A Capela dos Ossos em Évora, Portugal é diferente, incomum e rara. Do chão ao teto, por todas as partes, encontramos ossos humanos. “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”, eles dizem em uníssono em alto e bom som. É a tal transitoriedade da vida, tão evidente naquele pequeno espaço.
Não há a menor dúvida: nosso corpo é perecível e um dia ele morrerá!

A Capela dos Ossos
A história da Capela dos Ossos de Évora
Construída na primeira metade do século XVI, no prolongamento da Casa do Capítulo do Convento de São Francisco, este era um espaço de oração e meditação. A quietude do lugar é perceptível, salvo pelos eventuais turistas que ali entram cheios de curiosidade por tão inusitado ambiente.
Os ossos humanos utilizados na digamos assim, decoração insólita do lugar, foram retirados dos cemitérios e igrejas de Évora.
Eu esperava um lugar tétrico. Não é! Talvez a energia das inúmeras orações feitas ali o tenha transformado num lugar quase agradável. Quase. Bom, afinal estamos entre ossos humanos, lembrando-nos que a vida é passageira. Não é exatamente o tema mais atraente para a maioria de nós.
De todo modo a Capela dos Ossos de Évora é mesmo um lugar curioso e sim, interessante. A maneira como os ossos estão dispostos parecendo um mosaico monocromático, me levou a pensar: quem eram aquelas pessoas quando em vida?! Quais seus anseios, sonhos, alegrias e tristezas?! Onde estariam agora?!

A Capela dos Ossos de Évora

Ossos do chão ao teto

A rara Capela dos Ossos e seus detalhes

Ossos humanos decoram a Capela dos Ossos em Évora

A Capela dos Ossos ressalta a transitoriedade da vida
Detalhes da inusitada capela
A belíssima decoração do teto data de 1810. Ali notamos símbolos e alegorias, além de citações das antigas escrituras. Aliás, estranhamente, a Capela dos Ossos forma um bonito conjunto arquitetônico. Pequenina, ela é cheia de detalhes a serem observados com cuidado.
O portão de entrada da capela é lindamente trabalhado e ao mesmo tempo é simples, seco, básico.
Ao fundo da capela encontramos uma arca tumular que possui mais de três séculos de existência. Há ainda uma cova onde jaz o bispo Jacinto Carlos morto pelos franceses quando Évora foi invadida pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
Aliás, enquanto os portugueses enfrentavam e morriam diante dos franceses, seu soberano D. João VI, fugia para o Brasil com a sua corte, mudando de muitas maneiras os rumos da vida brasileira especialmente de Salvador, que deixa de ser a capital de nossas terras e do Rio de Janeiro que assume seu lugar e conhece então um grande desenvolvimento especialmente cultural.

Capela dos Ossos em detalhes – altar e uma arca tumular

Portão de entrada/saída da capela trabalhado e básico
“Recorda quantos desta vida têm passado
Reflete em que terás fim semelhante!
Que para meditar, causa é bastante
Terem todos mais nisto pensado…”
Soneto escrito pelo Padre Antônio de Ascensão Teles no século XIX
Informações adicionais
A Capela dos Ossos em Évora está localizada na lindinha Praça 1º de Maio. Está aberta todos os dias exceto 1 de Janeiro; Domingo de Páscoa; 24 de Dezembro à tarde; 25 de Dezembro. No verão (1 de Junho a 30 de Setembro) 9:00 às 18:30 (última entrada); no inverno (1 de Outubro a 31 de Maio) 9:00 às 17:00 (última entrada).
Bilhete único para visitar a Capela dos Ossos, o Núcleo Museológico e a Coleção de Presépios da Igreja de São Francisco: 4,00 euros para adultos e 3 euros para jovens até 25 anos. Famílias: 2 adultos mais jovens pagam 10 euros.
Pertinho desta intrigante capela está um lugar muito bonito, ótimo para relaxar e passear. Quer saber qual é?! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Google+
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima a Capela dos Ossos de Évora em Portugal ficará guardada em seu perfil no Pinterest
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
A Capela dos Ossos de Évora em Portugal
Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a Capela dos Ossos de Évora em Portugal, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Deixar Um Comentário