail Gorbachev, a sua política de abertura que culminou com o fim da União Soviética – perestroika (“reestruturação”) e glasnost (“transparência”) – gerou descontentamento entre os membros conservadores do Partido Comunista da União Soviética.
Em 1991 eles tentaram tomar o poder e assumir o controle do país no que ficou conhecido como Putsch de Moscou.
A Casa Branca de Moscou foi atacada e deu origem a uma imagem que correu o mundo: o presidente russo Boris Yeltsin em cima de um tanque em frente ao edifício de onde comandava o parlamento russo que ficava aqui à época, na Casa Branca de Moscou.
O Putsch de Moscou durou apenas 3 dias.
No final deste mesmo ano a União Soviética deixou de existir.
Dois anos depois…
Dois anos depois, em 1993 a Câmara Branca foi atacada novamente por tanques de guerra comandados pelo exército russo sob as ordens de Boris Yeltsin. O prédio foi destruído e muitos membros do Legislativo que estavam presos ali foram mortos e outros tantos presos.
Este momento ficou conhecido como Crise Constitucional por conta de um impasse entre o então presidente russo Boris Yeltsin e o Soviete Supremo – a alta instância do poder Legislativo do país. Decretos eram assinados unilateralmente como se a outra parte não existisse, desencadeando a crise e o conflito que culminou com o uso da força militar.
A disputa durou 10 dias. É considerado o pior confronto de rua ocorrido em Moscou desde a Revolução de 1917.
Cenários da vida real que dizem muito sobre a trajetória e o presente de uma cidade.
Desde a movimentada rua Krasnopresnenskaya em Moscou, podemos ver uma das Sete Irmãs de Stalin. Quer saber mais sobre estes icônicos edifícios?!
Então clica no link bem aqui abaixo.

O Edifício Kotelnicheskaya Embankment ao fundo visto desde a movimentada Krasnopresnenskaya
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo no Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando na imagem ao lado a Casa Branca de Moscou ficará guardada em seu perfil no Pinterest. 🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
Eu estava em plena adolescência quando a União Soviética caiu e não sabia desses detalhes. Precisei ir atrás das fotos! No entanto, fiquei abismada com a disputa de 93 e como você disse, esses ocorridos dizem muito sobre a trajetória e o presente de uma cidade.
Eu cresci durante a Guerra Fria e acompanhei o fim da União Soviética. Lembro bem disso, do quanto fiquei confusa, mas não mais de todos os detalhes. Estar na Rússia para mim foi muito reviver aquilo que passei a juventude assistindo na TV… bjs