A cidade de Chiclayo | Peru

A cidade de Chiclayo é vibrante, colorida, barulhenta, pulsante e caótica. Localizada no norte do Peru, é a capital do departamento de Lambayeque. Foi nossa primeira base para conhecermos essa parte do país que abriga histórias sensacionais.

Aqui, é porta de entrada para descobrirmos as diversas civilizações anteriores aos Incas, que viveram por essas bandas. Daqui visitamos Lambayeque, Túcume e Ferreñafe. Estivemos em museus maravilhosos e sítios arqueológicos incríveis!

O que nos trouxe para esses lados foi a vontade de conhecer o Peru antigo. Quando eu digo antigo, é antigo de verdade. Viemos em busca dos diversos povos – Chimús, Sicáns (Lambayeques) e Mochicas – que dominaram o norte peruano, há muitos e muitos anos.

Foi uma viagem extraordinária ao pretérito desse lugar. Entretanto, o presente peruano também nos surpreendeu muito!

A cidade de Chiclayo no Peru

O passado: múmia de um lambayeque

A cidade de Chiclayo no Peru

O presente: agitação do fim do dia

Chiclayo pulsa forte

A cidade de Chiclayo é a quarta mais populosa do Peru. Ela é intensa, barulhenta, caótica. A sensação que eu tive é que a vida ali acontece nas ruas. Desde cedo, até tarde da noite, o movimento para todo canto que percorrermos era acentuado, febril!

Ela pulsa forte!

O mercado informal na região é coisa poderosa! Tem de tudo que se possa imaginar: junto e misturado, ocupando ruas e calçadas. Colorido e sonoro. Uma doideira. Caminhar pelas ruas significa receber uma quantidade imensa de informações vindas de todos os lados.

Uma experiência singular!

Assim que chegamos, já fomos engolfados pelo frenesi local. Ao contrário do que imaginei por uns instantes, rapidamente aprendemos a nos movimentar pela cidade de Chiclayo. Logo estávamos fazendo parte de toda aquela engrenagem.

Foi confortável, por incrível que possa parecer em meio àquela bagunça e desordem, balbúrdia geral, estar na cidade de Chiclayo.

Santa María de los Valles de Chiclayo

Chiclayo foi fundada no século XVI e ganhou o nome de Santa María de los Valles de Chiclayo. Contudo, só ganhou status de cidade já no século XIX.

A Plaza Mayor é muito arborizada e bem cuidada. Especialmente no fim de tarde, é comum ver pessoas sentadas nos bancos, vendo a vida passar, enquanto a cidade ferve em sua volta. O presente é tão intenso, que absorve completamente o passado, o deixando em absoluto segundo plano.

A cidade de Chiclayo no Peru

Prefeitura de Chiclayo

A cidade de Chiclayo no Peru

A Plaza Mayor de Chiclayo

De Lima para Chiclayo fomos de ônibus. Ótima viagem que durou uma noite inteira. Aliás, todo o nosso deslocamento pelo Peru foi feito via ônibus. Decisão mais que acertada!

O trânsito é absurdo

O trânsito em Chiclayo é um capítulo à parte!

Buzina é trilha musical. Faixa de segurança é uma arte abstrata que ninguém entende do que se trata. Sinaleira é adorno das esquinas. Para atravessar a rua precisamos da destreza de rodar a cabeça em 360 graus, pois nunca sabemos de onde vem uma van, moto táxi, ônibus, micro-ônibus, bicicleta, carro…

O tráfego na cidade e arredores, é mesmo para os fortes. Tomei muito susto!!! A todo instante pensava: agora vai bater… agora vai! Ufa, não foi!!!

Escapamos de novo!

Contudo, o meio de transporte – utilizamos táxi, moto-táxi, van e coletivo (carro compartilhado) funcionou muito bem. Raramente esperamos muito tempo por uma condução, eles nos levaram para todo canto e custaram barato (é possível negociar, dependendo do transporte e destino).

A cidade de Chiclayo no Peru

O moto taxi funciona muito bem na cidade, assim como taxi e coletivos

As pessoas em Chiclayo

As pessoas, durante todo o nosso tempo na cidade de Chiclayo, e arredores, nos ofereceu boa conversa, simpatia, presteza, risos, alegrias… Um povo acolhedor e muito gentil.

Dentro de seu ritmo acelerado, nos colocaram sob suas asas e ajudaram a fazer dessa, uma viagem inesquecível, tanto pelo passado forte e poderoso das antigas civilizações, como de seu presente enérgico e vibrante.

Jogando conversa fora com uma pessoa local, que visitou o Brasil, ela nos disse que se sentiu muito insegura. Aqui, em Chiclayo e arredores, todo mundo fala que a gente pode andar de boa, mesmo à noite que não passa nada. De fato, não me senti vulnerável ou em situação de risco em nenhum de nossos dias por lá.

E olhe que eu não relaxo nunca, quando o quesito é segurança. Sou atenta, cuidadosa e medrosa mesmo.

Diante do comentário dessa peruana, o que pensar de nosso Brasil varonil?!

No final e afinal, nós exploramos pouco a cidade, fazendo dela base para visitar museus e sítios arqueológicos da região, mas os momentos que passamos caminhando por suas ruas foram inesquecíveis.

Quer saber onde se hospedar em Chiclayo no Peru?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ Hospedagem em Chiclayo no Peru

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

A cidade de Chiclayo no Peru              A cidade de Chiclayo no Peru

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra a cidade de Chiclayo | Peru ficará guardada em seu perfil no  Pinterest🙂
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A cidade de Chiclayo | Peru

Se você, meu caro viajante, gostou de saber um pouco sobre Chiclayo no Peru, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2021-10-07T07:56:28+00:0019/09/2021|Categories: Américas, Chiclayo, Peru|Tags: , |0 Comentários

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.