Distante cerca de 50 quilômetros da Cidade do Cabo, ou mais ou menos 1 hora de carro, a cidade de Franschhoek é mais um dos muitos destinos bonitos na África do Sul. Nós passamos um dia por lá, perambulando, explorando, apreciando, vagando por aquele pequeno pedaço de mundo sul africano que desfilava diante de nós. Silêncios e sons se alternavam.
Um pouco da história de Franschhoek
Há mais de 300 anos, os Huguenotes Franceses, fugindo da perseguição religiosa na Europa, chegaram até este vale e aqui se estabeleceram. Imagino a aventura que não deve ter sido a travessia, cheia de medo, além da expectativa. Isso sem contar com a surpresa de se deparar com as paisagens fortes, marcantes da África do Sul, tão diferentes de tudo o que estavam acostumados no velho continente.
O que será que sentiram ao se encontrarem com os povos nativos que aqui viviam, no Cabo Ocidental?! Sei que sempre os consideraram selvagens e a convivência não foi pacífica. Esta nova configuração já nasceu segregada. Ainda assim, fico a imaginar o que brancos europeus e negros africanos sentiram ao se depararem com suas diferenças tão profundas.

Os belos cenários sul africanos
A viagem que trouxe estes franceses para a cidade de Franschhoek, a pedido das Companhia das Índias Orientais, partiu dos Países Baixos, onde viviam, pois eles já haviam fugido da França por conta da intolerância com os protestantes.
A travessia durou aproximadamente 3 meses e, como costumava acontecer bastante naqueles tempos, muitos morreram no trajeto e não conseguiram chegar ao continente africano. Aqueles que sobreviveram e aportaram em Western Cape, trouxeram na bagagem, além de um misto de sensações, vinho.
Foi então, que Franschhoek, que significa em africâner, o canto dos franceses, começou a tornar-se europeia.

A região é cercada por montanhas e vinícolas. Os Huguenotes Franceses introduziram o vinho na região
A cidade de Franschhoek e seus estupendos cenários
Os cenários naturais vistos desde a cidade de Franschhoek são impressionantes. Cercada de montanhas, das imponentes, duras, grandiosas e espetaculares montanhas sul africanas que, sempre me deixaram em estado de deslumbre, Franschhoek recebe muitos turistas durante todo o ano. Eles chegam em busca de suas belezas, da boa gastronomia francesa local e dos vinhos produzidos até hoje na região que inclusive é cercada de vinícolas.
Ao caminharmos por Franschhoek, os contrastes entre seu delicado casario com a natureza forte e rude da região, ficam patentes. Parte do charme da tranquila cidade está justamente ai, assim como de sua identidade e personalidade: um misto atraente de sofisticação evidente e robustez. De informalidade e requinte! Uma cidade agradável, fácil e gostosa de se estar.

Os contrastes de Franschhoek na África do Sul
Nós visitamos a cidade de Franschhoek saindo de sua linda vizinha Stellenbosch, onde estávamos hospedados. A excelente estrada que liga as duas cidades sul africanas é deslumbrante. As montanhas da África do Sul, que sempre marcam cenas e cenários, realmente impressionam. Elas são onipresentes no Cabo Ocidental. A jornada de uma cidade a outra durou mais ou menos 20 minutos de carro.

A estrada que liga Stellenbosch a Franschhoek é execelente!
Onde estacionar em Franschhoek
Uma vez em Franschhoek, gastamos um tempo rodando em busca de um lugar para estacionar. Como a cidade é pequena e todo mundo anda de carro, não é exatamente fácil encontrar uma vaga. Finalmente estacionamos perto do cemitério. Foi preciso boa dose de paciência e confesso que me deu certa angustia perder tempo dirigindo pela cidade em busca de um lugarzinho onde parar.
Este, inclusive, é um dos motivos pelo qual não gosto de viajar de carro. Road trips somente quando o destino não me oferecer alternativas de outros meios de transporte. Caso de Western Cape na África do Sul.

O cemitério de Franschhoek na África do Sul
Ali, na região do cemitério de Franschhoek, onde a paisagem foi de tirar o fôlego de qualquer mortal, estão enterrados muitos Huguenotes Franceses. Olhando para o horizonte, observamos apaixonados, como as espessas nuvens sul africanas estavam baixas, se derramando sobre o topo das montanhas, naquele meio de manhã. Um espetáculo sublime! Uma forte e profunda sinfonia como tocada por uma orquestra!

A bela paisagem de Franschhoek

As espessas nuvens sul africanas se derramam sobre as montanhas
Stellenbosch e Franschhoek: duas lindas cidades
Tanto Stellenbosch quanto Franschhoek são muito bonitas. Contudo, apesar de estarem muito próximas uma da outra, curiosamente, são duas cidades de atmosfera e aspectos distintos. Cada uma delas tem sua própria personalidade, embora guardem algumas similaridades. As visitas nos possibilitam sensações e sentimentos diferentes.

A cidade de Franschhoek na África do Sul
Tenho boas lembranças de cada uma destas duas agradáveis cidades, mas as experiências que vivemos em Stellenbosch me marcaram muito mais do que aquelas que Franschhoek nos proporcionou. Uma vez que estacionamos o carro, saímos deambulando pelo centro histórico e levemente movimentado de Franschhoek. Passamos boa parte do dia por lá, e antes que a noite caísse, nós voltamos para Stellenbosch.

Estacionamos o carro: hora de conhecer a cidade de Franschhoek na África do Sul
Quer saber como foi nosso roteiro por Western Cape na África do Sul?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ Rodando por Western Cape na África do Sul
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter e Trip Advisor
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima esta viagem para a cidade de Franschhoek na África do Sul ficará guardado em seu perfil no Pinterest
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
A cidade de Franschhoek na África do Sul
Se você, meu caro viajante, gostou desta viagem para Franschhoek na África do Sul, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Que graça é Franschhoek! Realmente um lugar para visitar na África do Sul. Só fiquei aqui quebrando a cabeça em como será que se pronuncia essa palavra hahahaha
Oi Gabi… ih menina, me pegou! É um som gutural que lembra um pouco o dutch, o alemão, uma pitada de inglês! Enfim, a pronúncia de Franschhoek é alguma coisa muito forte e, para mim, impronunciável! rsrsrsrs bjokas
Que gracinha!! Fica do lado de Stallenbosh!! Eu fiquei hospedada lá também mas não sabia de Franschhoek!! Se soubesse, com certeza teria ido visitar também durante minha viagem pra África do Sul!!!! Adorei, vou tentar ir em uma próxima!
oi Liany… que pena que não visitou a vizinha de Stellenbosch, a bonita cidade de Franschhoek! Se um dia voltar para aquelas bandas, visite. Passará momentos agradáveis, com certeza! 🙂 bjs