Duas CAFETERIAS no RECIFE para chamar de minhas

Eu tenho um forte caso de amor com o café. Ele é recente, é verdade e por isso mesmo volta e meia eu aprendo alguma coisa nova em relação a esta amada bebida. Por isso, fiquei muito feliz quando percebi que a cena de cafeterias no Recife está bem interessante.

Em um fim de semana na cidade para rever amigos queridos, eu consegui visitar duas cafeterias e cada uma delas com sua personalidade e à sua maneira, me conquistaram. Estou me divertindo bastante com a experiência de descobrir as diversas maneiras de saborear um bom café.

Malakoff Café

O Malakoff Café fica conjugado à recepção do Museu Paço do Frevo, instalado no antigo prédio da Western Telegraph, empresa inglesa de telégrafo. Isso por si só já me deixaria encantada, mas, além disso, a decoração do Malakoff  segue a influência do frevo.

De vermelho intenso, a cor da fervura, do amor e da paixão, pois o frevo é movimento e vigor, as paredes carregam nomes de grandes compositores brasileiros, lembrando nossa forte cultura.

Cadeiras de design variado, de madeira e pintadas de muitas cores e mesas cobertas de azulejos completam o cenário bem colorido.

Aeropress

Métodos de preparo do café

No cardápio, mais de 10 métodos artesanais no preparo do café. Pedi ajuda para entender aquilo tudo. Meu conhecimento até então se resumia ao expresso e ao café coado.

Recebi uma aula do sorridente e divertido garçom. Escolhi o aeropress, porque, segundo ele me disse, esse método produz um café com um misto de leveza e concentração, menos ácido e com mais corpo.

Ele trouxe o aeropress à mesa já encaixado na bela xícara (outro capítulo interessante do Malakoff. Um capítulo especial para amantes de xícaras como eu)  e me deixou empurrar o êmbolo até meu café ficar pronto.

Ótima escolha. Eu adorei este método. O café ficou de fato delicioso e o aroma maravilhoso.

O Museu Paço do Frevo

Eu (infelizmente) não consegui visitar o Museu Paço do Frevo em minha curtíssima temporada no Recife. Uma pena! Entretanto, a Klécia, que escreve lindamente para o blog Fui Ser Viajante esteve lá e nos leva a um passeio emocionante, sensível e cheio do fervor muito típico deste ritmo tão intimamente ligado à cultura pernambucana.

                         “O Museu Paço do Frevo é um verdadeiro mergulho em regionalismo, com muita poesia e interatividade.”, nos diz a Klécia sobre o Paço do Frevo.

Viaje com ela e se emocione, pois o frevo é pernambucano, é brasileiro, é coisa nossa.

+ O Museu Paço do Frevo, no coração de Recife

Cafeteria Santa Clara

Cafeterias no Recife

Decoração elegante da Cafeteria Santa Clara

Situada no bairro das Graças, em uma bela casa, a Santa Clara tem um ambiente muito acolhedor, com decoração clara, limpa e elegante.

O café vendido é o da marca Santa Clara com grãos vindos do cerrado mineiro e do sul de Minas. Eles têm oito maneiras de preparar o café. Então a gente escolhe o tipo de grão e o método. Senti-me como uma criança diante de um mundo inteiro de possibilidades.

Café Moka

Cafeterias no Recife

Café Moka

A garçonete foi muito atenciosa e me ajudou a escolher o método e o grão: o do cerrado mineiro tirado com método moka por derivar uma bebida mais intensa. Gostei muito! Um sabor e texturas novos para o meu paladar.

Aqui na Santa Clara eu não resisti e me rendi dois sabores bem nordestinos para acompanhar meu delicioso café: empada de queijo do reino (que eu conheço como queijo vermelho) e um petit gâteau de bolo de rolo. Muita perdição em um só lugar!

Conclusão:

Eu gostei muito destas duas cafeterias no Recife e se um dia voltar a visitar a capital pernambucana passo por elas novamente, para saborear um bom café.

Cafeterias no Recife

Endereços e horários de funcionamento das duas cafeterias no Recife:

Malakoff Café:

Praça do Arsenal da Marinha, dentro do Paço do Frevo no Recife antigo.

Terça a Sexta, das 09h00 às 17h00; Sábado, das 14h00 às 18h00; Feriados e Domingo, das 14h00 às 18h00. Fecha nos dias 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro. Fecha segunda.

Cafeteria Santa Clara:

Rua das Graças, 262, Graças.

De segunda a domingo, das 8h00 às 21h00.

Conheça outras cafeterias no Brasil

+ Saborear um bom café em Curitiba

Esse texto não é fruto de nenhum tipo de promoção ou parceria, sendo bem ao contrário disso produto de nossas escolhas e gostos pessoais

Clicando na imagem abaixo as duas cafeterias do Recife ficarão guardadas em seu Pinterest! 🙂 

Duas cafeterias no Recife, Pernambuco, Brasil, com estilos distintos. Em comum bons cafés com variados métodos de preparo e bonitos ambientes.

By |2018-04-26T07:51:32+00:0019/07/2017|Categories: Recife|Tags: |27 Comentários

27 Comments

  1. Juliana Moreti 19/07/2017 em 16:02 - Responder

    Ana
    Venha para Sampa! Faremos um super tour “cafeeiro” aqui pelo centro!
    😉
    Moka é o meu café santo de todo dia e foi graças ao “Hominho de Bigode” (aka Bialetti – rsrsrs) que passei a amar café (minha paixão também é recente).
    No entanto, eu não me dei bem com o Aeropress ou com qualquer outro processo… Trauma de infância (é para se contar, não para escrever – hahahaha)… Preciso do pretinho bem preto e forte!
    hehehe

    • Analuiza Carvalho 19/07/2017 em 19:17 - Responder

      Promessa é dívida hein, Ju?! É possível que eu vá à Sampa este ano ainda e quero esse tour!!! rsrsrs Ah! Tenho lindas xícaras do hominho compradas em Milão… pensei no chamego que tenho com elas! rsrsrs

      E quero, com certeza absoluta ouvir esta história aí! Com muitos bons cafés! rsrsrs beijocas

  2. maytescaravelli 21/07/2017 em 05:34 - Responder

    Eu gosto de café, mas não conheço nadinha sobre o assunto! Apenas aprecio o café na minha xícara rs, agora pensar que tem oito maneira de preparar um determinado café? Isso é novidade rs e eu fiquei super curiosa!

    O meu conhecimento se resume em: expresso, café com leite e capuccino (ainda corro o risco de ter falado besteira, pois fiquei na dúvida se os dois últimos entram na categoria) rsrsrs

    Eu adoro cafeterias, eu tenho uma paixão por esses cantinhos e confesso que em todas as minhas viagens eu sempre tento inclui-las no meu roteiro! Acho que esse tipo de lugar só tem gente feliz =D

    Se bolo de rolo já é bom e petit gâteu é maravilhoso, não consigo imaginar um petit gâteau de bolo de rolo, deve ser dos Deuses isso! Já o queijo vermelho fiquei curiosa, nunca ouvi falar.

    Beijinhos e torcendo para logo logo a gente se conhecer em alguma cafeteria desse mundão!

    • Analuiza Carvalho 21/07/2017 em 14:30 - Responder

      Oi Maytê… estou no mesmo patamar. Quando comecei minha jornada pelo mundo do café, eu nem sabia que existia café em grão, para moer, solúvel, expresso… A cada dia uma nova descoberta! E estes lugares são uma delícia!!!! Vamos nos encontrar em qualquer lugar lindo do mundo em uma mesa com café para novas descobertas! 🙂 beijocas

  3. Fabricio 21/07/2017 em 11:42 - Responder

    Segundo post do Recife que eu esbarro hoje, sério, já foi pra minha lista de destinos. =)

  4. rui batista 21/07/2017 em 12:22 - Responder

    Cada uma com melhor aspecto do que outra. Assim despertam-me a vontade :))

  5. Alessandra 21/07/2017 em 21:20 - Responder

    Nossa que lugares deliciosos. Tomar um cafezinho e comer um quitute delicioso como estes é tudo de bom. Ótimas dicas, belo texto. Parabéns.

  6. Pedro Henriques 22/07/2017 em 11:27 - Responder

    Achei muito interessante este artigo, sobretudo porque sou um amante do café 🙂 Obrigado pela partilha!

    • Analuiza Carvalho 22/07/2017 em 18:14 - Responder

      Ah, Pedro então somos dois! É um amor recente, mas devo dizer que é intenso! rsrsr bjuus

  7. Klécia Cassemiro 22/07/2017 em 13:12 - Responder

    Ana, você deve ter sido uma irmã gêmea de alma em outra vida! Como podemos ter tantos gostos iguais? Adoro café, e visitar cafeterias em especial é uma paixão que cultivo desde 2011. A Malakoff é uma das minhas queridas de Recife. A Santa Clara eu ainda não conheci, mas já anotei!
    Obrigada pela referencia ao Fui Ser Viajante, que ficou linda demais! Muito carinho da nossa parte aqui com o Espiando também! O Paço do Frevo vale mesmo a visita e espero que você retorne em breve a Recife para conhece-lo!
    Espero que a gente se encontre logo numa cafeteria da vida para contarmos histórias e bebermos café – na aeropress ou em qualquer outra das formas de preparo.
    AH, e nunca tinha ouvido chamar queijo do reino de queijo vermelho. Essas regionalidades não são mesmo encantadoras?

    Beijinhos

    • Analuiza Carvalho 24/07/2017 em 20:26 - Responder

      Eu adoro esses regionalismos. Eles são puro charme e identidade! Eu estou descobrindo um mundo inteiro depois que comecei a gostar de café. São muitas as possibilidades gustativas e estou verdadeiramente encantada! Um encontro em alguma cafeteria por ai vai ser um encontro desses para entrar no álbum de boas recordações, tenho certeza!

      Pois é, o Paço do Frevo está na lista; mais ainda depois que eu o vi por dentro no Fui Ser Viajante! Aliás, um prazer enorme ter o FSV por aqui, sempre apresentando lindamente os lugares por onde passa. 🙂 Por mais belos textos aqui e lá. beijocas

    • Analuiza Carvalho 24/07/2017 em 20:28 - Responder

      Ah! E com certeza andamos juntas por aí em outras vidas e andamos desenvolvendo gostos parecidos. rsrsrsr bj

  8. Eu adoro café. Todos os dias bebo! Não passo sem ele a seguir ao almoço. Bom saber que em Recife há bons sítios para beber…

    • Analuiza Carvalho 24/07/2017 em 20:19 - Responder

      Recife está cheia de deliciosas cafeterias Catarina! 🙂 Eu também não vivo sem café e estou descobrindo um mundo inteiro dessa bebida amada. 🙂 bj

  9. Rayane Azevedo 23/07/2017 em 02:57 - Responder

    Vou contar um segredo: antes eu não gostava de café! Achava enjoativo…
    Aí, comecei a ficar com preguiça de fazer o meu próprio café-da-manhã e bebericava (a contragosto) o cafézinho que minha mãe fazia bem cedo. Hoje sou apaixonada por café e se deixar, tomo o dia todo!
    Adorei o artigo!!

    • Analuiza Carvalho 24/07/2017 em 15:16 - Responder

      oi Rayane… já que você me contou um segredo, vou te contar outro: foi meu marido quem me viciou! Eu também não gostava. Agora sou apaixonada, estou encantada com este mundo do café e como você, se deixar todo o dia todo! rsrsrs bj

  10. Vanessa V Macagnan 23/07/2017 em 12:32 - Responder

    Engraçado que eu amo conhecer cafezinhos charmosos mas não consigo mais tomar café puro, só com leite (me julguem rss).Minha cunhada também não curtia mas meu irmão a viciou hahahaha

    • Analuiza Carvalho 24/07/2017 em 15:14 - Responder

      Ah, Vanessa!!! Um café com leite tem muito, muito valor!!! Uma bebida bem feita é sempre uma bebida bem feita! Siga firme no seu café com leite que eu adoro também!!! 🙂 bjus

  11. angiesantanna 23/07/2017 em 15:57 - Responder

    que interessante oferecerem tantos tipos de coação de café, eu sou muito noob nisso, não saberia dizer pelo gosto qual é qual! muito gentil do garçom explicar certinho todos!

  12. Mapa na Mão 23/07/2017 em 17:17 - Responder

    Sabe, Ana, eu não bebo café, mas amo cafeterias também, heheheheeh. Amo os bolos, doces, enfim, sempre me enfio em uma também para conhecer e provar. Eu me apaixonei por esse petit gateau de bolo de rolo, ai, que fofo! Amei o post.

    • Analuiza Carvalho 24/07/2017 em 20:16 - Responder

      Obrigada Michela… Eu adoro cafeterias, cafés e tudo que envolve estes lugares maravilhosos e este gateau estava escandaloso de tão bom! rsrsrs bj

  13. Malakoff Café 16/11/2018 em 10:02 - Responder

    O Malakoff Café agradece o lindo poste a visita, Analuiza! Obrigado e volte sempre! Temos uma outra unidade no bairro do Prado que é bem aconchegante e é nossa loja-conceito. Agora, estamos com franquias. Quem sabe você não se depara em breve com algum Malakoff café na sua cidade? Abração!!!

    • Analuiza Carvalho 19/11/2018 em 11:06 - Responder

      Fico feliz que tenham gostado do texto, porque eu passei momentos deliciosos no Malakoff Café! Volto sempre que puder, com certeza!! Bom saber sobre a nova unidade e mais ainda que a qualquer momento eu posso me deparar com um Malakoff Café por este Brasilzão e me deliciar com seus deliciosos cafés! Já sonhando, já sonhando!!!! rsrsrs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.