Quando nós estávamos na Feira da Maratona, onde o Léo retirou o kit da maratona, o tempo virou e caiu um temporal sobre Porto. Por conta da chuvarada, nós acabamos experimentando a famosa Francesinha pela primeira vez.
Resolvemos enfrentar a chuva torrencial que caía. Compramos capas na feira e saíamos caminhando.
As ruas pareciam rios com água vinda de todos os lados e mal conseguíamos manter os olhos abertos. Mesmo com a capa estávamos encharcados. Fomos margeando o Rio Douro, passamos pela Praça do Infante Dom Henrique e entramos na Rua das Flores.
Buscávamos um lugar para jantar, mas a chuva estava dificultando tudo. Subimos a 31 de Janeiro, tentando alcançar a Rua de Santa Catarina, o que foi um erro porque ela é uma enorme ladeira que virou uma cachoeira. A Rua de Santa Catarina não estava melhor.
Ensopados, desconfortáveis e com fome terminamos entrando no Via Catarina Shopping. Eu não gosto de shoppings, mas esta foi uma daquelas saídas de emergência.
Fomos para a praça de alimentação, que simula uma vila com casas coloridas, e encontramos um lugar especializado em Francesinhas, prato tradicionalíssimo da gastronomia Portuense, chamado O Pátio.
Conheça mais da gastronomia portuguesa:
A Francesinha

A famosa francesinha
A Francesinha é um mega sanduíche feito com pão de forma, carnes gordíssimas como linguiça, salsicha, embutidos, carne de vaca e coberto com queijo derretido. Ela é servida embebida em molho de tomate, cerveja e piri-piri (um tipo de pimenta).
Há variações, com carne de porco, por exemplo, ou vegetariana. O ovo e as batatas fritas como acompanhamento são opcionais.
A diversidade de Francesinhas no cardápio de O Pátio era grande, mas como seria nossa primeira experiência com a iguaria, pedimos a tradicional.
Eu achei o sabor muito bom, embora seja um prato bem pesado, mas a textura do pão embebido no molho desagradou um pouco meu paladar. Fiquei sabendo depois que é possível pedir o molho à parte.
Quando saímos do shopping a chuva continuava firme e forte. Por sorte havia ali próximo uma boca de metrô e assim, ainda encharcados, seguimos para o Ibis e encerramos mais um dia no Porto.
No dia seguinte, fomos para a cidade vizinha, Matosinhos.
Conheça Matosinhos:
+ De metrô, do Porto até Matosinhos
Gostou do texto?! Salve no seu Pinterest
[…] + Francesinha […]
[…] + Lanchonete O Pátio […]