A IGREJA de São Miguel do CASTELO:

A Igreja de São Miguel do Castelo está localizada entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques, no Monte Latito. Depois de visitarmos o castelo, marco da história portuguesa, Monumento Nacional, ligado direta e intimamente à história do país, foi para lá que seguimos.

Pequenina e bonita

Igreja de São Miguel do Castelo

Igreja de São Miguel do Castelo

Igreja de São Miguel do Castelo

Igreja de São Miguel do Castelo: interior nu e pia batismal ao fundo

Pequenina, com seu interior completamente nu, salvo por um cristo crucificado, construída em pedra, a Igreja de São Miguel do Castelo possui estilo romântico, tendo sido erguida no século XIII. Ela casa lindamente com o Castelo de Guimarães.

Apaixonei-me por este pequeno templo cristão, onde, acreditam alguns, o rei Dom Afonso Henriques teria sido batizado. Em seu âmago, encontramos a suposta pia batismal utilizada na cerimônia.

Há controvérsias, contudo, como costumeiramente acontece com fatos acontecidos há tantos e tantos e tantos anos! O argumento mais forte que refuta tal sucedido é a data da construção da Igreja: mais de 1 século depois do nascimento do primeiro rei de Portugal.

O acesso é gratuito.

Salve este texto em seu Pinterest:

A Igreja de São Miguel do Castelo é pequenina e bonita em sua nudez.

By |2018-03-07T00:56:15+00:0030/04/2017|Categories: Guimarães|Tags: |4 Comentários

4 Comments

  1. […] Paço dos Duques está situado muito próximo à Igreja de São Miguel do Castelo e do Castelo de Guimarães, todos eles elevados sobre o Centro Histórico da cidade. Foi para lá […]

  2. Klécia Cassemiro 30/06/2017 em 17:12 - Responder

    Ana, você sabe quando a energia do lugar passa por uma foto, atravessa tempo e espaço, e é transmitida pra quem te lê? Senti uma enorme paz ao olhar pra essa igreja assim ‘crua’, sem ornamentos ou ostentações. O Cristo crucificado ser a única coisa que restou nas enormes paredes de pedra me falou muita coisa sobre a vida, sobre a história, nem sei mais sobre o que. A foto mexeu comigo :)

    • Analuiza Carvalho 30/06/2017 em 17:38 - Responder

      Fico feliz, Klécia, que a Igreja de São Miguel do Castelo tenha te alcançado assim, porque eu me senti assim, envolvida, quando entre naquela pequena igreja, sem nada mais que as paredes impregnadas da energia das pessoas que por ali passaram ao longo dos anos. 🙂 bjus

  3. […] logo ao lado está a Igreja de São Miguel do Castelo, pequenina e quase nua, salvo por um Cristo crucificado e uma pia batismal onde D. Afonso Henriques […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.