A Biblioteca MÁGICA de Bibbi BOKKEN de Jostein GAARDER e Klaus HAGERUP

Minha amada irmã me deu A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken. Depois de ler e gostar. Não o guardou por falta de espaço em sua casa. Deixou então, que o livro viesse morar comigo, em minha estante.

Durante alguns anos eu olhei para ele, mas não o li. Sabia de sua presença, mas não me atraia. Até que um dia eu peguei, comecei a ler e não parei mais até terminar.

Foi uma viagem, uma aventura deliciosamente inesquecível por A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken!

Nils, Berit e um caderno de cartas

Os autores, Jostein Gaarder e Klaus Hagerup, nasceram na Noruega e a história se passa lá. Nils e sua prima Berit são os personagens principais dessa história. Eles são crianças, quase adolescentes, ou adolescentes ainda meio crianças. Ambos, cheios de vida e de imaginação.

Eles vivem em cidades diferentes. Um dia, depois de passarem férias muito felizes juntos, decidiram comprar um caderno para trocarem correspondência, manterem contato. Um caderno de cartas!!!

Devo confessar! Achei a ideia fantástica!

Poucas páginas, muitos significados

Assim, eles, os primos vão contando um ao outro sobre suas vidas cotidianas: relatos divertidos, engenhosos, repletos de reflexões e citações de livros e poesias, além de muitas análises críticas a respeito de suas (nada) ordinárias rotinas.

A cada parágrafo, a dupla nos deixa uma estrada cheia de possibilidades reflexivas. Pura magia!

Quem mantem os dois pés no chão

Não sai do lugar

Tor Åge Bringsværd (autor, dramaturgo, editor e tradutor norueguês)

À medida que Nils e Berit vão explorando intensamente suas vivências, minha imaginação flutuava, passeando por minhas próprias memórias, sonhos e desejos. Reconexão!

Um interessante exercício de liberdade!

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken, apesar dos personagens principais serem crianças – ou talvez justamente por conta disso – é denso, intenso, sensível, poderoso e maravilhoso.

Um livro de poucas páginas e muitos significados.

Noruega, Noruega

Além de tudo isso, conhecemos um pouco sobre a vida na Noruega, nesgas de informações. Para mim, que ainda não visitei o país, embora esteja em minha longa lista de destinos desejo, foi um saboroso aspecto a mais, nessa deliciosa história.

A linda Mari, que escreve para o Travel Tips e adora viajar pelo mundo, já teve a felicidade de visitar a Noruega: Travel Tips – Noruega

Uma mulher estranha, o início de um mistério

Um dia, Nils se deparou com uma estranha, muito estranha mulher, babando sobre os livros numa livraria, “como se eles fossem marzipã…”. Quem era aquela mulher excêntrica?! Curiosos, os primos então se viram diante de um grande mistério.

Desses que nem parecem desse mundo. Entre explicações, especulações, investigações e muitos sustos, eu fui cada vez mais compartilhando do entusiasmo e curiosidade da dupla, querendo saber onde tudo aquilo iria parar.

Muitas, muitas vezes eu me diverti com as ideias de Nils e Berit, suas teorias, as inteligentes brincadeiras e pirraças que faziam consigo mesmos e um com o outro, instigando, desafiando…

Essas duas apaixonantes crianças me fizeram lembrar de minha própria infância, cheia de imaginação, de sonhos bem elaborados, carregados nas tintas da fantasia, do tudo é possível.

UAU! UAU! UAU! UAU! UAU!

O mistério de A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken vai ficando cada vez mais interessante! Fui junto com a dupla, passo a passo, criando minhas próprias teorias, até que…

UAU!

UAU! UAU! UAU! UAU! UAU!

A magia explode, toma conta de tudo! Um mundo inteiro gigante de possibilidades se abriu… A vida, meus caros leitores, é feita por mágica! Basta sentir!

BUM! Ahhhhh….

Até que BUM! Tomei um banho de água fria e as coisas mudaram de rumo vertiginosamente. Chega fiquei tonta de tanta decepção!

Ah! Berit, sábia Berit! Concordo com você! Quem determina os limites entre realidade e fantasia, somos nós! Somos nós e apenas nós que estabelecemos a dose de magia que permeia nossas vidas.

A minha?! Pulsa magicamente!

Lugares e um mundo de oportunidades

“(…) embora estivéssemos no pequeno porão de uma pequena casa numa pequena cidade de um pequeno país, aquela sala me pareceu tão grande quanto mundo inteiro lá fora”.

Tem lugares que que são assim, tão perfeitos para nós, tão intensos e brilhantes, que nos fazem sentir parte presente do Universo. Eu me sinto assim em muitos locais: museus, cafeterias, ruínas antigas, livrarias, dentro de livros…

Livros que nos abrem um mundo de inteiros de outros mundos, que nos tiram de nossa vida, nosso eixo, nos transportam para outras paragens, diferentes, onde flutuamos, aprendemos, vivemos em outro tempo, outra realidade…

UUUUUUUUAU!

Até que: UAU!

UAU! UAU! UAU! UAU! UAU!

Sim! Eu podia sentir saltando das páginas do livro a magia. As letras, palavras, frases inteiras flutuavam, dançavam diante de mim. Nils e Berit tinham finalmente descoberto todo o mistério! Que delícia!!!!

Fechei meus olhos por alguns infinitos instantes. Parei o tempo e me vi naquele lugar, deslizei meus dedos, percorri lentamente… Estive sozinha e estive acompanhada…

Declarações de amor!

São tantas, tantas e tão variadas declarações de amor em A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken que eu me atreveria a dizer que o livro é uma linda e divertida história de amor com um delicioso mistério como fio condutor e sustentável.

Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, é fantástico e “mágico” que as 26 letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas (…)”.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken é um livro apaixonante, indicado para crianças e adultos que ousem viver a vida com criatividade, inspiração, poesia e carregando o cotidiano com um colorido intenso, procurando viver cada momento com gratidão e felicidade genuína.

Você já pensou, meu caro leitor, que a cada segundo aumenta o saber acumulado na face da Terra?! Novos pensamentos, reflexões, palavras se unindo para criar a língua do amanhã.

Não é fascinante?!

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

Autores: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup (Noruega)

Editora: Cia. das Letras

Números de Páginas: 179

FIM

Quer conhecer outro livro que fala de amor, mas em outra faceta?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra+ Um Grito de Amor do Centro do Mundo

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTrip Advisor

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken              A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

Clicando em qualquer uma das quatro imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebra o livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken de autoria de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken de autoria de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

Se você, meu caro viajante, gostou de conhecer a história do livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken de autoria de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2020-07-20T14:21:06+00:0020/07/2020|Categories: O Mundo nos Livros|Tags: , , |4 Comentários

4 Comments

  1. Luciane 21/07/2020 em 15:57 - Responder

    Li A biblioteca mágica de Bibbi Bokken no final do ano passado e fiquei apaixonada pelo livro. Um livro leve e super gostoso de ler.

  2. Diego Arena 23/07/2020 em 09:39 - Responder

    Nossa quero muito ler a Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken! Pelo que você falou deve ser um livro incrível! Anotado!

    • Analuiza Carvalho 23/07/2020 em 11:17 - Responder

      oi Diego… faz muito, muito bem em se jogar nessa aventura em busca da Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken! Não se arrependerá! 🙂

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.