A GASTRONOMIA na Ilha de PÁSCOA:

A gastronomia na Ilha de Páscoa não é digna de grandes notas. Por ser uma ilha perdida no meio do nada os ingredientes para uma refeição caprichada demoram a chegar e nem sempre chegam com muita qualidade.

Entretanto, voltamos de lá com algumas boas experiências e sabores guardados na memória. Tivemos refeições ruins também. De qualquer forma vamos combinar: aquela natureza selvagem, bruta e exuberante pede uma refeição simples né?

Além disso, não fizemos muitas refeições então a gastronomia na Ilha de Páscoa acabou tornando-se um elemento de menor importância no contexto geral da viagem. A seguir alguns dos lugares que nós passamos por lá.

Empanadas Tia Berta

A gastronomia na Ilha de Páscoa

O primeiro lugar em que nós comemos foi numa biboquinha chamada Empanadas Tia Berta. O lugar era muito simples, mas bem de acordo com Hanga Roa em minha opinião. A mocinha que nos atendeu não parecia estar em seus melhores dias e nos atendeu com uma cara bem amarrada.

Contudo, as empanadas que pedimos estavam bem gostosas, apesar de serem fritas. Eu escolhi uma de atum, mas havia boa variedade no cardápio.

Endereço: Atamu Tekena (rua principal)

Tavake

Restaurante Tavake

Restaurante Tavake – salada de abacate, tomate e repolho

Restaurante Tavake – sopa que parecia de saquinho

A gastronomia na Ilha de Páscoa

Restaurante Tavake – prato principal: peixe gorduroso com um arroz meio grudento

Restaurante Tavake – sobremesa: caldinho de goiaba

Restaurante Tavake

Nesse mesmo dia, nós jantamos no Tavake, que funciona em uma casa cercada de varanda, com muitas flores. Escolhemos o menu completo com uma entrada (salada de abacate, tomate e repolho), uma sopa, um prato principal (peixe gorduroso com um arroz meio grudento) e uma sobremesa (caldinho de goiaba).

O lugar é uma graça, muito agradável e tinham outros comensais além de nós, de varias nacionalidades. Nenhum brasileiro. Entretanto o atendimento foi absurdamente demorado, inclusive entre um prato e outro. E a comida estava bem longe de ser saborosa, mas deu para matar a fome.

Endereço: Rua Atamu Tekena (Rua principal)

Mamma Nui

Mamma Nui – suco natural

Mamma Nui – Peixe com batata frita e salada

Mamma Nui- área interna

O Mamma Nui foi um dos lugares mais legais em que jantamos em Hanga Roa. Funciona em uma casa com área externa grande e interna rústica e cheia de charme. Muitos pratos são preparados na área externa em fogueiras e similares, á frente de todos.

Comemos um peixe delicioso e o pão estava especialmente bom. A comida demorou bastante de ser preparada, mas apesar de simples estava deliciosa. Além disso o atendimento muito simpático. ´

Achamos este lugar por acaso: passamos em frente, em uma rua escura e entramos. Ainda bem que fizemos isso. Foi uma noite ótima!

Endereço: Taniera Teave s/n

Donde el Gordo

Donde el Gordo – suco de blueberry

Donde el Gordo – burger de camarão

Donde el Gordo – burger de pescado

Donde el Gordo – suco de bluberry

Em uma de nossas noites em Hanga Roa, nós jantamos no Donde el Gordo cuja especialidade são burgers e sucos. Seguindo a regra geral, o lugar era muito informal e simples, com um ar de surf place muito legal. Tinha vários turistas e o atendimento foi sorridente.

A fome estava imensa depois de um dia inteiro perambulando pela ilha. Eu escolhi um burger de camarão e estava muito, muito gostoso. Tomei um suco de blueberry que estava delicioso.

Endereço: Te Pito o Te Henna s/n

La Kaleta

La Kaleta – em frente

O por do sol desde La Kaleta

O La Kaleta é uma delícia de restaurante. O visual é lindo, quase dentro do mar. Estava silencioso e não tinha muita gente. O cardápio estava escrito em um quadro que fica exposto no meio do varandão.

Comemos um risoto de lagostín maravilhoso e um ceviche muito bom. Acompanhado de um bom vinho, claro, tivemos uma refeição que deixou boas lembranças. Era aniversário de namoro, o dia tinha sido magnífico e o jantar maravilhoso.

Endereço: no final da Caleta.

Mercadinho

Água para passar o dia

Como nós passávamos o dia percorrendo a Ilha de Páscoa, caminhando, correndo ou pedalando, visitando os moais e vulcões, quase sempre almoçávamos biscoitos e outros lanches que levávamos na mochila.

Alguns desses lanches nós compramos nos mercadinhos de Hanga Roa, assim com a água, mas outros eu levei do Brasil, pois tinha lido que a oferta de produtos não era farta.

Só almoçamos de verdade, uma vez, durante um passeio que contratamos para visitar Rano Raraku.

Enfim, a gastronomia na Ilha de Páscoa não é estrelada, mas pode proporcionar boas refeições, mesmo dentro de sua simplicidade e elementar. Bem a cara do cenário.

By |2018-03-07T00:58:11+00:0026/05/2014|Categories: Ilha de Páscoa|Tags: , |1 Comentário