A Torre e a Igreja dos Clérigos formam o conjunto dos Clérigos, um dos cartões postais do Porto. Fomos conhecer de perto esse belo par, já no fim do dia, para aproveitar o despedir da tarde e a mudança de luzes da cidade, uma vez que a Torre dos Clérigos é um belo miradouro!
Conheça outros cartões postais desse mundão lindo:
A Torre

Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos com seus 76 metros de altura é um dos cartões postais do Porto. De muitos pontos da cidade é possível avistá-la.
Quando o dia ia morrendo e a noite despontando no horizonte, nós escalamos os seus 225 degraus, em espiral, para ver as luzes artificiais do Porto substituindo as luzes naturais, mudando a cara da cidade.
A Torre está situada na Rua de São Filipe de Nery e nós chegamos até ela pela Rua de São Bento. Ela faz parte da Igreja dos Clérigos, é considerada Patrimônio Nacional e foi projetada pelo mestre do barroco italiano, Nicolai Nasoni, no século XVIII.
Subindo a Torre dos Clérigos

Escadas da Torre dos Clérigos

Escadas da Torre dos Clérigos

Contador indicando que pelos próximos 2 minutos ninguém deve descer – a maioria das pessoas nem nota sua existência
Na bilheteria, nós compramos por 4 euros, o bilhete que nos permitia acesso à Torre + Museu dos Clérigos até às 19 horas quando então começava o ingresso de quem tinha adquirido o bilhete noturno. Há outros tipos de tickets.
Começamos nossa jornada subindo a Torre: há trechos na escada muito estreitos e o fluxo de pessoas estava intenso e constante. Foi preciso paciência e negociação nas passagens.
A descida foi um tantinho mais complicada porque as escadas ficam na penumbra e há risco de queda, mas então já não havia tanta gente. Descemos com cuidado e deu tudo certo.
Há um mecanismo, um contador, indicando a hora que devemos subir e descer, possivelmente para facilitar a vida de todos, mas a maioria das pessoas nem nota sua existência.
A Torre dos Clérigos é um belo miradouro

Balaustrada da Torre dos Clérigos

O centro do Porto desde a Torre dos Clérigos

O Rio Douro e Vila Nova de Gaia desde a Torre dos Clérigos

O Campo dos Mártires desde a Torre dos Clérigos
A Torre dos Clérigos é um belo miradouro. O cenário que divisamos lá de cima era muito bonito e nos possibilitou uma vista ampla de 360 graus: vislumbramos o Rio Douro, o Centro do Porto, a Rua de São Bento e o Campo Mártires da Pólvora, lugares que havíamos passado mais cedo.
Do alto da Torre dos Clérigos, identificamos melhor o traçado do Porto e assim fomos percebendo essa cidade sob outra perspectiva, entendendo um pouco melhor o seu fluxo, sua dinâmica. Porto de todos ângulos me encantou.
Vimos o trânsito ir ficando mais pesado, intenso, as luzes aos poucos iam se acendendo, o rio mudando de tonalidade e os ruídos se modificando. O dia deu lugar a noite, enquanto nos deixávamos ficar no topo da Torre dos Clérigos.
O espaço disponível no cocuruto da torre é diminuto e aqui, novamente, foi preciso manter a calma para apreciar todos os detalhes, pois havia muita gente disputando cada centímetro da balaustrada.
Mais detalhes

O Centro do Porto

A Rua de São Bento com a Igreja de São Bento e o Centro de Fotografia Português
- Porto vai mudando de cor
- As luzes da cidade acendem…

A noite cai sobre o Porto
Nela, encontramos desenhos nos mostrando os principais pontos turísticos e suas direções desde a torre e assim fomos nos localizando.
Além disso, há comparativos, em termos de altura, entre a torre e outros monumentos do mundo, como a Torre Eiffel de Paris, para percebemos a quão alto estamos.
Acertadamente escolhemos subir ao por do sol, mesmo o dia não tendo sido magnífico, ao contrário, estava um pouco nublado. Ainda assim, ver o movimento da cidade ir se modificando valeu cada degrau subido.
A torre possui seis andares e em alguns deles possuem informações detalhadas sobre a trajetória da torre, além de abrigar o Museu da Misericórdia. Além disso, desde a sala do coro temos uma visão privilegiada da Igreja dos Clérigos.
Veja os detalhes sobre a continuação da exploração da Torre dos Clérigos:
Salve a Torre dos Clérigos é um belo miradouro em seu Pinterest
[…] Torre dos Clérigos […]
[…] nessa parte da cidade, mesmo estando colada com a Estação de São Bento e muito próxima da Torre dos Clérigos e não muito distante do Cais da Ribeira, ela já tem outra aparência, outra […]
[…] A Torre dos Clérigos é um belo miradouro […]
[…] Rua das Carmelitas, 144; Muito próxima à Torre dos Clérigos. […]