BALTIC Centre for Contemporary Art: arte moderna em Gateshead: Inglaterra

Parte daquele dia foi dedicado a ver de perto a Muralha de Adriano, os resquícios da era romana em Wallsend, cidade que fica muito perto de Newcastle e Gateshead. Ao voltarmos, já no fim da tarde, fomos visitar o BALTIC Centre for Contemporary Art.

Não sou muito apaixonada por arte moderna. Ainda assim, de vez em quando me surpreendo com alguma mostra interessante, que me emociona e/ou me faz refletir, me movendo para outros espaços.

O que nos levou a entrar no BALTIC Centre for Contemporary Art foi o seu lindo prédio, em Gateshead, às marges do River Tyne, se destacando lindamente na paisagem, formando um cenário maravilhoso!

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

O edifício do BALTIC se destacando lindamente na paisagem, formando um cenário maravilhoso!

O prédio

O edifício foi concluído na década de 1950, para funcionar o Moinho de Farinha do Báltico, uma das muitas fábricas que então, nessa época, funcionavam às margens do Rio Tyne. Ela fechou em 1981.

Em 1998 o prédio começou a ser reformado para abrigar o BALTIC Centre for Contemporary Art. Apenas as fachadas sul e norte do edifício original foram mantidas. O centro de arte só foi inaugurado em 13 de Julho de 2002.

São 3.000 m² de espaço dedicados à arte: galerias, estúdios, auditório, biblioteca e até um restaurante no rooftop do Baltic.

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

Gateshead – a Millenium Bridge com o Baltic ao fundo

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

Por dentro do Baltic

Quando o visitamos, estavam acontecendo duas mostras conceito, muito abstratas. Não consegui alcançar objetivos, ter sentimentos de qualquer natureza, entendimento de qualquer sorte. Na verdade, nenhuma delas me disse absolutamente nada.

Outras duas exposições, estas audiovisuais, contavam e expunham de modo direto e cru, o racismo na Inglaterra e no mundo nos anos de 1960. Como sempre acontece quando se trata de referido tema, os vídeos eram duros. Feios. Cruéis. Desumanos. Doloridos.

Por isso segue sendo tão importante falar, mostrar, educar. Porque o racismo no mundo ainda existe. É fato e tem sim que ser combatido. De modo incansável até que deixe de existir.

Uma linda vista

Do BALTIC Centre for Contemporary Art temos uma linda vista do River Tyne, da Ponte Millenium e do Quayside. Uma paisagem muito bonita, que nos rendeu um bom tempo – não contado – de apreciação e silenciosa contemplação.

Do Baltic, seguimos passeando por Gateshead, onde paramos para beber uma cerveja e ver o bonito, frio e cinzento entardecer nessa velha cidade inglesa. Sem nenhuma pressa!

A entrada para o BALTIC Centre for Contemporary Art é gratuita. Para o restaurante é necessário fazer reserva. Não nos permitiram fotografar dentro do edifício.

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

Do terraço do Baltic, esse lindo visual

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

Do BALTIC, uma linda vista do Tyne e das duas cidades: Newcastle e Gateshead

Quer conhecer uma galeria de arte maravilhosa em Newcastle upon Tyne?! 

Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

O Laing Art Gallery em Newcastle

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra              BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra              BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra              BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead - Inglaterra

Clique em qualquer uma das seis imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra para que o BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead, Inglaterra fique guardado em seu perfil no  Pinterest de modo que você possa ler e reler tantas e quantas vezes quiser. 🙂
Além disso, para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead na Inglaterra

Por fim, se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre o BALTIC Centre for Contemporary Art em Gateshead e de como foi a experiência de o visitar, decerto gostará de compartilhar em suas redes sociais a fim de que os amigos e conhecidos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2020-11-02T11:21:54+00:0002/11/2020|Categories: Europa, Inglaterra, Newcastle|Tags: , , , |10 Comentários

10 Comments

  1. Martinha Andersen 02/11/2020 em 14:32 - Responder

    Oi Analuiza.. Não conhecia o Baltic Centre for Contemporary Art e já quero visitar.. a arquiteura do prédio eu achei incrível, uma mistura de caixa, mesquita, Star Wars =D ..

    • Analuiza Carvalho 02/11/2020 em 15:21 - Responder

      oi Martinha… o edifício é bonito sim. Atraente! Gostei das comparações! rsrsrs Pode ser tudo isso! bj

  2. Gabriela Torrezani 03/11/2020 em 09:21 - Responder

    Falou de arte contemporânea, falou comigo! Eu adoraria visitar o BALTIC Centre for Contemporary Art, quem sabe depois que a pandemia acabar!

    • Analuiza Carvalho 03/11/2020 em 12:13 - Responder

      Verdade Gabi???!!! Quem sabe um dia então você não possa me guiar pelos mistérios das artes contemporâneas?! Talvez assim, ela desperte em mim! rsrs bjus

  3. Hebe 03/11/2020 em 15:46 - Responder

    Adoraria ver isso tudo de perto. Quem sabe pós pandemia. Adoro arte contemporânea! E essa vista do terraço gente, topíssima heim….

    • Analuiza Carvalho 03/11/2020 em 16:34 - Responder

      Se gosta de arte contemporânea, Hebe, o Baltic é um bom lugar para ser visitado, visto, apreciado! Espero que essa pandemia seja logo controlada e que o mundo volte a se abrir para nossas perambulações! bj

  4. angela 05/11/2020 em 15:28 - Responder

    ahh que lugar incrivel, adorei a vista do topo para o rio. eu ainda não fui para esses lados da inglaterra, mas espero visitar ano que vem. uma amiga minha estudou ai e adorou

    • Analuiza Carvalho 08/11/2020 em 14:06 - Responder

      Eu gostei de conhecer essa região. Tem história, arte, excelentes provas de corrida de rua… Passei momentos maravilhosos por aí! 🙂

  5. Fernanda Scafi 06/11/2020 em 02:12 - Responder

    Tb não sou chegada em arte moderna e nunca tinha ouvido falar do BALTIC Centre for Contemporary Art e nem de Gateshead rs Mas curti principalmente a vista do rio e da ponte!

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.