A INCRÍVEL e singular ARTE DE RUA de Chicago

A arte de rua de Chicago é forte. A arte de rua de Chicago é marcante! A arte de rua de Chicago lhe cai muito bem! Intensa, acentuada e pesada como a própria cidade. Inesperada! A arte de rua de Chicago desperta os mais variados, e muitas vezes incompreensíveis, sentimentos. Bem como sua essência.

Chicago está entre minhas cidades favoritas nos Estados Unidos e quiçá no mundo. Cidade linda dentro de sua essência desconexa, de natureza artística e cultural e repleta de personalidade. Sua arte de rua, pública, está absolutamente inserida em seu contexto, fazendo parte de velhas e novas histórias.

Chicago é apaixonante! Chicago é única. Uma cidade singular e por isso mesmo sua arte de rua não poderia ser de outra substância. As obras espalhadas, incorporadas nas texturas urbanas, como fixos e imponentes personagens citadinos, são uma declaração de amor de grandes artistas para esta incrível cidade.

Num fim de tarde, no mesmo dia em que desembarquei por lá, saímos em busca de sua arte de rua, própria e significativa atestando seu caráter de ir acumulando muitas camadas, formando os mais diferentes cenários urbanos. Estava um tempo deliciosamente frio e foi como brincar de caça ao tesouro.

As nossas recompensas foram inestimáveis.

A história da Arte de Rua de Chicago

Foi no Loop que nós encontramos a arte de rua de Chicago. Lá pelo século XIX o espetacular Art Institute of Chicago, começou a exibir algumas de suas maravilhosas obras em espaços públicos para apreciação e desenvolvimento educativo das pessoas. Esta fantástica iniciativa durou décadas, até que entrou em declínio. No século seguinte, ela voltou à tona.

Para manter e incentivar à arte pública, a prefeitura criou o Percent-for-Art-Ordinance, uma lei que reserva parte do custo de construção e reforma de edifícios municipais para a obtenção de obras de arte para serem expostas nestes locais.

Chicago não é mesmo uma cidade formidável?!

Marc Chagall

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

O mural de Chagall em Chicago – arte de rua

Nosso primeiro encontro aconteceu com Marc Chagall (1897 – 1985). Ali, à vista de todos, misturada com os mil elementos de feitios diversos que compõe esta excitante Chicago, está um fantástico mosaico intitulado “As Quatro Estações”.

Um painel de 3 metros de largura por 4 metros de altura, com cerca de 250 cores em pastilhas retratando paisagens de Chicago, dentre outras muitas imagens e símbolos da natureza. Um deleite para os meus olhos, percorrer o Four Seasons.

Foi como ler uma história, através de imagens e cores, com muitas nuances, muitas perspectivas. Uma narrativa que cada vez que me foi contada, à medida que percorria e percorria aquele Chagall, a recebi de uma maneira distinta.

Aí reside parte de seu fascínio!

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

Uma mãe, seu filho e muitas narrativas

Um casal de namorados… arte de rua de Chicago

Era fim de expediente e Chicago estava elétrica, com as ruas movimentadas de gente, o trânsito fluindo intensamente, ruídos para todo lado… Depois de um par de horas, vendo e ouvindo o que Chagall tinha para nos contar, lançamo-nos ao burburinho, àquela paisagem acentuadamente urbana em busca de mais arte de rua.

Pablo Picasso

Um Picasso sem nome

Chegamos então à Daley Civic Center Plaza e ali estava ela, a enorme e controversa escultura de Pablo Picasso (1881 – 1973) doada à cidade em 1967. Sem nome, ela possui 15 metros de altura.

Minha obra de arte de rua preferida em Chicago!

Foi como ver os quadros do mestre espanhol, que já tinha apreciado em tantos museus pelo mundo, ganhando vida! Passamos por ali inúmeras vezes em nossas duas visitas à Chicago, e ela a cada tempo refletia meus humores como se de fato fosse dotada de energia vital.

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

Picasso e a cidade – minha arte de rua favorita em Chicago

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

A enormidade do Picasso e o pequeno homem: arte de rua de Chicago

Num sábado, véspera da Maratona de Chicago, umas das World Marathon Majors, eu corri os 5kms da cidade. O percurso passa por aí. Em meio à névoas provocadas pela virose que me atacou e (quase) me derrubou, ao vento e ao frio intenso que fazia naquele sábado de outono, quando avistei a escultura, me senti em casa e sabia que conseguiria cruzar a linha de chegada.

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

A corrida de 5km de Chicago passou por aqui

Nem todos os chicagoanos, contudo, compartilham de minha opinião.  Ninguém sabe o que ela significa, então sua manifestação está em aberto, deixando para cada um de nós sentir e interpretar. Ou ignorar! Sabemos, contudo, que a inspiração para tal obra veio de velhos cartões-postais e histórias passadas.

Será por isso, por estes elementos que tanto me atraem, que eu gosto muito deste Picasso sem nome?!

Joan Miró

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

Miss Chicago de Miró

Perambular pelas ruas de Chicago é por si só, um dos programas mais atraentes para se fazer na cidade, por conta de sua natureza desconexa, intensa e deliciosamente envolvente. Então, na West Washington Street tivemos um encontro com Joan Miró (1893 – 1983).

Não sou especialmente fã do artista catalão, mas sua Miss Chicago, em minha opinião, se relaciona muitíssimo bem com esta cidade que tem muitas camadas e torna-se linda dentro da sua complexidade, feiura e falta de qualquer senso comum.

A escultura simboliza uma divindade da terra, uma estrela e raios de luz, em seus 12 metros de altura. Eu não consegui alcançar tamanha licença poética, mas ela não poderia combinar com nenhum outro lugar que eu conheça. Se encaixou perfeitamente na Cidade dos Ventos.

Miss Chicago se torna grande, colocada entre os modernos prédios de Chicago. Apenas nós, Leo e eu, naqueles muitos instantes, observamos a estranha escultura. Os transeuntes daqueles momentos a ignoraram completamente, perdidos em seus cotidianos. Nem um olhar de esguelha a dama de Miró recebeu.

Jean Dubuffet

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

Monument with Standing Beast

Monument with Standing Beast do francês Jean Dubuffet é uma das poucas obras que destoam completamente da atmosfera muito urbana e densa de Chicago. Talvez por isso ela se destaque tanto na paisagem. Até hoje eu não sei se gosto ou não dela.

Fora de contexto sim, no atual enredo, nem tanto!

Seja como for, posso dizer que esta escultura de 9 metros de altura, feita em fibra de vidro, pintada de branco e preto, lembrando papel em dobras, é, no mínimo, inusitada. Localizada na West Randolph Street, atrás dela vemos o James R. Thompson Center de formato arredondado, incomum, que me lembrou uma nave espacial. O conjunto é deveras esquisito.

O esquisito tem seus atrativos.

A escultura de Dubuffet é composto por 4 partes que se agrupam: um animal em pé, uma forma abstrata, uma árvore e um portal. O resultado é este Monumento com uma Besta de Pé.

A arte de rua de Chicago

Chicago é uma obra de arte por ela mesma

Descobrir a arte de rua de Chicago foi uma delícia. Andar pelas ruas, buscar por elas, estarmos inseridos em seu contexto urbano, permitindo que os mais diversos sentimentos, percepções e interpretações viessem à tona foi absolutamente intenso e por isso mesmo memorável. Em minha opinião, esta cidade é um obra de arte em si mesma!

Chicago deixou fortes impressões em mim!

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

Perambular por Chicago, estar simplesmente na cidade, é um dos programas mais atraentes para se fazer por lá

Quer conhecer uma das obras de arte mais clássicas de Chicago?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Símbolo de Chicago

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa              A arte de rua de Chicago é tão incrível quanto a cidade - #viagem #chicago #espiandopelomundousa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra a arte de rua de Chicago ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

Arte de rua em Chicago

Se você, meu caro viajante, gostou de ler sobre a arte de rua de Chicago, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2019-11-19T12:34:34+00:0019/11/2019|Categories: Américas, Chicago, Estados Unidos|Tags: , |10 Comentários

10 Comments

  1. Débora Resende 19/11/2019 em 22:40 - Responder

    Eu adoro arte de rua e achei o máximo essas esculturas! Parecem peças caríssimas de museu, né? rs Só aumentou minha vontade de conhecer Chicago!

    • Analuiza Carvalho 21/11/2019 em 09:14 - Responder

      oi Débora… acho que este é mais um dos muitos atrativos da arte de rua de Chicago: obras que estamos acostumados a ver em museus, expostas ao ar livre, públicas, ao alcance de todos. Sensacional como a própria cidade! 🙂

  2. Murilo Pagani 20/11/2019 em 12:23 - Responder

    Uaaau!

    Nunca tinha pensado em Chicago como um super destino, mas depois de ler estas dicas mostrando as belezas de arte de rua da cidade, fiquei com mega vontade de conhecer!

    Ótimo texto!

    Abraço

    • Analuiza Carvalho 21/11/2019 em 09:15 - Responder

      Eu também não Murilo, até visitar! Chicago é um super destino! Única, cultural, artística… Uma de minhas cidades americanas favoritas!

  3. Fernanda Scafi 21/11/2019 em 17:11 - Responder

    Ótimo post! Adoro arte de rua e estou louca pra ir pra Chicago! Algumas dessas obras já conhecia de fotos, mas o painel do Chagal não.

    • Analuiza Carvalho 22/11/2019 em 06:35 - Responder

      oi Fernanda… Sou suspeita porque acho Chicago uma cidade espetacular e sua arte de rua está bem de acordo com o que ela é! Não à toa, é a tradução do amor de grandes artistas por ela. 🙂

  4. Não sabia sobre a arte de rua de Chicago, e se bobear eu nem ia perceber quando estivesse por lá, ótimas dicas.

    • Analuiza Carvalho 22/11/2019 em 06:38 - Responder

      oi Ana Paula… passa mesmo despercebida por muitos visitantes! Uma pena porque são obras incríveis que compõe muito bem os cenários urbanos de Chicago! Como eu adoro arte, geralmente elas não passam despercebidas para mim. 🙂 bj

  5. Sil Mendes 22/11/2019 em 09:01 - Responder

    Ainda não conheci Chicago mas fiquei encantada com todas essas esculturas espalhadas pela cidade. Já coloquei Chicago na minha listinha, pois adoro arte de rua.

    • Analuiza Carvalho 26/11/2019 em 09:59 - Responder

      oi Sil… Acho Chicago uma cidade espetacular e sua arte de rua, tão diferenciada, com Picasso e Miró, dizem muito sobre sua natureza extraordinária! 🙂 bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.