O RHEINAUHAFEN – antiga área PORTUÁRIA de Colônia na Alemanha: interessante paisagem URBANA

Era verão em Colônia, mas não fazia calor na cidade que ao contrário estava fresca, com uma coloração acinzentada naquele fim de tarde de um domingo de setembro. Caminhávamos, espiando a dinâmica da urbe. Foi assim que chegamos à orla do Rio Reno, à altura do Rheinauhafen – antiga área portuária de Colônia.

Eu fiquei absolutamente encantada com esta parte da cidade.

Ela é seca, reta, dura, industrial, inventiva e moderna. Romântica. Múltipla como a própria Colônia!

A antiga área portuária de Colônia e seus personagens

Já no século XXI quando as operações portuárias em Colônia foram encerradas a área foi revitalizada e reinventada. Em tempos atuais é habitada por lojas, residências e escritórios.

Seus personagens chamam a atenção, mais o conjunto exala beleza crua e sofisticada criatividade.

Seis guindastes ornam a orla do Rio Reno lembrando seu passado. Quando estava em plena atividade a área portuária contava com 41 deles.

antiga área portuária de Colônia

Um dos 6 antigos guindastes que hoje ornam a antiga área portuária de Colônia

Cruzando o Rio Reno vemos a Ponte Severin, estaiada, construída em 1960 e totalmente de acordo com a paisagem urbana, de elementos diversos, uma série de formas e linhas variadas, ora complexas, ora mais simples, que encontramos nesta zona da cidade.

No Zollhafen 1 (Armazém 1) está o Deutsches Sport & Olympia Museum – museu que conta a história dos esportes desde a antiguidade até os tempos modernos em 2.000m² de espaço distribuídos em 2 andares.

Pelé está representado.

Sem dúvida alguma, o  Deutsches Sport & Olympia Museum está na lista do que visitar caso um dia eu volte à Colônia.

O Kranhäuser: a estrela do pedaço

Para mim, a estrela desta paisagem urbana é o Kranhäuser, um grupo arquitetônico espetacular resultado da inventividade e criatividade humana.

Três antigos guindastes portuários foram transformados em edifícios em forma de “L” invertido. O resultado, tanto individual quanto em conjunto, é esteticamente fenomenal! Eles foram construídos sucessivamente, um em cada ano, sendo o primeiro de 2009. São dois edifícios comerciais e um residencial.

antiga área portuária de Colônia

O Kranhäuser – 3 magníficos e modernos edifícios na antiga área portuária de Colônia

antiga área portuária de Colônia

O Kranhäuser – 3 magníficos e modernos edifícios na antiga área portuária de Colônia

antiga área portuária de Colônia

O Kranhäuser -modernos edifícios em forma de L invertido na antiga área portuária de Colônia

Eu bem me imaginei em um daqueles apartamentos com vista para o Rio Reno, taça de vinho na mão… Em outra vida talvez, pois meu bolso está anos luz distante de qualquer possibilidade de pagar 6.000 euros/m²!

Nesta vida o que me restou foi observar e me apaixonar por esta maravilhosa e moderna área portuária de Colônia. Isso eu fiz sem reservas ou economias.

Certamente, caminhar pelas margens do Rio Reno num fim de tarde do verão de Colônia é um passeio dos mais agradáveis.

Venha espiar este mundão lindo comigo: siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

A antiga zona portuária de #Colônia na #Alemanha chamada Rheinauhafen é moderna e muito inventiva. Tem a natureza mais dura da cidade sem perder a leveza da criatividade. Localizada na orla do Rio Reno é um local ótimo para um passeio. #espiandopelomundo #viajantesempressa #viajar #pelomundo #Europa

 

Clicando na imagem ao lado a antiga área portuária de Colônia na Alemanha ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A antiga área portuária em Colônia na Alemanha

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer um pouco da antiga área portuária em Colônia na Alemanha, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-04-30T10:54:28+00:0024/01/2018|Categories: Alemanha, Colônia, Europa|Tags: |4 Comentários

4 Comments

  1. Ruthia 01/05/2018 em 15:29 - Responder

    Regra geral os portos tornam-se sujos e inseguros, quando deixam de ter utilidade económica. Felizmente, as cidades estão a perceber o seu potencial, como se vê aqui em Colónia. Até porque ficam em locais privilegiados, capazes de novas centralidades.
    P.S. O meu filho ia adorar esse museu
    Beijinhos

    • Analuiza Carvalho 01/05/2018 em 16:04 - Responder

      oi Ruthia… fico absolutamente encantada com áreas urbanas antes abandonadas e degradadas e agora revitalizadas. Me parece que elas renascem cheias de personalidade! Identidade! Que bom mesmo que as cidades estão repensando seus cenários urbanos! Seu filho é mesmo um mocinho de gosto apurado: Prado, museu do esporte… rsrs bjs

  2. Ana Morize 02/05/2018 em 10:06 - Responder

    Achei bem interessante conhecer uma zona portuária diferente, mas confesso que fiquei mais encantada mesmo foi com o Kranhäuser. Amei a arquitetura e design dele.

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.