Aqui NASCEU Portugal:

As histórias

Aqui Nasceu Portugal, nesta Guimarães, uma velha e charmosa cidade de mais de um milênio de existência e que teve papel importante na constituição das fronteiras portuguesas.

Justamente por essa razão Guimarães é também conhecida como “O Berço da Nação Portuguesa”, pois aqui teria nascido o primeiro rei de Portugal.

Como muitas situações acontecidas em longínquos anos, o nascimento de Afonso Henriques também possui controvérsias e há quem afirme que ele pode ter nascido em Viseu ou Coimbra.

Muito menos há consenso sobre a data exata de seu nascimento, apenas que foi no século XII.

Os fatos

Guimarães

Guimarães

Fato é que Dom Afonso Henriques partiu de Guimarães para conquistar as terras antes dominadas pelos mouros, dando início a composição de Portugal que carrega consigo esta particularidade: é o país europeu com fronteiras mais antigas e pouco modificadas ao longo dos séculos.

No século X a Condessa Mumadona fundou em suas terras um convento. Em torno deste surgiu um povoado que ficou conhecido como Vila de Baixo.

Para proteger a vila, a Condessa ordena então a construção do Castelo de Guimarães em uma colina. Está aí o nascimento da Vila de Vimaranes.

Nas antigas muralhas de defesa da cidade encontramos a referência histórica de que “Aqui nasceu Portugal”. Foi cá, neste local, que nós começamos a visitar o presente e o passado dessa cidade velha, mas cheia de jovialidade.

Nesse pedaço, chamado Alameda S. Dâmaso, transformado em bosque urbano, vemos belo casario colorido que parece seguir o contorno das antigas muralhas, arredondando-se aqui e acolá. Soube que passou por recauchutagem recente.

O Largo do Toural

Aqui Nasceu Portugal

Largo do Toural

Não exploramos muito o local, ao contrário, seguimos logo para o Largo do Toural, uma das praças principais de Guimarães, sendo criada lá pelo século XVII. Era um espaço destinado à venda de bois e outras mercadorias e ficava fora das muralhas da cidade.

Os belos casarões que circundam a praça são do século XVIII quando o Toural começou a ser reformulado e renovado. É também dessa época a Basílica de São Pedro que se destaca no Largo.

Aqui nasceu Portugal

Basílica de São Pedro

É uma igreja pequena, cujo teto é dono de uma azul suave e o altar-mor me remeteu a caixas empilhadas. Estava lotada por causa da missa e por conta disso não pudemos circular para ver melhor os detalhes.

No Largo do Toural também encontramos muitos restaurantes e cafeterias com aquela cara de velho e familiar. De antigo e acolhedor. De atraente e interessante.

Apesar da vontade de tomar mais um café e experimentar mais um doce português, seguimos em frente, pois dessa vez o tempo estava girando acelerado e havia muita coisa que queríamos ver em Guimarães.

Então adentramos ao passado desta velha cidade! Venha junto e descubra antigas e interessantes histórias:

By |2018-03-07T00:56:23+00:0011/04/2017|Categories: Guimarães|Tags: , , |1 Comentário

Um Comentário

  1. […] Descobrindo Guimarães […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.