A Câmara MUNICIPAL do Porto

Acordamos cedo em nosso segundo dia no Porto porque havia muito a ser explorado. O primeiro destino naquela manhã era a Câmara Municipal do Porto, ou em bom português de Portugal, o Paço do Concelho.

Tomamos apenas um café expresso no Quiosque Arcádia no Shopping Campus onde estava localizado o Ibis São João, nossa casa naqueles dias na cidade porque eu queria tomar café da manhã no centro da cidade.

Pegamos então o metrô IPO de todo dia, sendo direção Avenida dos Aliados, desta vez. A viagem durou cerca de 10 minutos apenas.

Logo na saída do metrô, um homem, aparentando meia idade, me ofereceu maconha, a poucos metros de policiais, quase em frente à Câmara Municipal. Demorei a reagir, pelo inusitado de cena. Quando recusei, ele ainda me acompanhou por uns metros, mostrando o produto e insistindo.

Eu já tinha lido sobre isso, antes de viajar, mas não achei que fosse presenciar. Em nossos dias em Lisboa, isso se tornou tão comum que eu aprendi a lidar com eles, recusando firmemente e seguindo em frente.

A fachada do Paço do Concelho

A Câmara MUNICIPAL do Porto

Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal do Porto, o Paço do Conselho, sede da administração da cidade, é um belíssimo e clássico edifício. Foi construído no início do século XX, como parte do plano de expansão da cidade do Porto.

A sua fachada possui muitos elementos como a torre de 70 metros que abriga um relógio e muitas esculturas ligadas às diversas atividades exercidas pela gente do Porto como vinicultura, indústria e navegação.

Além disso, o Paço do Conselho parece ter sido bordado à mão, o que confere ainda mais beleza ao prédio que reina soberano sobre a Praça do General Humberto Delgado e a requintada Avenida dos Aliados.

O interior do Paço do Concelho

Entramos e encontramos um belíssimo átrio que fez jus à fachada, com suas arcadas, lustres e delicadas pinturas no teto. “Antiga muito nobre sempre leal e invicta cidade do Porto” – podemos ler na entrada principal.

Há visitas guiadas para conhecer o interior e um pouco da história desse expressivo prédio da cidade do Porto todo primeiro domingo do mês, mediante agendamento prévio, no próprio Paço do Conselho.

Infelizmente não estávamos na cidade na referida data, o que significa que minha lista de razões para voltar ao Porto só aumenta.

Em frente à Câmara Municipal, está a estátua do famoso escritor português Almeida Garrett (1799 – Porto a 1854 – Lisboa) na Praça do General Humberto Delgado.

Depois de namorarmos e nos deleitarmos com este belo exemplar da beleza clássica do Porto, descemos em direção a mui bonita Avenida dos Aliados. A cada passo eu me encantava mais e mais por esta cidade.

Salve este texto em seu Pinterest

By |2018-03-07T00:56:42+00:0028/02/2017|Categories: Porto|Tags: |1 Comentário

Um Comentário

  1. […] Paço do Concelho […]

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.