A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA:

Nossa manhã de sexta-feira em Florença começou com uma deliciosa caminhada, aproveitando o ar fresco da manhã. Visitamos a Feira da Maratona e em seguida passamos no Posto de Informação Turística para, na sequência, conhecermos a Officina Profumo-Farmaceutica.

Quem deu-nos a dica (preciosa) sobre esta farmácia, pequena joia do século XVII foi a Sônia, brasuca que encontramos trabalhando no Posto de Informação. Ela despertou a minha curiosidade.

O edifício

A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA

Officina Profumo – Farmaceutica : fachada

A Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella (via della Scala, 16) iniciou seu funcionamento em 1612 e logo a farmácia ficou famosa em toda a Europa por vender elixires, bálsamos e essências que prometiam curar um par de doenças como a histeria.

Ela funciona em um prédio gasto por fora, pintado em um tom de bege ou laranja desmaiado dando-lhe um ar antiquado, velho mesmo, embora o prédio esteja em excelentes condições.

A porta de entrada, uma mescla de curvas e retas que lhe conferem um requinte complementado com dois lustres mais secos, rústicos, nos dá uma vaga ideia do que iremos encontrar em seu interior.

A decoração

A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA

Hall de entrada

A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA

A atmosfera antiga da farmácia repleta de pessoas modernas

Olhando a estrutura interna da farmácia/perfumaria fica muito fácil perceber o seu passado. A decoração nos leva em uma viagem no tempo e podemos imaginar uma atmosfera pretérita.

Sem embargo, sua aparência atualmente é moderna. As pessoas que a frequentam são deste século. As pessoas que estão ali para atender ao público são deste século.

Aroma e beleza

A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA

A decoração antiga da farmácia

A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA

Uma das salas da Officina Profumo-Farmaceutica Santa Maria Novella

Estar na Profumo-Farmaceutica nos levou ao passado, sem nos tirar do presente, pois ela ainda funciona. Esta mistura de tempos e séculos dão a esta farmácia identidade, requinte e beleza.  É um lugar rico em detalhes e aromas.

Tem cheiro de incenso, sabonetes, lavandas, aromatizadores de ambientes, águas de cheiro e muitos outros perfumes que despertam os nossos sentidos.

Todos estes olores estão à venda. A Officina Profumo – Farmaceutica di Santa Maria Novella possui diversos ambientes, cada um vendendo um grupo de produtos, além de uma tea room e a Capela di San Niccolò. Cada um dos recintos mereceu o meu olhar atento me dispersando do mundo à minha volta.

A Capela de San Niccolò

A Officina PROFUMO-FARMACEUTICA

Os afrescos da Capela de San Niccolò

Officina Profumo – Farmaceutica

Os afrescos da Capela de San Niccolò

Officina Profumo – Farmaceutica

Afrescos atribuídos a Mariotto di Nardo

A pequenina Capela de San Niccolò possui bonitos e coloridos afrescos atribuídos a Mariotto di Nardo e contam a história da paixão de Cristo.

Confesso que passei algum tempo na capela, que está quase nua, vestida apenas pelas pinturas que cobrem totalmente as paredes e o teto – roupa mais bonita que essa não há, sozinha, lendo e ouvindo as imagens ali pintadas. Definitivamente a Officina Profumo-Farmaceutica foi uma bela descoberta.

Alimentado o espírito, era hora de alimentar o corpo que estava faminto.  Ao lado da Officina Profumo-Farmaceutica havia um restaurante e foi ali que nós experimentamos um prato típico da cidade: bistecca alla fiorentina.

Quer saber como foi essa experiência gastronômica? É só clicar!

By |2018-03-07T00:57:40+00:0020/02/2016|Categories: Florença|Tags: , |11 Comentários

11 Comments

  1. Zelinda Arêas 27/06/2017 em 04:11 - Responder

    Ana, que sensibilidade linda ao escrever esse post. Adorei conhecer o lugar. Não sabia da existência dele, senão teria visitado com certeza. Além de adorar afrescos, os detalhes impressionam. Parabéns por essa viagem no tempo!

    • Analuiza Carvalho 27/06/2017 em 04:46 - Responder

      oi Zê… que legal receber seu recado! Este lugar é mesmo lindo e foi uma deliciosa descoberta! 🙂 bj

  2. Vanessa Macagnan 28/06/2017 em 02:23 - Responder

    Nossa, que pena que eu não li esse post antes de ter ido a Itália, que dica incrível!

  3. Viajante Comum 28/06/2017 em 03:33 - Responder

    Arquitetura lindíssima! Também me encantam esses achadinhos durante as viagens! Adorei!

  4. Viviane Carneiro 28/06/2017 em 04:04 - Responder

    Que passeio mais interessante e que arquitetura linda! Adorei ler esse post e viver essa experiência com você. Bjs

    • Analuiza Carvalho 28/06/2017 em 17:02 - Responder

      Oi Viviane! Obrigada! Muito bom saber que você gostou do texto. A Profumo é de fato uma graça de lugar! 🙂 bj

  5. Gisele Almeida 29/06/2017 em 15:53 - Responder

    Que lugar bacana! Fiquei super curiosa para conhecer. Adoro lugares que carregam história e que fazem a gente conhecer um pouco mais da cultura da cidade. Obrigada por compartilhar.

  6. […] da Officina Profumo – Farmaceutica, naquela manha de sexta-feira em Florença, encantados com o lugar e com muita fome. Colada nela […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.