6 CAFETERIAS em Buenos AIRES

Eu adoro um bom café! Por isso, claro, não perdemos a oportunidade de visitarmos algumas cafeterias em Buenos Aires, em diversos bairros da cidade.

A maioria dos cafés que bebemos na capital argentina foram feitos com blends de café brasileiro com café colombiano. Não gostei muito da combinação. Além do mais, o café que eles tiram por lá, com exceções, é fraco para o meu paladar.

Entretanto, tomei alguns ótimos cafés

Como eu adoro o ritual de entrar em uma cafeteria – se for charmosa então… – pedir um café, observar o movimento, bebê-lo em pé no balcão ou sentada em uma mesa, posso afirmar que tivemos boas experiências nas cafeterias de Buenos Aires.

Florida Garden

Cafeterias em Buenos Aires

Florida Garden: fachada e interior

Cafeterias em Buenos Aires

Florida Garden: café em louça retrô

A Florida Garden é uma cafeteria com ambiente antigo, bem a cara de Buenos Aires. Com um salão amplo estava movimentado quando chegamos por ali, no meio da manhã.

Muita gente chegava, tomava um café na barra, comia um pão de miga e seguia seu rumo. Pela maneira como falavam com os garçons, pareciam clientes habituais.

Nós também recebemos tratamento atencioso.

Optamos por tomar nosso café no balcão, que foi servido em linda xícara com ar retrô. O café veio acompanhado de gostosos biscoitinhos com goiaba.

Lemos o jornal Página 12, pagamos a conta no caixa e saímos.

Endereço:

Calle Florida, 899

Horários:

De segunda-feira a sexta-feira: das 06:00 às 00:00

Sábados: 06:00 às 23:00

Domingos: 08:00 às 23:00

A Florida Garden faz parte dos Cafés Notáveis.

Cafés notáveis

Algumas cafeterias em Buenos Aires foram declaradas pelo governo municipal patrimônio cultural de Buenos Aires, os denominando de Cafés Notáveis (Cafés Notables).

Os critérios adotados são a trajetória da cafeteria, bem como sua antiguidade, arquitetura e tradição. Eles estão espalhados pela cidade. Aqueles que o são, costumam colocar um cartaz na porta, informando.

Tienda de Café

Cafeterias em Buenos Aires

Tienda de Cafe (em ordem cornológica): fachada, salão, balcão, setor de uso exclusivo de celíacos

Cafeterias em Buenos Aires

Tienda de Cafe

A Tienda de Café tem ambiente mais moderninho, carregado na madeira, com decoração minimalista e linda. Assim como a Florida Garden, esta cafeteria é cercada por um janelão que nos permite ampla vista da movimentação da rua.

O café veio acompanhado de delicioso biscoitinho com doce de leite.

Um detalhe chamou minha atenção na Tienda de Café: havia, na unidade que fica na Av. Santa Fe, 1806, um setor de uso exclusivo celíacos.

Horários:

Segunda-feira a sábado: de 07:00 às 23:00

Domingos: 09:00 às 22:00

Havanna Café

Cafeterias em Buenos Aires

Havanna Cafe

Cafeterias em Buenos Aires

Cafezinho gostoso no café

Há quem não goste por ser muito turístico, mas eu não ligo para este detalhe. No Havanna eu tomei um dos melhores cafés na cidade.

Pedi ainda um alfajor com muito cacau (70 %) e doce de leite: delicioso. Havanna é uma de minhas marcas favoritas.

O Havanna que fica na Avenida Corrientes, 1225 é pequenininho, com a decoração típica, estava lotado e tivemos que esperar por uns 10 minutos até vagar uma mesa.

Crisol Café

Cafeterias em Buenos Aires

Crisol Café: fachada e interior

Cafeterias em Buenos Aires

Café pelas ruas de Buenos Aires

O Crisol Café é contemporâneo, com detalhes em amarelo e ambiente muito fofo. Encantador. Uma pena que paramos aqui apenas para um café to go. Bom, já que estamos em Buenos Aires café para llevar, soa melhor.

O Crisol tem duas particularidades: estacionamento para bike, no melhor estilo pedal e café – dupla perfeita, além de ser cafeteria pet friendly. Eles não só aceitam sua mascote, como os convida a frequentar o lugar.

O café aqui foi excelente: forte, negro, potente, ristretto. Caminhar pelas ruas porteñas com este delicioso café foi uma experiência das mais aprazíveis.

Fomos ao mais novo de seus endereços: Pueyrredón 2401

Café Monet

Salão do Café Monet

Cafeterias em Buenos Aires

Café Monet: expresso e pão de miga

Antigo, charmoso, agradável: o Café Monet é do jeitinho que eu gosto. Tem ar porteño, cheio de antiguidade.

Pedimos café e pão de miga: para mim, natural, para Léo tostado. Estes clássicos argentinos estavam deliciosos. O mesmo não posso afirmar do café, que tinha sabor estranho.

Contudo, antes que pudéssemos esboçar qualquer reação, o garçom trocou dizendo que aquele não estava bom. Para acompanhar, diversos biscoitinhos amanteigados. Também aqui eu tive a sensação de que os clientes eram habituais.

Na mesa ao lado da nossa, um senhor tomava café e lia um livro. Até que, de repente, ele ficou levemente agitado. Uma senhora entrava no Cafe Monet. Ela sentou-se, ele a ajudou e rapidamente chamou o mesero para anotar seu pedido. Um encontro na melhor idade?!

Lindo de morrer!

Endereço:

Av. Pres. Manuel Quintana 400, Recoleta

Horários:

Todos os dias das 07:00 às 00:00

Starbucks Coffee

Cafeterias em Buenos Aires

Starbuks

Cafeterias em Buenos Aires

Café com medialuna

Não entro com frequência na rede americana de cafés porque sempre prefiro experimentar as caras locais, mas ocasionalmente tomamos um café na Starbucks. Assim o fizemos em nossa última manhã em Buenos Aires.

Como a que visitamos na Av. Comodoro Martín Rivadavia 1560 fica próxima a uma Universidade a cafeteria estava animada com o burburinho dos estudantes.

Tomei um ótimo expresso com grãos da Guatemala e comi uma medialuna com queijo que estava ok.

Cafeterias em Buenos Aires

Cafeterias em Buenos Aires

Cafeterias em Buenos Aires

Todos os cafés que experimentamos foram do tipo expresso e exceto o Florida Garden e o Café Monet, todas as demais cafeterias em Buenos Aires que nós entramos tinham múltiplos endereços na cidade.

Uma coisa me chamou a atenção em quase todas elas: a alta porcentagem de clientes da melhor idade, o que para mim sempre significa apropriação dos espaços e consequentemente uma sociedade mais saudável.

A média de preços girou em torno dos 50 pesos, cerca de 2,90 dólares.

O atendimento em todas foi eficiente, gentil e simpático.

Este texto não é fruto de parceria de qualquer natureza sendo bem ao contrário disso, produto de nossos gostos e escolhas pessoais.

Além das cafeterias em Buenos Aires nós também fomos a lugares que tinham em seus cardápios deliciosas empanadas. No link abaixo está um desses lugares.

+ Empanadas e pizzas em Buenos Aires

Clicando na imagem abaixo as “Cafeterias em Buenos Aires” ficam guardadas em seu Pinterest! 🙂 

6 cafeterias em Buenos Aires, Argentina para bons cafés e ótimas experiências com esta bebida tão amada

By |2018-03-07T01:05:58+00:0004/10/2017|Categories: Argentina|Tags: , |6 Comentários

6 Comments

  1. Klécia Cassemiro 05/10/2017 em 16:02 - Responder

    Ana,
    vi café no título e logo entrei no post! hahah
    Eu não gosto muito do café em BsAs – acho caro e fraco. Eu tenho uma brincadeira com Rafael que, no caso de BsAs, vinho é mais barato que café e água, então passo os dias regando o fígado com a bebida de Baco rs
    De toda forma, nao resisto e sempre paro de novo numa cafeteria – mas não lembro de ter provado nenhuma dessas locais que você citou – gostei de uma perto que achei razoavelmente perto do Bairro chinês, que visitei depois do estádio do River. Mas quem disse que lembro o nome?
    A starbucks eu gosto muito do ambiente, mas só vou aqui no Rio. Mas de todas as cafeterias portenhas, a Tortoni ainda será minha favorita. O café é da mesma forma fraco e infinitamente mais caro, mas o que é aquele salão? Mesmo motivo que me leva a voltar sempre e sempre na Colombo – só pra sentar naquelas cadeiras, mirar aqueles espelhos e me imaginar na Belle Époque! Sou boba, eu sei 🙂

    • Analuiza Carvalho 05/10/2017 em 19:18 - Responder

      oi Klécia… concordo contigo sobre o café em BUE, mas eu não resisto a uma cafeteria e todo o ritual que envolve o café, além de gostar de me misturar à vida local!

      Naquela área perto do bairro chino tem muita, muita cafeteria. Fiquei tentada a entrar em todas, mas o corpitcho não aguenta tanta cafeína né?! rsrsrs

      Tem anos que não vou ao Tortoni, apesar de curtir e muito um ambiente clássico e antigo, ficou muito barulhento e agoniado. Acredita que quando passei em frente nessa última viagem tinha uma fila de mais de 40 pessoas?! O mesmo aconteceu em minha última vez no centro do Rio ao tentar entrar na Colombo, lugar que também adoro, mas só vou quando não tem fila. rsrsr Sou boba igual. Adoro uma visitinha ao passado, sem tirar o pé do presente. rsrsrs bjus

  2. Ivana 19/10/2017 em 09:29 - Responder

    Que massa, amiga! E que bom que agora vc tem “olhos” para o meu mundo celiaco! Agora vou poder viajar para qualquer lugar já sabendo onde ir! Obrigada!

    • Analuiza Carvalho 20/10/2017 em 10:42 - Responder

      Pois é… agora que tenho uma amiga celíaca, estou mais observadora, buscando lugares aptos para que você possa desbravar este mundo lindão! 🙂 bjus

  3. Viviane Carneiro 27/12/2017 em 12:28 - Responder

    Adorei as dicas! Gosto muito de conhecer cafeterias. Dessa lista só conheci a Havanna. Quando voltar a Buenos Aires já quero conhecer as outras.

    • Analuiza Carvalho 27/12/2017 em 12:38 - Responder

      oi Viviane… para quem gosta de um café, um docinho ou um salgado (ou tudo isso) visitar cafeterias é mesmo uma delícia né?! Eu adoro! Se deixar saio fazendo um coffee crawl pelas cidades que eu visito! rsrsr Em Buenos Aires gostaria de ter ido em muitas outras. rsrs bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.