[8 on 8 ]Bela ITÁLIA de variados e superlativos ADJETIVOS!

Itália, bela Itália… Estivemos no país em duas viagens distintas, 15 dias em cada uma delas. Na primeira ocasião circulamos pelo Vêneto, nordeste italiano, e também Lombardia, no noroeste. Já na segunda viagem circulamos pela Toscana, no centro da Itália. Foram dias incríveis e inesquecíveis, cheios de cultura, arte, história e boa gastronomia.

Cada uma das cidades que conhecemos guarda sua própria identidade, com características distintas e marcantes! Em comum, todos eles são fotogênicos, amigáveis e lindos, muito lindos. Ah, bela Itália de tantos adjetivos marcantes!

Em nossos dias italianos nos entregamos aos prazeres da boa mesa: vinho e massa! Doces, sorvetes e cafés! Mergulhamos em suas histórias citadinas, fascinantes e cheias de variados personagens! Fizemos longas e lentas caminhadas, com e sem rumo. Andamos, andamos muito por esta bela Itália!

O projeto [8 on 8] deste mês de outubro tem como tema 8 motivos para visitar… Itália me veio à mente quase de imediato, então por isso, agora, um pouco da bela Itália!

O Projeto 8 on 8

O [8 on 8] é um projeto coletivo que propõe uma viagem através de imagens que representam um determinado tema definido mês a mês. O recorte de um lugar está intimamente ligado à maneira como os indivíduos olham, sentem e interpretam o mundo a sua volta.

Olhar uma imagem causa um misto de emoções. Imagens são fontes de inspiração e permitem ao seu observador as mais variadas sensações e interpretações.

Pádua

Pádua foi a primeira cidade que nós visitamos na Itália. Chegamos de trem numa manhã cinza, com movimento para todo lado e rapidamente eu me encantei com as ruas tortuosas e bela arquitetura desta pequena e elegante cidade. Nunca me cansei de caminhar por ela.

A Basilica di Sant´Antonio, onde estão os restos mortais de Santo Antonio, incluindo sua língua (!), o Palazzo dela Regione, Tribunal de Justiça medieval e as piazzas da cidade são apenas algumas das riquezas de Pádua.

Contudo, o lugar mais extraordinário de todos, estupendo mesmo, é a Capella degli Scroveni. Ao entrarmos, somos tomados de assalto e surpresa diante de tamanha beleza. Os afrescos do mestre florentino Giotto que adornam a capela são incríveis! Um lugar inesquecível!

Dica: corra a meia maratona de Pádua, para sentir a vibração, o acolhimento, a alegria e a gentileza dos italianos nordestinos!

Ficamos 3 noites na cidade.

Veneza

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Em Pádua, nós tomamos outro trem para Veneza. Jamais, enquanto viver (acho que até mesmo depois de morta) vou esquecer do que senti ao sair da estação de trem e me deparar com o Gran Canale! Veneza é a cidade mais fabulosa que eu já visitei na vida. Absolutamente inusitado uma cidade onde as ruas são canais!

Veneza é tão atraente que a gente até resiste em visitar os lugares, mas entrar na Basilica di San Marco, maravilhosa e no Palazzo Ducale, incrível, são deleites para os olhos e para a alma. Assistir uma ópera é de fazer o coração bater mais forte.

Dica: ande de vaporetto à noite e se delicie com Veneza lindamente iluminada por suas luzes artificiais.

Passamos 4 noites em Veneza, hospedados na ilha.

Verona

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Outro trem nos deixou em Verona. Deixei Veneza com lágrimas nos olhos, mas cheguei feliz na terra de Romeu e Julieta! Cenário da sensacional Divina Comédia, esta é mais uma cidade encantadora nesta bela Itália, com traços romanos ainda tão bem preservados!

A arena romana do século I, a Ponte Scaligero, o mercado da Piazza Erbe, os túmulos dos Scaligeri, a Casa de Julieta… personagens e lugares diversos, imaginários e reais, de épocas distintas que nos levam a variadas viagens por esta pequenina Verona de tantas facetas.

Dica: se entregue ao happy hour. Os bares ficam cheios, as pessoas nas ruas com seus drinques, tapas e muita animação.

Passamos 2 noites em Verona

Milão

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

De novo, nós no trem, desta vez como destino final Milão. Fashion, elegante, linda! Milão é apaixonante. Passado poderoso e presente glamouroso, a cidade é maravilhosa! Diferente do que me fizeram acreditar antes de aportar por lá, eu achei esta uma cidade vibrante!

As sensacionais agulhas do Duomo, a belíssima Galleria Vittorio Emanuele, o Castello Sforzesco… alguns dos lugares para serem vistos, visitados, admirados nesta interessante cidade italiana.

Dica: ver de perto umas das obras mais esplêndidas, espetaculares do mundo – Il Cenacolo de Leonardo da Vinci para a igreja de Santa Maria delle Grazie. Para mim, foi como estar diante realmente da última ceia de Jesus com seus apóstolos.

Passamos duas noites em Milão (um erro)

Florença

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Outra viagem nos levou a Florença, uma de minhas cidades favoritas nesta tão bela Itália. Florença reúne muito do que mais amo nesta vida: arte (dentro e fora de museus), história antiga e preservada, incrível arquitetura velha, excelente gastronomia, beleza e a possibilidade de longos deslocamentos a pé.

Florença é incrível tanto ao ar livre quanto visitando suas galerias e palácios. Explorei tudo o que pude: Galleria dell´Accademia, Spedali degli Innocenti, o Duomo, o Batistério, o Bargello, Santa Croce, Ponte Vecchio, Uffizi, Piazza dela Signoria e o Palazzo Vecchio, Palazzo Pitti, Piazzale Michelangelo, San Miniato al Monte…

Pores do sol fabulosos, cânticos gregorianos… Sim, a lista é imensa e para todos e cada um desses lugares que visitei posso usar adjetivos como extraordinário, fabuloso, esplêndido, magnífico, notável… Tudo em Florença cabe em superlativos.

Dica: desfrute de passeios pelas bordas do Rio Arno em variadas horas do dia. Suas cores mudam lindamente, especialmente nas primeiras horas da manhã, no entardecer e com as luzes da cidade acesas.

Passamos 15 noites incríveis em Florença.

Fiesole

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Fiesole fica tão perto, tão perto que nem parece que saímos de Florença. Localizado nas colinas que rodeiam a cidade renascentista, o pequeno vilarejo, além de nos ofertar uma vista maravilhosa dos contornos da Toscana, ainda guarda ruínas romanas que nos transportam para um passado distante.

Um ônibus nos levou até o vilarejo e lá passamos o dia em preguiçosa exploração. Apesar da proximidade com a potente cidade florentina, Fiesole mantém uma deliciosa atmosfera de tranquilidade, um sossego agradável e atraente. Em nossas caminhadas, encontramos muitas vezes o silêncio e ruas desertas.

Dica: almoce por lá e durante a tarde, busque pelos pontos que oferecem as melhores vistas.

Fizemos um bate/volta desde Florença e passamos o dia

Siena

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Pegamos um ônibus em Florença e seguimos para Siena. Foi amor à primeira vista, ou talvez amor ao primeiro café. Chegamos no início da manhã, as ruas sinuosas, labirínticas sendo tomadas aos poucos por moradores.

As cafeterias estavam cheias daquele movimento matinal que eu adoro, mantendo ao mesmo tempo um delicioso ar de mansidão e placidez.

A Piazza del Campo com seu formato incomum e o Palazzo Pubblico, dominando a praça, a Piazza del Mercato, maravilhosa com sua arquitetura amontoada e vida cotidiana. O Duomo, o Batistério, a vista da cidade, o Santuario e Casa di Santa Caterina… Siena guarda lugares antigos, velhos, apaixonantes…

Dica: fique para ver o entardecer e as cores do céu de Siena que assumem tonalidades belíssimas.

Fizemos apenas um bate/volta de Florença e passamos o dia

Pisa

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Pegamos um trem em Florença e seguimos para a famosa Pisa. É uma sensação incrível estar diante de um dos grandes monumentos do mundo. A torre torta, a inconfundível Torre de Pisa, estava ali, ao alcance de nossas mãos e olhos… Todo o complexo: o Batistério, o Duomo, o Campanário (a torre) e o Camposanto no Campo dei Miracoli é sensacional!

Entretanto, Pisa é mais que seu interessante complexo localizado no Campo dos Milagres. A cidade é linda com suas ruas sem traçado definido e piazzas. A Piazza dei Cavalieri onde está o Palazzo dell`Orologio – cenário de A Divina Comédia, remodelada por Vasari, a arquitetura da cidade, antiquíssima, os cenários às margens do Arno… Pisa é bela, muito bela!

Dica: almoce em Pisa! Escolha um dos muitos restaurantes com mesinhas ao ar livre para comer uma boa massa,  beber um bom vinho e desfrutar da atmosfera.

Fizemos bate/volta desde Florença e passamos o dia

FIM

Leia também os outros textos do projeto 8 on 8, 8 motivos para visitar…:

Let’s Fly AwayPontos turísticos de Washington. 8 motivos para visitar o Lago Tidal Basin| Destinos por onde andei… – Motivos para visitar o Porto, 8 inspirações| Entre Polos –  8 Motivos para Visitar o Egito Agora!Travel Tips Brasil Cafayate: 8 motivos para visitar o norte Argentino| Viajante Econômica – 8 motivos para visitar Milão | Chicas Lokas – 8 motivos para viajar para Canela | Mulher Casada Viaja –  8 Motivos para NÃO visitar à Costa Amalfitana no verão

Quer conhecer outro tema bacana do Projeto 8 on 8?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Velhas e memoráveis cidades pelo mundo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo              Uma viagem pela bela Itália #italia #viagem #espiandopelomundo

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesse 8 on 8 | Bela Itália ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

8 on 8 | Bela Itália

Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por esta bela Itália, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2019-10-08T12:01:24+00:0008/10/2019|Categories: A Arte de Viajar|Tags: |14 Comentários

14 Comments

  1. Cecilia 12/10/2019 em 21:17 - Responder

    Adorei a sua visita à Bela Itália. Não conheço ainda todas as cidades citadas. Apenas conheci Milão e concordo que dois dias são insuficientes para aquela cidade. Adoro fazer bate-volta e já anotei suas dicas de ficar em Florença e aproveitar as cidades próximas, que por sinal estão nos meus planos futuros. Obrigada por compartilhar tão bem sua experiência conosco.

    • Analuiza Carvalho 26/10/2019 em 11:21 - Responder

      oi Cecília… bem fez você em ficar mais dias em Milão! Florença é incrível. Minha sugestão: se pretende fazer bate/volta fazendo de Firenze sua base, fique mais dias na cidade, porque esta é uma das mais atraentes e artísticas cidades da Itália e há muito o que ver/fazer por lá. bjokas

  2. Lulu Freitas 13/10/2019 em 13:21 - Responder

    Que lindo giro pela bela Itália. De todas as cidades que você listou só não conheci Fiesoli. Senti o mesmo que você ao chegar em Veneza. Sem dúvidas, o lugar até hoje que mais me surpreendeu e encantou ao mesmo tempo. Indescritível! Amei o post!!!

    • Analuiza Carvalho 25/10/2019 em 12:36 - Responder

      oi Lulu… que feliz que gostou deste meu passeio pela Itália. Um país cheio de lugares maravilhosos para serem visitados. Que pena que não subiu à Fiesole… tão pertinho de Firenze!!! E linda, linda… 🙂

  3. Zudi Dadalt 13/10/2019 em 18:22 - Responder

    Adorei ler esse post roteiro. Que maravilha deve ter sido passar 15 dias em Florença, uma das minhas cidades favoritas na Itália. A bela Itália é com certeza o país dos adjetivos marcantes. Sempre por ler seus relatos apaixonantes Analuiza. Bjs

    • Analuiza Carvalho 27/10/2019 em 12:34 - Responder

      Que bom que gostou desse passeio pela bela Itália, Zudi! Foi mesmo incrível passar duas semanas em Florença e sabe?! Foi pouco! 🙂 rsrs bjokas

  4. Marcia Picorallo 14/10/2019 em 09:50 - Responder

    Preciso dizer que amei este post? Ah, como adoro a Itália, e meu sonho de viver lá nem que seja por alguns meses ainda não morreu… Adorei sentir novamente o impacto de sair da estação de trem e ver Veneza, como você bem descreveu, uma experiência inesquecível.

    • Analuiza Carvalho 25/10/2019 em 17:34 - Responder

      oi Marcia… Você não acha que a Itália comporta muitos países num só país?! Cada região é tão diferente da outra! Quero muito voltar para ver mais terras italianas!

      Eu também gostaria de passar uns dois meses vivendo no velho mundo, mas acho que escolheria Londres. 🙂 bjs

  5. Mariana Menezes 14/10/2019 em 13:33 - Responder

    Quanto motivo bom para visitar a bela Itália, Ana! Alguns desses lugares eu não conheço, mas gostaria muito de conhecer como Verona e adorei saber do happy hour. 🙂
    Já adicionei na lista de corridas pelo mundo a meia maratona de Pádua, valeu a dica! Ótimo post! Beijos, Mari

    • Analuiza Carvalho 26/10/2019 em 10:37 - Responder

      A Itália comporta mesmo muitos países né Mari, de tantas regiões distintas que possui! Corra a meia ou a mara de Pádua. Vale muito! Se jogue no happy hour de Verona que é animado e tranquilo ao mesmo tempo! Viver a Itália!!!! bjokas

  6. Denise Barreto 24/10/2019 em 07:26 - Responder

    Da Itália, conheci apenas Veneza e amei com todas as minhas forças rs
    Gostei muito da sua lista. Cheia de lugares que quero conhecer e alguns que nem tinha cogitado.
    Bjs!

    • Analuiza Carvalho 25/10/2019 em 10:31 - Responder

      oi Denise… Veneza impressiona, não?! Que cidade incomum!!!! Deliciosamente incomum! 🙂 A Itália tem mesmo muitos lugares para serem visitados. Já estive lá 2x e tem tanta cidade ainda que quero conhecer! bjs

  7. Gisele Prosdocimi 29/10/2019 em 23:58 - Responder

    A Itália é o país que mais gosto de visitar, já estive por lá em três oportunidades, e espero que se repitam inúmeras vezes, porque há tanto o que conhecer, aprender, experimentar, saborear, e inúmeros outros verbos prazerosos e que fazem tão bem à vida.
    As fotos estão divinas, não estive em todas estas cidades, mas as que conheci estão guardadas no coração e as que ainda não vi, estão na interminável lista de desejos.
    Grande beijo, parabéns pelo excelente post, como sempre.

    • Analuiza Carvalho 31/10/2019 em 11:29 - Responder

      oi Gigi… eu também acho a Itália um país muito interessante, bom de se visitar! Múltiplo! Eu estive apenas duas vezes por lá, mas quero voltar outras tantas! 🙂 bjus

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.