Uma DESCONEXA, atraente e FRAGMENTADA cidade chamada CHICAGO

A cidade de Chicago não estava na lista de cidades que eu gostaria de visitar. Eu simplesmente não pensava nela como um destino. Até que apareceu uma promoção excelente de passagens aéreas e Leo decidiu que gostaria de correr a meia maratona de Chicago que é bem conceituada.

Como não recuso viagem, topei na hora.

Eu desconfiava que gostaria muito de Chicago e estava certa. Diferente do que aconteceu em Nova York, eu gostei dela assim de cara, ao primeiro olhar, sem esforço algum. Imediatamente ela me seduziu com sua urbanidade exacerbada em contraste com a natureza que se espalha por todo canto. Gostei de sua intensidade moderada, de seu burburinho silencioso, de sua vibração contida, informal, tranquila.

Foram apenas 5 dias por lá, numa viagem que nasceu e morreu na cidade de Chicago. Visitamos somente ela e nenhuma outra. Perambulamos por suas artérias, passadas e presentes, durante o dia e durante a noite, como sempre fazemos, sem pressa alguma. Saí de lá enamorada desejando voltar um dia!

Logo no primeiro dia…

Eu desembarquei em Chicago exausta depois da saga que foi meu voo até a cidade americana. Era fim da manhã, eu estava morta de fome e muito feliz por ter finalmente chegado e encontrado Leo que viajara uns dias antes de mim. Quando eu saltei do trem que nos levou do aeroporto até a cidade, caminhando até o hotel, eu me apaixonei. O cenário urbano, o trânsito intenso, o dia bonito e o Lago Michigan produziram um cenário estupendo.

Uma cidade americana chamada Chicago de personalidade atraente, aspectos desconexos e de beleza não evidente. Interessante, a cidade dos ventos tem arte, parques, boa comida, história... #espiandopelomundo #arquitetura #gastronomia #cidade #viagem #chicago #usa #estadosunidos #viajantesempressa

Neste dia apenas perambulamos pela cidade, sentindo sua energia e nos misturando aos seus murmúrios, ouvindo seus sons, entrando em ruas e avenidas mais ou menos cheias de gente e movimento, observando sua arquitetura tão misturada. Além disso, claro, comemos! Já neste primeiro dia experimentei a típica pizza de Chicago chamada de deep pizza, de massa grossa e adorei!

Chicago sob meu olhar

A cidade de Chicago é sensacional. Atraente e interessante, sua beleza é absolutamente subjetiva, inexplicável, não escancarada e a mim, arrebatou a um primeiro olhar. Ela é fragmentada e enigmática. Desconexa e jovial, antiga e moderna, com ingredientes urbanísticos numa imensa miscelânea por vezes confusa e sem nenhuma ligação aparente, mas que unidas formam cenas e paisagens apaixonantes.

Seu aspecto mescla uma arquitetura industrial espetacular bem de acordo com sua personalidade de cidade industrializada com edifícios muito modernos testemunhas da revitalização de Chicago depois de sobreviver a inúmeras crises.

Uma cidade americana chamada Chicago de personalidade atraente, aspectos desconexos e de beleza não evidente. Interessante, a cidade dos ventos tem arte, parques, boa comida, história... #espiandopelomundo #arquitetura #gastronomia #cidade #viagem #chicago #usa #estadosunidos #viajantesempressa

A cidade de Chicago é para ver e viver! Ela me pareceu leve, fresca, alegre, cordial… O meu sentimento durante minhas deambulações por suas ruas e parques foi de que os anos foram se empilhando um a um e que cada um deles continua vivo e pulsante. Por isso esta é uma cidade que me envolveu e cativou.

Cenário da trilogia Chicago (P.D., Fire e Med), de filmes como Curtindo a Vida Adoidado, Os Intocáveis, Dança Comigo, Separados pelo Casamento, O Casamento de meu Melhor Amigo e Esqueceram de Mim – a lista é grande, muito grande -, a cidade de Chicago, mais até do que Nova York, me fez sentir como se eu, pobre mortal, fizesse parte da magia do cinema e da seleção de personagens imortais.

Olhando rapidamente para o passado

A cidade de Chicago pertence ao estado de Illinois no centro-oeste americano. Sendo ela a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, perde apenas para Nova York e Los Angeles. Fundada na primeira metade século XIX prosperou durante a Guerra da Secessão (1861 – 1865) e também na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).

Sofreu muito com a grande depressão americana (1929 – 1939) e com o grande incêndio que destruiu a cidade no final do século XIX. Já foi reduto de gangues que disputavam os territórios de drogas e álcool (então proibido no país, de 1920 a 1933, conhecida como Lei Seca) elevando e muito os índices de violência. Foi a casa de um dos mafiosos mais famosos da história: Al Capone.

Uma cidade americana chamada Chicago de personalidade atraente, aspectos desconexos e de beleza não evidente. Interessante, a cidade dos ventos tem arte, parques, boa comida, história... #espiandopelomundo #arquitetura #gastronomia #cidade #viagem #chicago #usa #estadosunidos #viajantesempressaA segregação racial foi forte no passado e ao que parece continua insistindo em existir, embora eu, como turista que vejo apenas as camadas mais superficiais das cidades, não tenha presenciado nenhuma cena ou visto qualquer indicativo do racismo em Chicago.

Contudo, revisitei este pretérito, exposto em museus. Observando as pessoas e o cotidiano da cidade, não percebi miscigenação, grupos heterogêneos, mistura humana.

Pelo menos não pelos bairros por onde circulamos.

A alma negra da cidade de Chicago nos invadiu através da música concorrendo para um dos momentos mais emocionantes que vivemos por lá: um blues tocado por um senhor para uma pequena plateia no Cultural Center. Foi lindo, intenso, maravilhoso!

Chicago, a cidade dos ventos

Visitamos Chicago em maio, em plena primavera. A previsão do tempo falava em temperaturas amenas e agradáveis, mas o que encontrei na cidade foi um calor intenso, abafado e sufocante contrariando o seu apelido de Cidade dos Ventos.

Há outra versão para esta alcunha que não as brisas que vem do Lago Michigan: o jornal New York Sun numa edição de fins do século XIX teria usado o termo “cheios de vento” para criticar os políticos da cidade, chamando-os de arrogantes. A expressão então teria se popularizado!

A modernidade de Chicago

Chicago respeita o verde – é a cidade americana com mais áreas com parques – o urbano, a cultura e a arte, a sustentabilidade. Eu fiquei apaixonada pela cidade de Chicago. Museus, centros de arte, caminhadas a pé, boa comida, histórias de gangues, mafiosos, cenários de filmes e séries de todo estilo: de comédia, ação e cheios de romantismo. A arquitetura dura e industrial se mistura aos edifícios mais modernos. Ótimas cafeterias, comida de rua muito típica, vida saudável também. Povo simpático.

Sob a luz natural do sol, debaixo de um céu cinza ou mesmo iluminada pelas luzes artificiais quando estas se acendem, a cidade de Chicago é atraente e se modifica em sutis nuances. Com seus mil elementos variados e misturados que podem agradar a gregos e troianos e por isso mesmo, é uma cidade instigante!

Uma cidade americana chamada Chicago de personalidade atraente, aspectos desconexos e de beleza não evidente. Interessante, a cidade dos ventos tem arte, parques, boa comida, história... #espiandopelomundo #arquitetura #gastronomia #cidade #viagem #chicago #usa #estadosunidos #viajantesempressa

Quer saber o que fazer em Chicago?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra+ Roteiro por Chicago

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter e Trip Advisor

              Uma cidade americana chamada Chicago de personalidade atraente, aspectos desconexos e de beleza não evidente. Interessante, a cidade dos ventos tem arte, parques, boa comida, história... #espiandopelomundo #arquitetura #gastronomia #cidade #viagem #chicago #usa #estadosunidos #viajantesempressa

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesta maravilhosa cidade americana chamada Chicago ficará guardada em seu perfil no Pinterest 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A cidade de Chicago

Se você, meu caro viajante, gostou desta cidade chamada Chicago, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2019-01-28T15:23:07+00:0027/01/2019|Categories: Américas, Chicago, Estados Unidos|Tags: |22 Comentários

22 Comments

  1. Angela C S Anna 30/01/2019 em 10:22 - Responder

    tenho uma amiga q mora em chicago e sempre posta fotos incriveis, tme muita coisa legal para fazer ai e a gente nem faz ideia! um dia vou visitar, mas irei na primavera pq inverno n eh pra mim

    • Analuiza Carvalho 30/01/2019 em 16:06 - Responder

      oi Angie… inverno em Chicago também não rola para mim! Hoje está fazendo 26 graus negativos!!! Estou fora. Prefiro sempre viajar na primavera ou outono. Entretanto, visitei Chicago na primavera. Leo, que viajou antes de mim, pegou um frio intenso, quando eu cheguei o calor estava insuportável! Então, o melhor é se preparar para o que der e vier. rsrsrsr Fora estas loucuras do tempo, achei Chicago incrível!!!!

  2. Tharsila Fernanda Santos Costa 02/02/2019 em 19:43 - Responder

    Tenho muita vontade de conhecer Chicago! Fiquei curiosa pra saber a história da saga pra chegar até a cidade. Vou passar nos posts para ler.

    • Analuiza Carvalho 02/02/2019 em 20:03 - Responder

      oi Tharsila… foi mesmo uma saga desde que saí de casa até chegar em Chicago. Em alguns momentos eu achei que não fosse conseguir chegar, mas com muito suor, deu tudo certo e eu pude aproveitar esta cidade que achei tão incrível que entrou em minha lista de cidade americana queridinha! bj

  3. Roberta Lan 02/02/2019 em 21:00 - Responder

    Ainda não conheço os Estados Unidos e também não pensava em Chicago, mas esse post me deixou bem curiosa em conhecer!

    • Analuiza Carvalho 03/02/2019 em 08:17 - Responder

      oi Robaerta… quando visitar USA pense em colocar Chicago no roteiro. Ela é muito urbana, com variados elementos de natureza, artística e simpática. Ou seja: uma cidade incrível! rsrsr bj

  4. Aline kamiji 03/02/2019 em 08:06 - Responder

    Eu fui em Maio de 2016 e tinha muito vento, minha nossa senhora. Vai que sei lá, no seu maio de agora os ventos sumiram. A cidade de Chigado é incrível pra se conhecer mesmo e eu adorei ver a cidade pelos seus olhos, já quero voltar!

    • Analuiza Carvalho 03/02/2019 em 08:16 - Responder

      oi Aline… estive em Chicago exatamente 1 ano depois de você: maio/2017. Se os ventos sumiram eu não sei, mas que nos dias em que estive na cidade o calor estava insuportável, abafado e com o sol castigando estava. Não havia nem brisa, que dirá vento. Talvez eu tenha dado o azar de pegar uma semana atípica. Só voltando para saber né?! rsrsrs

      Chicago é uma das poucas cidades do mundo que eu quero voltar. 🙂 bjs

  5. Christian Gutierrez 03/02/2019 em 16:06 - Responder

    Fiquei muito curioso sobre conhecer Chicago depois dessa semana que a cidade ficou todo congelada, seu post é ,muito interessante.

    • Analuiza Carvalho 03/02/2019 em 17:03 - Responder

      oi Christian… eu acho que eu prefiro Chicago mais quente. Congelada daquele jeito, acho que não seria possível aprecia-la. Imagine só, que em 10 minutos ao ar livre uma pessoa podia morrer!!! Mas que a cidade ficou lindona ficou! 🙂

  6. Marcela 03/02/2019 em 17:00 - Responder

    Acho que sou igual a você, gostaria de Chicago de primeira! Adorei seu relato e suas dicas, me indicou muito a viajar pra lá e conhecer o lado atraente de Chicago. Obrigada por compartilhar

    • Analuiza Carvalho 02/04/2019 em 16:55 - Responder

      oi Marcela… na torcida que em breve você possa visitar e se apaixonar por Chicago! 🙂 bj

  7. Leo Vidal 04/02/2019 em 06:57 - Responder

    Que bom ler esse seu relato sobre a cidade de Chicago, porque estou indo para lá em março. Vou agora ler todo o roteiro que você sugeriu, torcendo para que as temperaturas atuais, diminuam até minha chegada.

    • Analuiza Carvalho 04/02/2019 em 16:00 - Responder

      oi Leo, que massa!!!! Tomara que as temperaturas subam mesmo, porque está frio demais por lá! Tudo congelado! Aproveite muito que Chicago é uma cidade maravilhosa e tem muito a oferecer as seus visitante!!! 🙂 bj

  8. Aline Aguiar 04/02/2019 em 07:24 - Responder

    Chicago é aquela cidade ultra urbanizada que deu muito certo, né? Exemplo para todas as cidades de como misturar o cimento com o verde.

    • Analuiza Carvalho 20/03/2019 em 15:32 - Responder

      Verdade Aline… e não era uma cidade muito fácil né?! Al Capone, segregação racial…

  9. Gabriela Torrezani 04/02/2019 em 07:31 - Responder

    Analuiza uma das minhas melhores amigas morou 2 anos em Chicago e sempre diz que eu deveria conhecer, mas como você nunca tive muito interesse nem considerava como destino… lendo seu texto isso mudou, me identifico com o seu estilo de viagem e se você gostou tanto acho que eu também vou curtir!

    • Analuiza Carvalho 07/05/2019 em 10:19 - Responder

      oi Gabi… que bom saber que fiz você reconsiderar conhecer Chicago! Acredito que vc possa sim gostar da cidade e mais que isso aproveitá-la bastante! 🙂 bjs

  10. Ruthia 04/02/2019 em 08:37 - Responder

    Não conheço nada sobre Chicago turística e historicamente falando. Não fazia ideia que fosse cenário de tantos filmes sequer. Mas estou ckmo você, viagem não se recusa (bem, a menos que estejam -26°c

    • Analuiza Carvalho 05/02/2019 em 12:51 - Responder

      Menina… estou de acordo! Acho que dependendo do destino, com 26 graus negativos, pensaria em recusar! Deve ser difícil perambular por uma cidade, como eu gosto de fazer, com esta temperatura, não?! Gosto de um friozinho, mas nem tanto! rsrsrs

      Coloque Chicago em sua lista! Acho que você vai gostar dela. 🙂 bjokas

  11. Michele 06/02/2019 em 10:39 - Responder

    Lembrei super do casamento do meu melhor amigo em Chicago! Você está certíssima não devemos nunca recusar uma viagem ainda mais uma promoção né hehehe

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.