Um BONITO por do SOL no BATTERY Park em NOVA YORK

Durante nossos dias em Nova York nós vimos bonitos pores do sol nas mais diferentes regiões da cidade. As cores do outono nova yorkino me surpreenderam, e encantaram, muito. Naquela dia Leo e eu assistimos a um lindo entardecer no Battery Park.

Entre moradores e visitantes, observamos o colorido das paisagens, variando de acordo com a mudança sutil da luz que incidia sobre a cidade: pálida, fria. O por do sol teve o sabor de sempre: de beleza, encantamento e de familiaridade que este tipo de espetáculo proporciona em qualquer canto do mundo. O curioso do por do sol é que apesar desse seu aspecto conhecido e banal, cada um deles é único e carrega sua própria história.

Aquele entardecer no Battery Park não foi diferente! Quando saímos do Castle Clinton, um de seus habitantes, que nos contou sobre a velha Nova York, o dia já iniciava seu ritual de despedida. Ele não estava afobado ou sôfrego em sua partida, ao contrário saía lentamente de cena.

O Battery Park em Nova York

O Battery Park com as luzes do entardecer de Nova York

Battery Park em Nova York

Do Battery Park, a Baía de Nova York

Localizado em Lower Manhattan, à beira da Baía de Nova York, uma porção marítima (Oceano Atlântico) localizada nas proximidades da barra do Rio Hudson, o Parque Bateria, numa tradução muito livre, forma um amado e interessante contraste com a urbanidade da cidade: árvores e edifícios. Tranquilidade e agitação.. Em busca de nova rota para as Índias, o navegador italiano Giovanni da Verrazzano passou por aqui no ano de 1524.

Ele é bonito, o parque, misturado à cidade. Os cenários que se formam aqui são maravilhosos.  Tudo ali, naquele fim de tarde era luz e movimento, som e silêncio. Pessoas, prédios e árvores. Uma tranquilidade pairava sobre tudo. Não havia urgência no Battery Park. Não havia ansiedade.

Battery Park em Nova York

Árvores e prédios. Cores e luz. Cenários do Battery Park em Nova York

Era uma energia estimulante estar afundada ao mesmo tempo nos aspectos mais urbanos de Nova York traduzidos em sua arquitetura moderna, quanto na placidez de sua natureza. As belas paisagens se rompiam em variadas generalidades, os edifícios ali, as árvores e flores aqui, a água mais adiante, tudo isso carregando sua própria força e individualidade, se rompendo e se juntando para compor visuais cambiantes cheios de textura e forma.

Interessante como tudo muda com um atravessar de rua: da Pearl Street de onde nós chegamos para a orla da baía, tudo, energia e cenário, mudaram drasticamente, sem no entanto se ignorarem. Um coabitar harmônico nesta cidade de muitas faces.

Um por do sol assistido no Battery Park em Nova York com um dos seu símbolos – a Estátua da Liberdade – compondo o lindo cenário

Battery Park em Nova York

Ela, a Estátua da Liberdade sob as belas cores do entardecer em Nova York no Battery Park

Battery Park em Nova York

Lá estava ela, a Liberdade iluminando o mundo sob as cores do outono de Nova York

Caminhamos pelo parque. Muito. Naqueles momentos éramos apenas observação, contemplação e sentimento. Silêncio. Fazíamos parte daqueles jardins e alamedas estreitamente relacionados ao cotidiano da metrópole. O Battery Park foi elaborado nos anos 1850 quando o governo de Nova York começou a investir na construção de parques pela cidade.

Ao chegarmos à orla da Baía de Nova York, nos deparamos com ela,  senhora da cidade, a Estátua da Liberdade! Presente do povo francês (1886) ela simboliza a liberdade do povo americano, além de ser um aceno de boas vindas aos milhares de imigrantes vindos de outros países.

Principalmente em décadas passadas, quando tantos e tantos imigrantes chegaram à cidade depois de dias navegando, a primeira coisa que avistavam era a sra. Liberdade. Qual não deve ter sido o tamanho da emoção e do temor, da esperança e da tristeza daquelas pessoas!

Inesperadamente fui tomada por forte emoção! Sou humana, afinal, com sentimentos comuns, ordinários. A Liberdade Iluminando o Mundo, seu nome verdadeiro e completo, com seus mais de 90 metros de altura e mais de 100 anos de existência, se ergue na paisagem e se mostra ainda gloriosa, imponente, altiva, imperiosa.

Um movimento natural na Baía de Nova York

As barcas circulavam pela baía em seus movimentos habituais. O dia já acenava em despedida, as luzes empalideciam aos poucos. Ficamos ali, pendurados no gradil, olhando o céu mudando de cor, a natureza fazendo sua arte. Um visual espetacular! As cores de Nova York são apaixonantes!

Barcas e barcos navegavam pela Baía de Nova York com a intimidade de quem fazia isso com frequência. A temperatura estava agradavelmente fria, um convite para a vida ao ar livre.

Um viver aqui e agora dentro de uma paisagem que nos abriga

Battery Park em Nova York

No Baterry Park em frente à Baía de Nova York praticando yoga: vivendo o aqui e agora

À medida que as cores cambiavam os cenários ficavam ainda mais extraordinários. Sentada naquele banco no Battery Park, com a baía de Nova York à minha frente em suas habituais ondulações, foi como estar praticando yoga: em estado meditativo, deixei que um sereno vazio interior tomasse conta de mim.

Um crescente de calma que tornou vívidas as cores, os contornos, os aromas e a suave e fria brisa que soprava naquele agradável fim de tarde do outono de Nova York. O tempo passou num espaço de um suspiro! A paisagem me abrigou, me fez parte dela.

Aproveitando o resto de luz que ainda caía sobre Nova York, seguimos em frente, com nossas andanças. Em poucos passos, tudo mudou uma vez mais!

Battery Park em Nova York

Deixando o Battery Park seguimos em frente em nossas andanças

Quer conhecer um dos personagens do Battery Park, o Castle Clinton! Então, por favor, clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ O Castle Clinton, personagem de Nova York

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O outono em Nova York é lindo e nos proporciona belos entardeceres. Assistir a um por do sol na Battery Park, observando o movimento da Baía de Nova York é um passeio delicioso! #viajar #novayork #estadosunidos #espiandopelomundo #viajantesempressa #batterypark               O outono em Nova York é lindo e nos proporciona belos entardeceres. Assistir a um por do sol na Battery Park, observando o movimento da Baía de Nova York é um passeio delicioso! #viajar #novayork #estadosunidos #espiandopelomundo #viajantesempressa #batterypark

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraBattery Park em Nova York com seus lindos cenários  ficará guardado em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Por do Sol no Battery Park em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco do Battery Park em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-05-07T18:45:42+00:0003/05/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: , |14 Comentários

14 Comments

  1. Vítor 06/05/2018 em 02:07 - Responder

    Já passei pelo mesmo lugar e o tempo estava muito parecido..adoramos tudo!!!

    • Analuiza Carvalho 06/05/2018 em 11:43 - Responder

      Eu gostei demais desse fim de tarde no Battery Park, diante de um dos mais famosos cartões postais da cidade! Experiências singelas que guardamos em nosso coração! 🙂

  2. NiKi Verdot 06/05/2018 em 07:13 - Responder

    Deve ser realmente um visual espetacular. Eu também adoro apreciar o pôr do Sol… Em Nova York ainda, ai que sonho. Espero conhecer ainda no ano que vem!

  3. Luiz Jr. Fernandes 07/05/2018 em 16:48 - Responder

    Esse lugar é muito lindo mesmo, dá pra fazer exercício com uma vista fenomenal, sempre que vou a NYC dou um pulinho por lá! Abraços!

    • Analuiza Carvalho 07/05/2018 em 21:19 - Responder

      Eu achei muito bonito e agradável também e chegar ao Battery Park no fim do dia para ver o por do sol foi mesmo uma decisão acertada! 🙂

  4. Lulu Freitas 08/05/2018 em 05:33 - Responder

    Esse é um lugar muito agradável em NY. Como sempre você teve um olhar sensível sobre o local, chamando a atenção para pontos que passam às vezes despercebidos (a cores, a mistura, as sensações). Gostaria de ter visto esse belo por do sol. 🙂

    • Analuiza Carvalho 08/05/2018 em 06:24 - Responder

      oi Lulu… que bom, de verdade, que pude transmitir as sensações vividas no Battery Park diante deste bonito por do sol. Eu fico muito satisfeita quando as pessoas viajam comigo! 🙂 Tomara um dia você o veja ao vivo e em belas cores! 🙂 bjs

  5. Luis Felipe 08/05/2018 em 06:31 - Responder

    Um fim de tarde tão tranquilo e introspectivo numa metrópole vibrante e competitiva como Nova Iorque. Outrora um sinal de paz e liberdade, a cidade tornou-se no ponto máximo de vitória entre pessoas e,mesmo assim, guarda espaços para o ser humano ser humano.

    • Analuiza Carvalho 08/05/2018 em 07:32 - Responder

      Muito bem dito, muito bem posto Luis… Acho (e só acho) que Nova York sempre teve essa natureza dura, competitiva, mas que ao mesmo tempo paradoxalmente abrigou sonhos, esperanças e vitórias… fracassos, lágrimas e tristezas. Um cidade difícil, mas possível.

  6. rui batista 08/05/2018 em 16:45 - Responder

    Nova Iorque foi uma das minhas maiores surpresas – pela positiva – em viagem, pois não lhe imaginava a qualidade de vida que encontramos em Manhatam. (Mais uma) Bela partilha.

    • Analuiza Carvalho 08/05/2018 em 16:51 - Responder

      Obrigada Rui! 🙂 Nova York também foi uma enorme surpresa para mim. Tinha muita convicção que detestaria a cidade e qual não foi minha imensa surpresa quando ela me conquistou sem me dar chance alguma de defesa! rsrsr

  7. Edson Amorina Jr 10/05/2018 em 04:44 - Responder

    Quanto post lindo de Nova Iorque, só me da mais vontade de voltar. Já faz bastante tempo que fomos…

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.