O CAIS da Ilha: a velha GENEBRA

Chovia naquela manhã em Genebra. O tempo estava úmido e frio, mas nenhum desses elementos nos impediu de caminhar pelas ruas. O céu estava lindamente acinzentado. Foi assim que chegamos ao Cais da Ilha de Genebra, um pedaço da velha cidade.

Genebra é mencionada por Júlio César

Cais da Ilha de Genebra

O Cais da Ilha: velha Genebra

O Cais da Ilha (Quai de l’Île) faz parte da porção antiga de Genebra, onde a cidade nasceu e começou a se estruturar. Duas ilhas, uma maior e outra menor se formaram no Rio Ródano, muitos séculos atrás.

Esta região foi mencionada pela primeira vez por Júlio César um dos imperadores da poderosa Roma. Nessa época era apenas uma região fronteiriça.

O imperador romano  escreveu um livro contando suas campanhas na França. Aqui o nome Genebra é mencionado: “Genua” em latim, de origem gaulesa, cujo significado seria “a boca”.

Havia uma ponte de madeira que ligava os dois braços, destruída por Júlio César para impedir que os celtas, que ocupavam boa parte do planalto suíço, avançassem e invadissem o território romano. Mais tarde os romanos ergueram outra ponte mais segura, em pedra.

A Torre da Ilha

Cais da Ilha de Genebra

A Torre da Ilha

Genebra, com o passar dos séculos e o fim de Roma, passou por muitos percalços, sendo dominada por povos diversos.

Então, no século XIII um castelo foi erguido no Cais da Ilha para controle e monitoramento do lugar, que então floresceu. Um dos fatores deste crescimento foi o surgimento do comércio. As feiras de Genebra atraíram compradores regionais e internacionais, especialmente da região italiana. A parte baixa de Genebra transformou-se num porto muito movimentado, repleto de mercados: cobertos e ao ar livre.

Casas, oficinas e moinhos foram construídos nas proximidades das pontes que ligavam as duas ilhas contribuindo largamente para o amplo desenvolvimento desta parte da cidade.

Entrou no mapa econômico mundial.

A Place du Molard, por exemplo, foi por muitos séculos o centro político e econômico de Genebra. Bem aqui, em 1 de Janeiro de 1533, Antoine Froment, discípulo de Guillaume Farel, um dos nomes fortes da Reforma em Genebra, pregou sobre as novas ideias religiosas, em um sermão público.

Do castelo só restou a bela torre chamada Torre da Ilha (Tour d’Ile) uma das mais bonitas estruturas da Genebra antiga.

Três pequenas janelinhas a adornam. Um lindo relógio está situado no topo. Na parede há uma informação que diz que está aberta de segunda à quarta das 08:30 às 16:30.

Infelizmente não conseguimos voltar para conferir.

Para saber mais sobre a Reforma Protestante em Genebra e conhecer um dos monumentos que celebra os líderes do movimento acesse o link bem aqui abaixo:

Muro dos Reformadores

+ Muro dos Reformadores

A Passarelle du Pont

Cais da Ilha de Genebra

A Passerelle du Pont

Atravessamos a Passerelle du Pont, uma bela e pequena passarela que se curva sobre o Rio Ródano. Do outro lado a Halle Nord – Espaço de Arte Contemporânea.

Visitamos sua livraria com livros magníficos de arte e arquitetura, postais incríveis além de uma vista maravilhosa para o Rio Ródano.

Um incêndio em 1670 destruiu a cidade velha.

O cais da Ilha de Genebra é uma linda região. A cada passo descobríamos um pouco mais da beleza e elegância desta cidade suíça. Ela seguia me seduzindo.

O dia apenas começava. A chuva estava aumentando de intensidade. Seguimos em frente.

Cais da Ilha de Genebra

Caminhando pela bela Genebra, sob o céu lindamente acinzentado

Se gostaram do texto, compartilhem em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Quer conhecer outro lugar lindo em Genebra?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Igreja Saint Germain

Venha espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo o charmoso Cais da Ilha de Genebra ficará guardado em seu Pinterest. 🙂

O cais da ilha de #Genebra, na #Suíça, faz parte da cidade velha. É uma área cheia de charme. Vem #viajar por esta linda cidade, caro #viajante. #Europa

By |2018-03-07T01:05:33+00:0028/11/2017|Categories: Genebra|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.