Quando chegamos à Sintra, em uma viagem de trem com partida no Porto, já passava um pouco da hora do almoço e a fome estava daquele jeito: feroz. Seguimos um belo caminho até o hotel, onde fizemos check-in, deixamos as bagagens e fomos almoçar na Tasca do Manel.
O público da Tasca do Manel

A Tasca do Manel

Um dos ambientes internos: muito local, pouco turista
Voltamos pelo mesmo lindo caminho que fizemos da Estação Ferroviária à vila e chegamos na Tasca do Manel, localizado na rua lateral da Câmara Municipal. O ponteiro do relógio já se aproximava das 15 horas. Nós encontramos mesa, mas a maioria delas ainda estava ocupada, apesar do horário tardio.
O público era variado e majoritariamente composto de trabalhadores da área: dos macacões sujos de tinta e poeira até salto alto e gravata. Era segunda-feira. Além de nós, contudo, havia uns poucos turistas. Muita gente chegou na porta e não conseguiu lugar para sentar.
A refeição na Tasca do Manel

Cardápio escrito à mão afixado na porta de entrada

Sopa de Abóbora

Vinho da casa com pão

Secreto grelhado com batata frita e arroz branco
Posso dizer que a Tasca do Manel é aquele lugar bom e barato. Honesto! O cardápio, escrito à mão, estava afixado na porta com os pratos do dia. Todos tinham o mesmo valor de 7 euros.
A refeição incluía ainda uma entrada (sopa de abóbora), pão de ótima qualidade e uma estilosa jarra de bom vinho da casa.
Melhor custo-benefício que este na Europa eu nunca encontrei.
Escolhemos o secreto grelhado (carne de porco) que veio acompanhado de arroz branco e batata frita. Não foi nenhum sabor digno de nota, mas lembrou, e muito, a comida que minha mãe fazia para nós em minha infância. Comida caseira!
A Tasca do Manel

Atrás do balcão tudo acontece

Decoração
Sentamos próximos ao balcão que emendava com a cozinha: dali, todo o movimento da Tasca do Manel era orquestrado.
O restaurante compunha-se ainda de dois ambientes, pequenos, com decoração tipicamente portuguesa: azulejados e com paredes cheias de informações acumuladas ao longo da sua existência, cheias, portanto de afeto.
Lembrou-me muito alguns restaurantes situados no centro do Rio de Janeiro e de Salvador.
O atendimento não foi rápido, mas fluiu. Quando finalizávamos o almoço, o restaurante começava a esvaziar.
Em busca de um doce e de um café

Da Tasca do Manel de volta para a vila
Portugal a qualquer hora pede doce e café! Para mudar de ares e variar, deixamos a Tasca do Manel e voltamos para a vila para tal intento.
Endereço: 2710, Largo Dr. Virgílio Horta 4
+ Como chegar em Sintra de trem
Nossa que delícia de restaurante, devo ir para Sintra ainda esse ano, quem sabe de ter certo almoçarei ai também.
oi Christian… Que bacana viajar á Sintra. É uma cidade encantadora! Aproveite!!!!
Comidinhas em Sintra! Que delicia! EU fiquei me perguntando o que seria secreto… E salivei ao saber que era porco – uma carne que acho muito saborosa! Gostei também do balcão, tao cheio de historia!
A Tasca do Manel é mesmo um lugar simpático e faz a linha bom e barato! Economizar em viagem é sempre bom né?! bjus
Adorei essa dica! Esse almoço pareceu super apetitoso! Com certeza um lugar pra visitar quando estiver em Sintra! Obrigada!
oi Alessandra, para quem gosta do que é bom e barato, é um lugar que recomendo. 🙂 bj
[…] + A Tasca do Manel […]
[…] em nosso primeiro dia na encantadora cidade de Sintra, depois de um almocinho gostoso e barato na Tasca do Manel, seguimos caminhando até a Quinta da Regaleira. A Maytê tinha razão: o lugar é […]