As RUÍNAS de SANTA REPARATA

Depois de percorrermos e admirarmos o Duomo de Florença, nós fomos até o subsolo da igreja, onde estão as ruínas de Santa Reparata, a antiga catedral da cidade, onde pudemos notar, entre outras coisas, como Florença atualmente está mais alta que em tempos antigos.

Era um lindo sábado de outono.

Conheça o interior e um pouco da história da Catedral de Florença:

Engarrafamento no acesso à Santa Reparata

Próximo à saída, ao fundo da nave principal da Catedral de Santa Maria del Fiori, há uma escadaria que leva ao subsolo, quase sempre com fila e engarrafamento de pessoas que sobem e que descem, pois ela é estreita.

Embaixo há a lojinha com bons e caros artigos típicos dos museus (apertada e apinhada de gente) e o que restou de Santa Reparata, que foi a principal igreja de Florença, ganhando o posto da igreja de San Lorenzo.

Nosso ingresso nos dava direito a passear pelas ruínas e eu adoro uma ruína porque me dá noção de como eram as coisas no passado.

Veja como comprar ingressos para o complexo do Duomo:

Os restos de Santa Reparata

Os restos da Catedral de Santa Reparata, encontrados durante escavações no fim dos anos 60 do século passado, mostram rasgos e evidencias da era cristã primitiva em Florença.

Santa Reparata

Sarcófago

Santa Reparata

Corredores da Catedral de Santa Reparata, que era a catedral de Florença antes do Duomo ser construído sobre suas ruínas.

Santa Reparata

Estátuas encontradas

Santa Reparata

Afresco de Jesus morto entre a Virgem e São João Batista

No museu de Santa Reparata, fiquei sabendo, por exemplo, que a Florença Romana era circundada por uma muralha de pedras com 4 portões voltados para os 4 pontos cardeais.

A Florença do século 5 d. C. mantinha relações com o norte da África, o que explica a influência encontradas em determinados mosaicos. Há afrescos, como de Jesus morto deitado entre a Virgem e São João, encontrado nos restos do período romântico, além de sarcófagos diversos.

É uma caminhada interessante e não muito longa, que nos leva em uma viagem no tempo, onde podemos ver os restos mortais de muitos períodos, nos dando um pequenino vislumbre de antigos moradores de Firenze.

Fizemos então uma pausa em nossas andanças por Florença para o almoço. Pizza e café, por favor!

Vem espiar este mundão lindo comigo:

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil no Pinterest

Clicando na imagem abaixo as ruínas de Santa Reparata ficarão guardadas em seu Pinterest. 🙂 As ruínas de Santa Reparata sob a Catedral de Florença nos leva a caminhada ao passado

By |2018-03-07T00:57:37+00:0007/03/2016|Categories: Florença|Tags: , |3 Comentários

3 Comments

  1. […] do subsolo do Duomo, onde estavam os restos de Santa Reparata para a luz do dia e a cidade estava super movimentada, com turistas e moradores caminhando para […]

  2. […] Pizza e café no Black Bar. Almoço deliciosamente italiano. Na sequência, fomos visitar o Batistério de São João Batista, usando o mesmo bilhete que utilizamos para subir até a Cúpula de Brunelleschi e passear pelas Ruínas de Santa Reparata. […]

  3. […] O bilhete para ter acesso às maravilhas expostas em 25 salas e 3 andares deste museu é o mesmo que nos permitiu subir a Cúpula de Bruneslleschi, entrar no Batistério de São João Batista e nas Ruínas de Santa Reparata. […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.