A Casa BRANCA de MOSCOU

A Casa Branca de Moscou, também conhecida como Câmara Branca é o prédio onde fica o primeiro ministro russo Dimitri Medvedev (desde 2012). Situado na moderna rua Krasnopresnenskaya nab 2, (metrô Krasnopresnenskaya – linha 7), ele é um bonito edifício construído entre os anos de 1965 e 1981.

Palco de importantes acontecimentos históricos mais ou menos recentes ocorridos na capital russa, nós queríamos ver sua fachada. Assim, passamos por lá em uma manhã após visitarmos a casa de Tchekhov, o famoso escritor russo.

Não pudemos nos aproximar muito (dizem que é um dos edifícios mais protegidos e fechados de Moscou), mas a sensação que ele me passou foi o de ser uma bela e reta estrutura burocrática.

Acontecimentos históricos

Casa Branca de Moscou

A Casa Branca de Moscou

O Putsch de Moscou

Durante o governo de Mikhail Gorbachev, a sua política de abertura que culminou com o fim da União Soviética –  perestroika (“reestruturação”) e glasnost (“transparência”) – gerou descontentamento entre os membros conservadores do Partido Comunista da União Soviética.

Em 1991 eles tentaram tomar o poder  e assumir o controle do país no que ficou conhecido como Putsch de Moscou.

A Casa Branca de Moscou foi atacada e deu origem a uma imagem que correu o mundo: o presidente russo Boris Yeltsin em cima de um tanque em frente ao edifício de onde comandava o parlamento russo que ficava aqui à época, na Casa Branca de Moscou.

O Putsch de Moscou durou apenas 3 dias.

No final deste mesmo ano a União Soviética deixou de existir.

Dois anos depois…

Dois anos depois, em 1993 a Câmara Branca foi atacada novamente por tanques de guerra comandados pelo exército russo sob as ordens de Boris Yeltsin. O prédio foi destruído e muitos membros do Legislativo que estavam presos ali foram mortos e outros tantos presos.

Este momento ficou conhecido como Crise Constitucional por conta de um impasse entre o então presidente russo Boris Yeltsin e o Soviete Supremo – a alta instância do poder Legislativo do país. Decretos eram assinados unilateralmente como se a outra parte não existisse, desencadeando a crise e o conflito que culminou com o uso da força militar.

A disputa durou 10 dias. É considerado o pior confronto de rua ocorrido em Moscou desde a Revolução de 1917.

Cenários da vida real que dizem muito sobre a trajetória e o presente de uma cidade.

Desde a movimentada rua Krasnopresnenskaya em Moscou, podemos ver uma das Sete Irmãs de Stalin. Quer saber mais sobre estes icônicos edifícios?!

Então clica no link bem aqui abaixo. 

Cais da Ilha de Genebra

+ As Sete Irmãs de Stalin: os arranha-céus de Moscou

Sete Irmãs de Stalin em Moscou

O Edifício Kotelnicheskaya Embankment ao fundo visto desde a movimentada Krasnopresnenskaya

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo Mundo no FacebookInstagramTwitter e Google+

A Casa Branca de #Moscou é um bonito edifício governamental, cenário de importantes acontecimentos do país. #Rússia #Europa #viajar #viajantesempressa

 

Clicando na imagem ao lado a Casa Branca de Moscou ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

                   

      Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Casa Branca de Moscou, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T00:57:55+00:0022/11/2014|Categories: Moscou|Tags: |2 Comentários

2 Comments

  1. Juliana Moreti 23/01/2018 em 18:38 - Responder

    Eu estava em plena adolescência quando a União Soviética caiu e não sabia desses detalhes. Precisei ir atrás das fotos! No entanto, fiquei abismada com a disputa de 93 e como você disse, esses ocorridos dizem muito sobre a trajetória e o presente de uma cidade.

    • Analuiza Carvalho 24/01/2018 em 06:46 - Responder

      Eu cresci durante a Guerra Fria e acompanhei o fim da União Soviética. Lembro bem disso, do quanto fiquei confusa, mas não mais de todos os detalhes. Estar na Rússia para mim foi muito reviver aquilo que passei a juventude assistindo na TV… bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.