A FAMOSA e popular RUA de Santa CATARINA

A Rua de Santa Catarina no Porto é famosa e popular. Em seus 1.500 metros de extensão, sendo alguns trechos fechados aos carros, passam diariamente muitos turistas e moradores, num vai e vem interminável, barulhento e alegre.

A história da Rua de Santa Catarina

Rua de Santa Catarina

Ir e vir animado e movimentado

Uma das principais veias desta bela cidade, a Rua de Santa Catarina já foi frequentada pela velha aristocracia portuense, por políticos e intelectuais em séculos anteriores. Ela, quase como a vemos hoje, é resultado do espírito visionário e inovador de João de Almada e Melo que transformou, urbanizou e modernizou boa parte do Porto.

Esta região onde hoje está a Rua de Santa Catarina era formada essencialmente por muitas quintas.

Tais reformas, que fizeram parte de um plano estratégico elaborado para o Porto, ocorreram na metade do século XVIII conferindo brilho e esplendor a esta parte da cidade e ainda hoje conseguimos visualizar tal fausto nas belas fachadas de maravilhosos casarios que margeiam a rua, muitos em estilo Art Nouveau.

Além disso, as calçadas são de pedras portuguesas.

Atraente democracia

Rua de Santa Catarina

Belos, elegante e antigos edifícios

É um contraste enorme o que toma conta da Rua de Santa Catarina, com o comércio popular e variado atingindo e alcançando muitos gostos e bolsos: há desde barraquinhas de ambulantes até lojas tradicionalíssimas como a Rolex. A Fnac está ali, em um prédio de 1914, bem como o shopping Via Catarina.

Isso sem falar nos carrinhos vendendo as tradicionais castanhas portuguesas, com seu fumacê que toma conta de tudo e o Café Majestic: dois clássicos habitando harmoniosamente a mesma rua. Nada poderia ser mais charmoso e atraente que esta democracia.

O Café Majestic

Rua de Santa Catarina

Café Majestic

Por falar em Café Majestic, esta é uma das cafeterias mais célebres da cidade do Porto. Construída no início do século passado cuja alcunha à época era Café Elite, foi frequentada por personagens ilustres da então sociedade portuense.

Sua fachada é belíssima, assim como seu interior: antigo e sofisticado. Os valores dos produtos oferecidos no cardápio são compatíveis com o peso de sua história.

Ele ficou abandonado por mais ou menos 15 anos até ser declarado Patrimônio Cultural e reabrir as portas em 1994.

A Rua de Santa Catarina e alguns personagens

Rua de Santa Catarina

Capela das Almas

A Rua de Santa Catarina é repleta de histórias refletidas em alguns de seus edifícios como o Grande Hotel do Porto, de 1880, onde o autor português Eça de Queiroz era hóspede habitual.

Também aqui, neste hotel, Teresa Cristina, mulher de Dom Pedro II, última imperatriz do Brasil, faleceu em 1889, aos 67 anos.

No segundo andar do edifício de número 630 (antigamente era o número 458) morou o escritor português Camilo Castelo Branco. Também neste local, em 1888, comemorou-se seu casamento com Ana Plácido.

+ Outras histórias de Camilo e Ana

Ali perto estão o Teatro Nacional São João e a Igreja de Santo Idelfonso.

O nome da rua deve-se à Capela das Almas, lindamente azulejada e dedicada a Santa Catarina de Alexandria.

Curtiu?! Gostou de passear pela Rua de Santa Catarina?! Que tal então guardar esta bela rua em seu Pinterest?! 

A Rua de Santa Catarina no Porto é elegante e popular. Lugar ótimo para tomar café, almoçar, passear, comprar e ver o burburinho desta bonita cidade portuguesa

By |2018-03-07T01:06:20+00:0015/08/2017|Categories: Porto|Tags: |21 Comentários

21 Comments

  1. Klécia Cassemiro 16/08/2017 em 00:01 - Responder

    Apaixonei pelo café majestic! Preciso entrar nesse lugar e me demorar! Sou fã de cafeterias, sou fã de cafés, sou fã desses lugares lindos e convidativos! Entrou pra minha lista!

  2. Gabriela Torrezani 18/08/2017 em 07:27 - Responder

    Adorei conhecer mais a história da Rua Santa Catarina! Mesmo sem saber de tudo isso foi uma das que mais gostei na visita ao Porto. O Café Majestic é demais!

    • Analuiza Carvalho 20/08/2017 em 12:08 - Responder

      Ela é ótima para caminharmos e vermos um pouco da movimentação do Porto né?! Para quem curte comprinhas então… eheheh O Majestic é lindo mesmo! rsrs

  3. Gisele 18/08/2017 em 11:41 - Responder

    Que lugar delicioso! Vou incluir no meu roteiro quando visitar a cidade e aproveitar pra fazer umas comprinhas – mas não na loja da Rolex… hahahaha

    • Analuiza Carvalho 20/08/2017 em 12:07 - Responder

      rsrsrsrs Gisele…. coloque sim. Ótima para observar a cidade e relaxar um bocadinho. 🙂 bjs

  4. Adriana Mendonca 18/08/2017 em 14:03 - Responder

    Que rua mais agradável! Deve ser mesmo uma delícia tirar um dia pra passear por aí. Eu iria nesse café com certeza!

  5. rui batista 18/08/2017 em 19:27 - Responder

    Trabalho a uns 1000 metros e poucas vezes tenho lá passado. Aprendi algo sobre a sua história com este post 🙂 Fantástico! Fez-me pensar que tenho de ser mais regular numa das mais emblemáticas ruas da cidade que muito bem me acolheu há 25 anos…

    • Analuiza Carvalho 19/08/2017 em 10:03 - Responder

      oi Rui… o que mais em encantou na Rua de Santa Catarina foi o fato dela ser tão democrática… passear por ela, nos permite muitas observações. ehehe sinto muita invejinha de você que mora nesta cidade. Você sabe né?! rsrsrs bj

  6. Aline Pires 19/08/2017 em 07:09 - Responder

    Que máximo essa rua.. uma agitação só hein? Amei o Café Majestic, o contraste dele, o torna ainda mais lindo.. Quando formos ao Porto irei a Rua Santa Catarina e lembrarei de ti

    • Analuiza Carvalho 20/08/2017 em 09:05 - Responder

      oi Aline… lembra de mim sim! Vou adorar!!!! rsrsrs E não deixe mesmo de visitar a Rua de Santa Catarina para ver seu burburinho e contrastes!!! Lugar para muita apreciação!!! ehehe bjus

  7. aline aguiar 19/08/2017 em 09:43 - Responder

    Adorei suas dicas! Amo Portugal!!! A Capela das Almas é a coisa mais linda de todas.

    • Analuiza Carvalho 19/08/2017 em 10:36 - Responder

      oi Aline… Obrigada! Que bom, de verdade, que gostou! Eu também adoro Portugal!!! 🙂 bjs

  8. Adoro a Rua de Santa Catarina! Sou de Braga e muitas vezes apanhava o comboio com as amigas só para ir passear por Sta Catarina e fazer compras!

    • Analuiza Carvalho 19/08/2017 em 12:55 - Responder

      Que coisa boa Susana!!!! Que delícia poder fazer isso com esta facilidade! Eu gostei muito de passear pela St. Catarina, para ver o burburinho da cidade! bj

  9. Cris 19/08/2017 em 23:30 - Responder

    Esses contrastes que você mencionou fazem a cidade mais interessante ainda! E quanto à rua Santa Catarina, quanta história hein?! Amooo o Portooo!

    • Analuiza Carvalho 20/08/2017 em 08:55 - Responder

      É verdade Cris… as cidades carregada nos contrastes são mesmo as mais interessantes! Eu também amo Porto!!!! 🙂 bjs

  10. Ana Carolina Miranda 20/08/2017 em 21:37 - Responder

    Adoraria passear por essa rua e apreciar a bela arquitetura. Tomar um café no Café Majestic deve ser uma ótima pedida. Dicas anotadas, quando for à Porto, já sei o que fazer.

    • Analuiza Carvalho 21/08/2017 em 20:37 - Responder

      Isso mesmo Carol. Quando estiver no Porto faça tudo isso que irás gostar! ehehe beijinhos

  11. […] + Conheça a Rua de Santa Catarina […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.