CORRIDA de rua: ATHENAS 18k São Paulo

Um dia, depois de uma corrida muito dura em Curitiba, eu decidi que nunca mais correria na vida. Essa decisão durou 3 anos. Assim como parei, voltei: de supetão! Minha primeira prova de longa distância nessa nova etapa foi a Athenas 18k São Paulo, em Julho de 2019.

A corrida aconteceu mais ou menos 9 meses após eu ter voltado a treinar. Foi minha segunda corrida do ano na capital paulista, cidade que eu adoro. A outra aconteceu em fevereiro e foram apenas 5k.

Estava ansiosa: será que eu ainda sabia correr longas distâncias?!

Essa seria uma prova treino para minha meia-maratona de reestreia que aconteceria em Belo Horizonte, poucas semanas depois.

Despertar ainda do escuro

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Na preparação para os 18k da Athenas São Paulo

Acordamos muito cedo com tudo ainda muito escuro: café preto, protetor solar (sempre em qualquer tempo ou estação do ano), top, calção, meias, tênis, camiseta. Banana desidratada como pré prova. Gel para a prova.

Estava pronta.

Chamamos um uber. Ele chegou rápido. Corremos pelo prédio de nossos amigos para a portaria: era distante. Tudo escuro, tropecei nas escadas e caí com tudo. Bati e ralei o joelho. Lenhou, pensei. Adeus Athenas 18k São Paulo. Não conseguiria correr!

O choro ameaçou dar as caras. Não havia tempo. Levantei o mais rápido que eu pude e segui apressada e meio mancando para o uber. Ignorei a dor.

O Parque do Povo repleto de corredores

Chegamos na arena montada no Parque do Povo, sem nenhum outro percalço. Ainda estava escuro e a temperatura estava fria. Tanto a largada quanto a chegada aconteceram na Marginal Pinheiros.

O parque já estava lotado de corredores. A animação dominava o ambiente. É sempre assim nas largadas das corridas de rua: alegria, vibração, euforia e certa dose de tensão. Tudo junto e misturado com muita adrenalina.

Leo encontrou com os Santistas Corredores e juntos aguardamos a largada da Athenas 18k São Paulo. Depois que todos chegaram, mais festa, mais confraternização.

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Santistas Corredores na Athenas 18k São Paulo

Enquanto esperava a prova começar eu pensava: será que eu vou conseguir cruzar a linha de chegada?! Eu estava com muito receio! Mas esse sentimento não é desconhecido para mim. Geralmente ele aparece quando corro acima de 15km.

Para Leo, ultramaratonista, corredor de alma que nunca abandonou as pistas, a Athenas 18k São Paulo foi um passeio. Para mim, um desafio. Para ambos, diversão e prova concluída com muito sucesso.

Minha prova

Decidi fazer uma prova bem conservadora, aproveitando cada quilômetro vencido, registrando e vivenciando cada sensação, cada sentimento tanto físico quanto mental. Aliás, foi um imenso desafio mental correr a Athenas 18k São Paulo, porque o percurso – todo pela Marginal Pinheiros – é muito monótono.

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Corpo e mente unidos

Mas, a cada passo, meu corpo e minha mente foram se encaixando, foram virando um só organismo, atuando juntos… Foi uma sensação boa, muito boa. Em meio a uma multidão de corredores, só existia eu!

Finalizei a prova bem mais rápido do que esperava e muito mais inteira do que supunha ser possível.

Leo, como sempre, se divertiu muito. Filmou, conversou com um monte de gente, incentivou quem estava quebrando (isso tudo sem parar de correr) e naturalmente chegou muito antes de mim! Quando eu cruzei a linha de chegada, lá estava ele, a postos, sorriso no rosto para me receber!

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Leo se divertiu muito na Athenas 18k de São Paulo

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Na linha de chegada, lá estava ele me esperando

Levando mais uma medalha para casa

Eu gosto muito dessa distância: 18k. Meu muro na meia maratona costuma bater aí, então em provas com essa distância quando ele começa a se erguer, a corrida termina!

Mais uma vez, mantendo a tradição, eu chorei emocionada, muito emocionada quando cruzei a linha de chegada. Sempre me surpreendo como meu corpo e mente podem ser fortes e trabalhar unidos. Por isso, a vitória de conseguir concluir provas de larga distância sempre me comove!

Voltamos para casa com mais uma medalha na mala e algumas novas boas lembranças!

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Nós e nossas medalhas em Sampa

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo

A Athenas 18k São Paulo

O percurso é absolutamente enfadonho, mas bem fácil, quase todo plano, com uma subida curta no km 14 e outra no 15 quando entramos na Ponte Estaiada – momento mais bonito do trajeto. Na verdade, o único ponto bonito de todo o trajeto.

Para mim, a Athenas 18k São Paulo exigiu muito mais esforço da mente por causa do circuito sem atrativos, do que físico. Entretanto, eu gosto muito desses desafios.

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Desafio mental na Athenas 18k de São Paulo

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Pelas ruas de Sampa – Athenas 18k São Paulo

O dia esquentou e Sampa estava com um lindo céu azul. A hidratação foi ótima, contudo foi de garrafinha, o que acho péssimo! Em minha opinião, água distribuída durante as provas de corrida de rua deve ser de copinho ou saquinho para facilitar a vida do corredor.

Recebemos gel mais ou menos na metade da prova.

Havia muitos pontos de lixo para descartarmos as garrafas de água e plásticos de géis. Achei sensacional! Não só pela educação social, como porque lixo no chão vai acumulando, atrapalhando e prejudicando os corredores que vem depois.

Faltou música. Na véspera da prova, 13 de Julho, foi comemorado o dia do Rock. A prova tinha muito espaço para um som, que anima e faz muita diferença quando estamos correndo.

No geral eu gostei muito da Athenas 18k São Paulo. Não sei se faria novamente, mas recomendo fortemente essa prova.

Na ponte Estaiada Athenas 18k São Paulo

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Na Ponte Estaiada

Entrega de número

A entrega do número de peito foi feita na Decathlon Villa-Lobos – Avenida Queiroz Filho, 1.310 (estação da CPTM Jaguaré-Villa-Lobos). A loja é uma festa para qualquer amante de todo tipo de esporte e principalmente para quem gosta de uma economia, porque são muitos os produtos com um bom custo/benefício.

Quer conhecer outra prova de corrida de rua muito legal no Brasil?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

Corrida do Turismo no Parque Nacional Iguaçu

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagram e Twitter e Trip Advisor

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Athenas 18k São Paulo #corridaderua

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de GenebraAthenas 18k São Paulo ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Athenas 18k São Paulo, Brasil

Se você, meu caro corredor-viajante, gostou de saber sobre a Athenas 18k São Paulo, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

2 Comments

  1. Itamar Japa 05/08/2020 em 12:38 - Responder

    Que show! Preciso me exercitar e vendo seu post ganhei mais inspiração! Atualmente não consigo nem caminhar 5 km! kkk

    Estou muito sedentário e um pouco preocupado, poque minha panturrilha anda doendo muito quando tento caminhar. Não sei o que pode ser… É 3 km andando e dói muito! To pensando até em ir ao médico!

    Sempre gostei de trilhas, mas correr nunca tentei, embora sempre tivesse vontade! Vendo sua experiência após 3 anos até me animei!

    • Analuiza Carvalho 05/08/2020 em 12:47 - Responder

      oi Itamar!!! Cuida logo dessa panturrilha. Vai no médico! Se for deixando, pode ficar pior e o possível tratamento ficar mais longo, custoso… Em tempos de pandemia, ficamos ainda mais sedentários, a mobilidade anda bem comprometida.

      Correr no início é difícil, parece que a gente vai morrer! rsrsrs Depois vira vício, vira prazer! Cruzar uma linha de chegada promove uma emoção intensa, sensação de muito poder! rsrsrs

      Cuida da perna, faça caminhadas (também gosto de trilhas), quando passar a pandemia, procura uma assessoria e se joga no mundo das corridas. Correr, viajar e amigos caminham super juntos! 🙂 bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.