A cidade de CAROUGE na Suíça – PASSEIO num sábado pela manhã

Era nosso último dia em Genebra. Naquela mesma tarde partiríamos para o Brasil, encerrando assim nossa visita à Suíça, país de paisagens belíssimas, de gente simpática e acolhedora. Como despedida, decidimos visitar a pequena cidade de Carouge, vizinha a Genebra.

Então, naquela manhã de sábado fomos em busca da feira livre de Carouge, mas o que encontramos por lá foi  muito além de um animado e colorido mercado de rua. Encontramos uma cidade encantadora.

O nascimento de uma linda cidade chamada Carouge

Carouge

Carouge – linda

Carouge

Arquitetura de Carouge

Distante mais ou menos 2 quilômetros de Genebra, Carouge foi fundada por Vitor Amadeu III – Rei da Sardenha -, descendente dos Saboia, lá pelo século XVIII. A cidade foi edificada por arquitetos vindos diretamente de Turim, na Itália.

Era considerada cidade real.

O objetivo de Vitor Amadeu era que Carouge fizesse frente a Genebra e por isso a cidade sempre recebeu muito bem os estrangeiros como forma de incentivar o desenvolvimento cultural e econômico.

Todos podiam professar livremente suas religiões.

Atualmente Carouge faz parte do Cantão de Genebra e é uma pequena joia de beleza, harmonia e delicadeza.

De Genebra a Carouge

Nós chegamos a Carouge de tram – número 12 – no ponto localizado na Rue du Marchê em Genebra, direção Ancienne.

Foi uma viagem rápida (menos de 10 minutos) e tranquila. O tram estava vazio e fomos sentados. Para voltar, pegamos o mesmo tram, mas no sentido contrário – direção Moillesulaz – e logo estávamos de volta à Genebra.

A Igreja de Santa Cruz

Carouge

Igreja de Santa Cruz em Carouge

A primeira coisa que nós vimos quando desembarcamos em Carouge foi a pequenina e bonita Igreja de Santa Cruz (Eglise Sainte-Croix), na Place du Marché, cujo teto e as laterais chamam a atenção por sua beleza.

Não pudemos fotografar, pois estava acontecendo a missa matinal, mas a apreciamos por um tempo.

Batendo perna por Carouge

Carouge

Como o dia estava muito bonito, fomos caminhar pela cidade.

Se eu pudesse definir Carouge em uma única palavra seria charmosa. Arquitetura antiga e bem conservada, ritmo tranquilo, arborizada. Muitas pessoas iam e viam, mas sem pressa alguma. O caminho, e não apenas o destino, importava.

A atmosfera reinante era alegre e intimista. Familiar!

Restauration des Libres

Carouge

Restauration des Libres em Carouge

Em determinado momento da caminhada, pus-me diante de uma vitrine, nariz colado, observando de fora os tesouros ali guardados – lugar que gostaria muito de ter visto por dentro, mas estava fechado – Restauration des Libres (Rue Ancienne 1227), local onde o artista Lucien Walker restaura livros antigos.

Que lindo não deve ser vê-lo trabalhando!

Um sábado em Carouge

Carouge

Passamos por ruas e alamedas silenciosas. A maioria dos estabelecimentos estava fechado. O movimento da cidade girava em torno dos cafés – lotados – e do colorido e animado mercado de rua.

Devo dizer que caminhávamos absolutamente sem rumo, desviando aqui e acolá, conforme algum personagem nos chamava a atenção. Observávamos e conversávamos. Sabíamos que o tempo estava contra nós, mas ainda assim, nos permitimos o livre perambular.

A feira livre em Carouge

Carouge

A banda de rua animando a feira livre – boa música

Flores de cores vivas e aromas deliciosamente variados, frutas de aparência apetitosa, produtos confeccionados na região. Bandas tocavam. As pessoas bebiam vinho e cerveja. Conversavam. Compravam. Foi isso que encontramos na feira livre.

Nós imitamos os moradores. Ficamos. Bebemos cerveja. Dançamos. Rimos como as crianças. A felicidade simples.

Gostaria de morar em Carouge!

Gostaria de ter passado o dia todo por lá, mas tínhamos um voo para pegar naquela tarde, então tomamos o caminho da roça e o mesmo tram que nos deixou em Carouge, nos levou de volta a Genebra.

A Feira de Place du Marché acontece toda quarta-feira e sábado, das 7h30 às 14:00.

Quer ver mais histórias de Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Praça do Molard em Genebra

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

A #cidade de #Carouge na #Suíça é muito charmosa e bonita. Sua feira livre é colorida e aromática. Uma visita é sinônimo de momentos agradáveis e cheios de prazer. #Europa #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo                A #cidade de #Carouge na #Suíça é muito charmosa e bonita. Sua feira livre é colorida e aromática. Uma visita é sinônimo de momentos agradáveis e cheios de prazer. #Europa #viajar #viajantesempressa #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraeste passeio em Carouge  ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A cidade de Carouge na Suíça

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco de Carouge na Suíça, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-07-13T18:02:48+00:0012/02/2018|Categories: Europa, Genebra, Suíça|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.