A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Deixamos o belo edifício da Câmara Municipal para trás, atravessamos a pequena Praça do General Humberto Delgado. Diante de nós estava a mui elegante Avenida dos Aliados, que comemorou 1 século de existência em Fevereiro de 2016.

Aí, estavam localizados à época os bancos e jornais da cidade transformando esta elegante avenida em ponto de encontro da sociedade Portuense.

Os personagens da Avenida dos Aliados

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

A mui elegante Avenida dos Aliados

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Os edifícios que margeiam a Avenida dos Aliados tornando-a elegante

Há um espelho d´água ornamentando o largo calçadão que é margeado por prédios grandiosos, clássicos e imponentes, com cúpulas, muitas janelas e interessantes quinas arredondadas, em tonalidade próxima ao terral. São esses prédios que ainda hoje conferem à Avenida dos Aliados sedução e refinamento.

Estão localizadas nesse espaço também, duas esculturas de Henrique Moreira: Meninos, onde três meninos seguram juntos uma taça com flores e frutos representando a abundância e Menina Nua onde uma garota nua está sentada sobre um pedestal do qual quatro caras jogam água para um pequeno tanque.

A sensação, ao caminharmos pela Avenida dos Aliados, é de voltar ao início do século passado, aquele que vemos em tantos filmes e que quase sempre me remete a uma atmosfera de lirismo e certo romantismo.

Depois de visitarmos um pretérito mais distante, ali pela área da Ribeira, foi uma delícia olhar para trás, mas identificarmos os elementos então presentes.

O nome da avenida é uma homenagem aos países aliados da Primeira Guerra Mundial. Em 1982 o Papa João Paulo II celebrou missa desde o Paço do Concelho em sua primeira visita a Portugal.

É facilmente perceptível como nessa parte da cidade, mesmo estando colada com a Estação de São Bento e muito próxima da Torre dos Clérigos e não muito distante do Cais da Ribeira, ela já tem outra aparência, outra energia.

O Café Guarany habita a mui elegante Avenida dos Aliados

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Avenida dos Aliados

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Café Guarany

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Café Guarany

A mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

Café Guarany

É na Avenida dos Aliados que está o mui famoso Café Guarany, inaugurado em 1933. O nome é uma homenagem aos índios que habitaram o Brasil, Uruguai e Paraguai. Além disso, faz referência ao nosso país que no século XX foi o primeiro produtor mundial de café.

O Guarany surge numa época em que os cafés cada vez mais viram palco de debates políticos e de ideias, de transações comerciais e encontros de intelectuais.

Contudo, para atravessar do século XX para o XXI, precisou se reinventar. Fez isso com maestria, sem abandonar suas raízes e o que vemos hoje é um lugar que tem a cara da Avenida dos Aliados, centenário, sem, no entanto perder o frescor.

O seu interior é muito atraente em sua simplicidade. Nós não entramos porque naquele dia tínhamos outro destino para o nosso café da manhã.

Arrependo-me, entretanto de não ter tomado ao menos um expresso, para sentir um pouco da atmosfera efervescente das primeiras décadas do século passado.

Salve este texto no seu Pinterest

É uma ótima ideia passear pela mui ELEGANTE Avenida dos ALIADOS

By |2018-03-07T00:56:41+00:0001/03/2017|Categories: Porto|Tags: , |1 Comentário

Um Comentário

  1. […] à majestosa e centenária Avenida dos Aliados, por onde caminhamos lentamente, apreciando toda a sua beleza, está a Praça da Liberdade e o […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.