Pelos PORMENORES do Upper WEST Side em NOVA YORK

Naquele dia, nosso primeiro em Nova York, nós exploramos a Rua Central Park West. Quando deixamos o Museu Americano de História Natural já era fim de tarde. Continuamos perambulando pelos pormenores do bairro Upper West Side.

Nos detalhes está todo o charme das coisas e lugares.

O Halloween em Nova York

Saímos da Rua Central Park West entrando na 78th Street. Instantaneamente eu senti-me transpondo um portal que nos levou a algum delicioso mundo paralelo, habitado por todo tipo de personegens: dos imaginários como bruxas e aranhas gigantes até aqueles mais reais – ou que pelo menos um dia foram reais – como Elvis Presley. Ou será que Elvis não morreu?!

Era 31 de Outubro e Nova York comemorava o Halloween.

A Rua 78 estava fechada e a criançada fantasiada, assim como muitos pais, divertiam-se muito. E me divertiram!

Subi e desci esta curta rua umas mil duzentas e sessenta e sete vezes completamente deliciada com os ricos detalhes das decorações das casas e com a criatividade das fantasias. Cada uma mais bem elaborada que a outra. A imaginação correu solta.

Eu sabia claro, que o Dia das Bruxas era uma festa americana forte, mas ver de perto foi muito pitoresco.

A Adriana do blog Atravessar Fronteiras esteve em outra festa que movimentou Nova York: o St. Patrick´s Day – o padroeiro irlandês que vestiu a cidade de verde.

Os números 121-131 da 78th Street

O bairro Upper West Side em Nova York

Eclético estilo arquitetônico da Rua 78 no Upper West Side em Manhattan

O bairro Upper West Side em Nova York

Edifício de influência mourisca do final do século 19

Mesmo em dias normais, a 78th Street vale um passeio, pois charme ela tem de sobra. Prédios lindos tão típicos da cidade, com aquelas curtas escadarias que dão acesso à entrada principal e as icônicas escadas de incêndio. Além disso, os estilos arquitetônicos são variados formando um conjunto cênico paradoxalmente interessante, pois diferenças e semelhanças estão em harmonia.

Os prédios mais famosos da rua ficam entre os números 121-131. Eles datam do final do século XIX, quando o bairro Upper West Side estava sendo construído, sendo formatado por belíssimos e requintados prédios de apartamentos.

Uma quebra profunda de paradigma: as famílias ricas de Nova York deixam de viver em mansões para morar em edifícios.

Estes, na Rua 78, são de autoria do arquiteto nativo da cidade espanhola de Valência chamado Rafael Guastavino. Por isso, justamente por sua influência mourisca, que estes edifícios chamam a atenção.

Eles são absurdamente encantadores e atraentes!

Pusemo-nos do outro lado da rua e ali estivemos um par de minutos a namorá-lo. Confesso que intimamente desejei saber como era sua estrutura interna.

Quando eu for um fantasma, atravessarei suas paredes para matar minha curiosidade. Escolherei inclusive o dia do Halloween para não assustar ninguém. E me divertir um bocadinho!

O edifício Apthorp: luxo no Upper West Side

O bairro Upper West Side em Nova York

O edifício Apthorp do início do século XX

Quando deixamos a 78th Street, já então era noite em Manhattan. Fomos até a Broadway. O movimento ali estava intenso: de carros e de pessoas, saindo do trabalho, das escolas. Havia muita gente, adultos e crianças, fantasiada e aquilo seguia me divertindo.

A toda hora encontrava um novo personagem!

Paramos diante do edifício Apthorp, construído no início do século XX, apenas porque ele é considerado como o apogeu da elegância do bairro Upper West Side.

Tudo começou com o pioneiro e ousado edifício Dakota na Central Park West. Ali, bem ali, começou a história do bairro. Outros prédios foram erigidos inspirados nele. Contudo, o Apthorp elevou ainda mais o conceito de luxo da região.

Dizem que seu interior possuía mais de dez quartos e geladeiras revestidas de porcelana!

Sua fachada possui a elegância sóbria tão característica do bairro.

Barnes & Noble Bookstore

O bairro Upper West Side em Nova York

A famosa Barnes & Noble Bookstore

Continuamos nosso passeio pelos pormenores do bairro Upper West Side, totalmente mergulhados na noite nova yorkina. Passamos ao lado de um dos endereços da Barnes & Noble Bookstore, mas não entramos apesar de minha vontade imensa.

Sabíamos que se eu entrasse, demoraria horas perdida nos livros.

Aliás, esta região para quem curte compras, gosta de fuçar uma loja, ver vitrines é boa para isso. Pelo que notei, existe um eixo comercial variado e movimentado para estes lados do Upper West Side.

Edgar Allan Poe no Upper West Side

O bairro Upper West Side em Nova York

Será que foi aqui, neste local da 84th Street com a Broadway que o casal Poe morou?!

Chegamos então a 84th Street. Aqui morou o famoso escritor Edgar Allan Poe, com sua esposa Virgínia que sofria de tuberculose.  Corria os anos de 1840. O bairro Upper West Side ainda não existia, era uma área campestre, pouco habitada.

O bairro Upper West Side é considerado a última fronteira de Nova York.

Foi justamente em uma casa de fazenda, toda charmosinha e perdida no meio do nada que os Poe foram morar por alguns anos. Dizem que aqui ele escreveu O Corvo, seu poema mais famoso.

Reza a lenda que um de seus lugares favoritos na região era uma pedra onde ele ficava longo tempo habitando seu mundo interno, em estado meditativo. Tal pedra que ele batizou de Tom Mount ainda existe no Riverside Park próximo de sua antiga residência.

O local exato onde o casal morou ninguém sabe, embora haja muita especulação. Fato é que Manhattan mudou muito desde então e a única certeza é que a casa ficava na Rua 84 com a Broadway.

The Raven – Edgar Allan Poe

Once upon a midnight dreary, while I pondered, weak and weary
Over many a quaint and curious volume of forgotten lore,
While I nodded, nearly napping, suddenly there came a tapping,
As some one gently rapping at my chamber door.
‘ ’Tis some visitor, ’I muttered, ‘tapping at my chamber door—
Only this, and nothing more (…)”.

O bairro do Upper West side, tão cheio de personagens antigos que testemunham seu passado enquanto caminhamos pelo presente

Eu estava realmente envolvida em jornadear pelo passado de Nova York, de revisitar os séculos XIX e XX da cidade ao mesmo tempo em que me movia pelas luzes, trânsito e movimento do século XXI. As camadas iam se sobrepondo, formando entendimentos e prazeres.

Começava a simpatizar com a cidade.

O cansaço então bateu, afinal chegamos naquele mesmo dia depois de muitos voos e longo processo de imigração. Junto com ele veio a fome. Mergulhamos no fluxo de pessoas e saímos em busca de um local para jantar.

Quer saber um pouco mais sobre o nascimento do Upper West Side em Manhanttan?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Upper West Side em Manhattan

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Google+

O bairro do Upper West Side em #Manhattan é testemunha de um passado não tão distante que se mescla com um presente ativo e cheio de energia. Personagens interessantes nos levam pelos pormenores do bairro. #novayork #estadosunidos #espiandopelomundo #viajar #viajantesempressa                 O bairro do Upper West Side em #Manhattan é testemunha de um passado não tão distante que se mescla com um presente ativo e cheio de energia. Personagens interessantes nos levam pelos pormenores do bairro. #novayork #estadosunidos #espiandopelomundo #viajar #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebrao bairro Upper West Side em Manhattan  ficará guardada em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

O bairro Upper West Side em Nova York

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco sobre o bairro Upper West Side em Nova York, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-04-26T09:23:59+00:0028/02/2018|Categories: Américas, Estados Unidos, Nova York|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.