O TRADICIONALÍSSIMO bairro de GION em Kyoto: o bairro das GUEIXAS

Caminhando por Kyoto fica fácil perceber a mescla entre tradição e modernidade. Contudo, para visitarmos realmente o passado dessa encantadora cidade japonesa, devemos passar um tempo no tradicional bairro de Gion.

Bebidas, mulheres e karaokê

Bairro de Gion

Do moderno ao tradicional

Dizem que Gion carrega tudo o que o japonês gosta: bebidas, mulheres e karaokê. Eu apenas passei pelas camadas mais superficiais do bairro. Não me aprofundei, não me embrenhei por seus mistérios, mas o que encontrei por lá foi pitoresco e envolvente.

Saímos da movimenta rua que margeia o Rio Kamo e caímos neste tranquilo, antigo e legendário bairro de Kyoto: foi uma transição intensa.

História do bairro de Gion

Bairro de Gion

Bairro de Gion

O bairro de Gion surgiu nos tempos feudais quando alguns comerciantes começaram a oferecer comida aos peregrinos que por ali passavam. Era a origem das casas de chá.

Então, no século XVI o Kabuki chegou ao Gion, que começou a ganhar fama de bairro de entretenimento e diversão.

O Kabuki é traduzido como a arte de cantar e dançar:

Canto (ka) (歌);

Dança (bu) (舞);

Habilidade (ki) (伎).

Em resumo, é o tradicional teatro japonês, performático, exagerado, fora do comum, onde até a maquiagem dos atores é carregada, bem marcada.

As gueixas em Gion

Bairro de Gion

Bairro de Gion

Gion é conhecido ainda por ser o bairro das gueixas, as profissionais femininas do entretenimento. A profissão de gueixa teve inicio no século XVII. Tradicionalmente são como filhas das artes (geiko), pois possuem habilidades e conhecimentos específicos e sofisticados para agradar os clientes, sendo elas educadas na arte de ser gueixa.

As maikos são as aprendizes de gueixa e elas são diferenciadas das geikos pelos trajes e penteados.

Durante a primavera e o outono há espetáculos de dança, mas nas outras estações do ano só é possível ver as gueixas desempenhando algumas de suas atividades visitando as ochaya, ryokan e ryotei: casas de chá, hospedarias e restaurantes de alto padrão.

Nós no bairro de Gion

Bairro de Gion

Bairro de Gion

Bairro de Gion

Bairro de Gion

Há muitos elementos marcantes no bairro de Gion, mas nos contentamos em caminhar por suas ruas observando arquitetura e movimento. Não visitamos nada e nem nos preocupamos em identificar nada.

Vimos algumas moças passeando com o típico traje japonês, mas meus parcos conhecimentos do mundo das gueixas não me permitiu saber se eram ou não, mas desconfio que não eram geikos ou maikos

Muitas pessoas circulavam por ali naquele fim de tarde e nós fizemos o mesmo.

O bairro de Gion está muito próximo de outro local tradicional da cidade de Kyoto:

+ Ponto-chō

Literatura japonesa:

+ A Casa das Belas Adormecidas

Clicando na imagem abaixo, o tradicional bairro de Gion ficará guardado em seu Pinterest! 🙂

O tradicional bairro de Gion em Kyoto no Japão, também conhecido como bairro das gueixas, nos leva ao passado da cidade.

By |2018-03-07T01:05:57+00:0009/10/2017|Categories: Quioto|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.