A Cripta e o Batistério de São João Batista foram nossos destinos seguintes naquela tarde em Siena.
Continuando a nossa peregrinação pela arte da cidade, deixamos o Duomo com seu ar nobre em contraste com o colorido exuberante e lindamente exagerado da Biblioteca Piccolomini e seguimos em primeiro lugar em direção à Cripta.
A Cripta

O beijo de Judas

Deposição de Jesus

Descida de Jesus ao inferno
Uma construção subterrânea, situada abaixo do púlpito da Catedral que foi descoberta apenas em 1999. Provavelmente era utilizada para enterrar membros do alto clero e sacerdotes.
O lugar estava na penumbra, com luzes indiretas destacando os afrescos que adornam as paredes. As pinturas estão parciais, mas em ótimo estado o que nos permite ver com clareza cenas bíblicas como O Beijo de Judas, a Deposição de Jesus e a Descida de Jesus ao Inferno para Resgatar os Justos:
“The king of Glory, putting out his right hand, took and lifted up Adam, the progenitor.
Then, addressing the others, he said:
“now then, come all of you who suffered death for the wood he touched.
I shall have you rise again by virtue of the wood of the cross”.
Evangelho de Nicodemus – citação em frente a um dos afrescos.
Mais uma vez, apenas Léo e eu circulávamos pelo lugar.
Afrescos velhíssimos

Percorrendo a cripta

Inserida no contexto
O que mais me deslumbrou, razão pela qual achei a cripta um lugar fantástico para se conhecer, foi o colorido intenso dos afrescos que nos dão uma sensação muito forte de vida, energia, vigor. Além disso tudo, eles são impressionantemente anteriores a 1200 D.C..
O Batistério de São João Batista

O teto do Batistério, com o céu toscano e seu azul intenso representado em alguns afrescos

O Batistério em toda sua glória, com a fonte de mármore se destacandorepresentado em alguns afrescos
Partimos para o Batistério, nosso último destino do bilhete único adquirido para visitar o Complexo do Duomo de Siena.
Ricamente decorado, com as mesmas listras alvinegras que conferem forte identidade à catedral, dois espaços captam rapidamente o nosso olhar e nossa atenção: o teto e a fonte.
Para examinarmos o teto, a solução é sentarmos nos bancos e esticarmos o pescoço, tentando alcançar os detalhes: tarefa nada fácil já que ele é alto, mas vale o esforço. Ele é glorioso! A tonalidade de azul, pouco comum, impressionou-me.
Veja como comprar o bilhete único para visitar o Complexo do Duomo de Siena:
O Batistério em detalhes

A Cabeça de São João apresentada a Herodes, de Donatello

Afrescos

O Batistério e sua identidade alvinegra
A fonte de mármore está no centro do Batistério exercendo forte domínio sobre o ambiente. O conjunto todo é fascinante. Hipnotizante, eu me arriscaria a dizer.
Apesar do cordão de isolamento é possível chegarmos bem perto para examinarmos, perscrutarmos e contemplarmos os painéis de bronze que enfeitam a fonte, como A Cabeça de São João Batista apresentada a Herodes (1427) de Donatello.
O Batistério de São João Batista sem dúvida abriga objetos preciosos!
Noite fresca de Siena

Feliz por ter visitado e também por ter deixar o Batistério
Contudo, apesar do lugar ser uma pequena joia, eu me senti mal ali. Achei o lugar sombrio, pesado, claustrofóbico. Não sei se há uma razão lógica para esse sentimento que me acometeu, mas fiquei feliz ao sair para o ar fresco do fim de tarde novamente.
O tempo passava rapidamente em Siena. Tentei detê-lo, mas não fui capaz. A noite já se aproximava, as luzes do sol começavam a esmaecer, mas eu não queria dizer adeus ainda. Então, saímos em busca de conhecer um pouco mais deste adorável cidade.
Gostou desse texto?! Salve em seu Pinterest
Esse com certeza seria um lugar que a minha mãe adoraria visitar, eu gosto muito de turismo sacro, fico encantada pelas construções das igrejas e templos, e o interior desse é de uma beleza incrível.
oi Flávia, tem lugares sacros estonteantes mundo afora né?! Esse de Siena são exemplos disso! 🙂 bjs
que legal, não sabia desta atração em siena! eu n sou muito a fim de turismo religioso, mas eh um lugar legal para visitar pelo seu valor histórico!
oi Angela… mais do que turismo religioso, visitar estes lugares é visitar templos da arte, história e arquitetura… bj
Que relato incrível!!! Esse lugar é realmente rico em história e detalhes… Todos que visitam Siena devem conhecê-lo… Parabéns!!!
Eu concordo! São dois lugares perfeitos para quem adora arte e história! 🙂
Confesso que ficaria meio apreensiva em visitar essa cripta sozinha mas aqueles afrescos lindíssimos mostrados nas suas fotos já me fizeram mudar de ideia. Siena deve ser uma cidade lindíssima e rica em arte e história. Espero conhecer em breve! Abraços
oi Monique… eu achei Siena belíssima! Nem se preocupe: não dá para sentir medo na Cripta não. rsrsrs A beleza dos afrescos supera qualquer possibilidade nesse sentido. 🙂 bj
Que lindos os afrescos coloridos. Eu também gostei muito de Siena, mas não conheci nenhum destes dois lugares. Te entendo quando dizes que querias fazer o tempo parar ou prolongar. Esta viagem deixou saudade. Beijos.
A Itália é um país que cabe no coração de quase todo mundo né, Michela?! Eu amei as cidades que passei, em especial Siena, bela e rica. 🙂 bj
Itália e sua perfeição em história, religião e arte! Mais um lugar cheio de história pra visitar 🙂 Adorei a dica e espero conhecer em breve 🙂
Concordo plenamente Camila: a Itália é um prodígio na produção de arte, arquitetura…
Nossa… que lugares incríveis e que merecem muito ser visitados! Adorei o post e as dicas super bacanas. Já quero conhecer. Bjs
oi Viviane… Que bom que gostou! São dois lugares bárbaros de Siena, de fato! 🙂
Adorei o post! Esse é um lugar que com certeza vou querer conhecer se um dia for a Siena!
Faça isso Simone, pois são dois lugares extraordinários para serem visitados.
[…] + A Cripta e o Batistério de São João Batista […]
Como adoro esses edifícios religiosos, ainda mais os antigos. As fotos estão lindas
oi Renata! Eu também: eles nos levam a uma incrível viagem histórica e arquitetônica né?! bj
Já estive em Siena mas um pouco rápido… Não vi quase nada. Este local parece ser bem interessante.
Muito interessante Catarina. E Siena, para mim, uma das cidades mais bonitas que visitei na Toscana! 🙂
[…] +Batistério de São João Batista […]
[…] O Batistério de São João Batista […]
Conheci o Batistério, mas não tive tempo de ir à cripta, que pena. Talvez se eu soubesse que era tão linda teria dado um jeitinho. Post excelente, com imagens lindas, parabéns!
Obrigada Marcia!!! Eu fiquei muito encantada com a cripta e com seus afrescos de mais de 1000 anos. Isso me impressionou. Contudo as outras estruturas do complexo são igualmente bonitas então você viu coisas lindas também né?! beijocas