São muitos os motivos para visitar o Peru e se apaixonar completamente por este que é um dos países mais surpreendentes que eu já visitei na América do Sul. O Peru é caótico e barulhento, possuidor de uma energia avassaladora. Tudo no país é intenso: passado e presente!
Tudo se move com rapidez no Peru e ao mesmo tempo existe uma espécie de realidade paralela que gira de outra maneira, mais lenta, mais indeterminada, sutil, nebulosa, até. Da dura realidade até um suave viver, tudo no Peru é embriagador: clima, beleza, atmosfera…
Dos prazeres pagãos como a gula, passando pela possibilidade de encontrarmos antigas civilizações, além da facilidade de namorarmos despudoradamente sua natureza, há sem dúvida muitos motivos para visitar o Peru.
O projeto [8 on 8] deste mês de Novembro traz como tema “Viagem dos Sonhos”. Os recortes mostram um pouco, apenas um pouco, dos elementos que me marcaram em meus dias perambulando pelo Peru, que me encantaram e tornaram-se inesquecíveis, fazendo com que esta tenha sido uma viagem de sonhos.
O projeto [8 on 8]
O [8 on 8] é um projeto coletivo que propõe uma viagem através de imagens que representam um determinado tema definido mês a mês. O recorte de um lugar está intimamente ligado à maneira como os indivíduos olham, sentem e interpretam o mundo a sua volta.
Olhar uma imagem causa um misto de emoções. Imagens são fontes de inspiração e permitem ao seu observador as mais variadas viagens.
[8 on 8] Viagem de Sonhos
1 – Se acabar de comer canchitas
Em quase todas as cidades que nós passamos, os restaurantes serviam canchitas de graça – coisa boa e de graça, adoro! – este grão de milho tostado. Eu fiquei muito viciada, comia de passar mal, me entregando largamente ao delicioso pecado da gula. Tanto que até compramos um saquinho para irmos comendo durante nossas andanças pelo país.
As canchitas fazem parte da gastronomia local e foi um prazer experimentar este sabor peruano. Comida raiz?! Gosto disso!
2 – Se misturar ao caos e ao frenesi do país

Cidade peruana de Lambayeque – Caos define
Se tem uma coisa que define muito bem as cidades por onde passamos no Peru é caos. Não há uma ordem explícita para nada, tudo parece oscilante e instável, mas no fim e por fim, tudo parece funcionar. O trânsito é o pior que já peguei por aí.
Buzina é trilha musical. Faixa de segurança é uma arte abstrata que ninguém entende do que se trata. Sinaleira é adorno das esquinas: não serve para nada! Para atravessar a rua temos que dominar a arte de rodar a cabeça em 360 graus, pois nunca sabemos de onde vem uma van, moto táxi, ônibus, micro-ônibus, bicicleta, carro… o trânsito por aqui é mesmo território livre.
Nas praças pessoas te abordam vendendo passeios e indicando restaurantes, há muita vida ao ar livre: bancas de comida, coloridas, pessoas gritando e circulando para todo canto, uma confusão de estilos arquitetônicos, informações múltiplas se movendo, todas trançadas e misturadas.
Deixa a gente tonto!!!! Ao mesmo tempo que nos proporciona momentos divertidos, assustadores e memoráveis.
3 – Ter encontros agradáveis com pessoas diversas

Fim de tarde em Chiclayo
Pessoas maravilhosas cruzaram nosso caminho no Peru: falantes, conversadeiras e muito, muito risonhas! Alegria e gentileza juntas significam um povo adorável. Em diversos e variados momentos encontrei conversas intermináveis e interessantes! Me acomodava naquele jorro de palavras, de sotaque lindo, de histórias variadas e me deixava levar numa felicidade quase infantil.
Constantemente nós nos misturamos ao povo nas ruas. Que loucura!!!!! Gente para todo canto, o fim do dia fervilhava nas praças e ruas. A vida acontecendo intensamente ao ar livre e a energia fluindo como um rio poderoso!
4 – Mergulhar no colorido passado colonial

Praça principal de Trujillo – colorido colonial
O passado colonial peruano é traduzido em esplêndidas construções, geralmente de cores muito fortes. Os espanhóis chegaram ao país na década de 1530 e a partir de então nada mais foi como antes. Dominadores e violentos, impuseram sua cultura.
Muitos destes casarões antigos, em diversas cidades, estão em ótimo estado de conservação, são lindos e fazem parte da paisagem urbana conferindo individualidade, originalidade e um colorido alegre às cidades. Mergulhar neste passado colonial de temperamento forte é muito deleitoso!
5 – Assistir a pores do sol magníficos

Pôr do sol em Lima
Assistir um extraordinário pôr do sol definitivamente é um dos muitos motivos para visitar o Peru! Os entardeceres que assisti no país foram de tirar o fôlego, de fazer suspirar e até mesmo de duvidar se aquilo tudo era de verdade ou uma pintura apenas!
Assim como tudo neste incrível país, o pôr do sol é intenso, carregado nas tintas, exagerado e poderoso! Aquele sol exibido no momento de sua despedida foi hipnotizante e a mim, pobre mortal, só restou cair em adoração e reverenciar!
6 – Visitar civilizações antigas e seus inúmeros mistérios

Linhas de Nasca – um dos grandes mistérios da humanidade
As linhas de Nasca são um dos grandes mistérios da humanidade. Ninguém sabe a razão de sua existência, quando e quais as razões de terem sido desenhadas ou o significado das impressionantes imagens ali expostas há tantas décadas!
A aventura começa ainda no chão quando nos deparamos com o aviãozinho que nos leva para o sobrevoo. Depois, é puro êxtase estar ali no alto, olhando para aquelas misteriosas, gigantescas imagens e especulando: o que e para que elas existem?!
Contudo, as famosas linhas de Nasca não são o único mistério das antigas civilizações peruanas. Muita coisa já se sabe hoje em dia sobre suas formas de vida, de culto e de governo, mas muito ainda há para se descobrir. Visitar este passado é mergulhar em descobertas e enigmas, apurando com certeza a curiosidade.
7 – Estar em lugares sagrados carregados de forte energia

Templo religioso Nasca
São muitos os lugares sagrados em terras peruanas e cada um deles faz parte do rol de motivos para visitar o Peru. Todos eles nos levam a um passado distante, nos faz viajar por civilizações que viveram na terra muito antes de nós, nos permite ter acesso ao seu conhecimento, ao seu intrigante e interessante modo de cultuar o que sabiam e o que não sabiam. É fascinante visitar paragens tão antigas e cheias de simbolismo.
Acho que sem nem mesmo nos darmos conta, inadvertidamente, terminamos inebriados pelo passado impressionante das antigas civilizações peruanas, principalmente por suas estruturas remanescentes, sobreviventes de um tempo que não é nosso e que nem sempre temos a capacidade de entendermos, salvo se nos despirmos de nossa roupagem de pessoas modernas.
8 – Ficar hipnotizado com a beleza árida do Peru

O deserto de Nasca
A aridez do deserto peruano me arrebatou! Aquelas paisagens duras, marrons, monótonas só reforçaram a ideia que fiz do país, de intenso e poderoso! São paisagens bonitas, apesar do paradoxo de suas características.
Todo aquele pó, gruda em nosso corpo, em nossa alma e parece que nunca mais vamos deixar de ser parte daquilo: montanhas e planícies. E a gente gosta, a gente quer mais: suor, poeira, a natureza peruana! Estarmos aí nestes contextos, nos lembra exatamente do que somos: parte disso tudo! Somos sim natureza!
Motivos para visitar o Peru: Viagem de Sonho
Se você gostou do tema Viagem de Sonho do Projeto [8 on 8] e desta seleção de belos motivos para visitar o Peru, eu te convido, meu querido viajante, a conhecer os outros blogs participantes deste projeto e descobrir seus olhares sobre esta temática e conhecer outras paisagens naturais fabulosas mundo afora. Que tal?!
Veja a lista aqui abaixo:
Mulher Casada Viaja: 8 Destinos de Sonho – para Realizar!
Turistando.in: 8 cidades italianas que sempre sonhei em conhecer
Let’s Fly Away: [8 on 8] Roteiro de 8 lugares românticos em Paris
O Berço do Mundo: A minha lista de sonhos-viagem
Viajando em 3..2..1..: A viagem dos meus sonhos
Convidado do mês:
Entre Polos: 8 Viagens dos Sonhos (que já realizei)
Quer conhecer outro tema bacana do Projeto [8 on 8]?! Então clica no link bem aqui abaixo!
+ [8 on 8] Natureza: a natureza na África do Sul
Para quem se interessar, nossa estada recente no Convento do Carmo está nos destaques do stories do Instagram, divididos pelas cidades por onde passamos. Por lá, é possível ver um pouco do Peru em movimento e observar toda a sua energia e potência!
Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais.
Siga o Espiando pelo Mundo: Facebook, Instagram, Twitter
Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima esse [8 on 8] – 8 motivos para visitar o Peru ficará guardado em seu perfil no Pinterest.
Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.
[8 on 8] 8 motivos para visitar o Peru
Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por estes motivos para visitar o Peru, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também!
Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.
Confesso que o Peru não era um dos países de sonho da minha lista, mas o teu entusiasmo é contagiante. Lembro-me perfeitamente do teu post sobre Nasca e como a região mexeu contigo. Há tantas coisas neste mundo que não conseguimos explicar.
As cidades muito agitadas sugam as nossas energias, tem que ser com conta e medida. Mas, por outro lado, é tão bom perceber que as pessoas são genuínas e não estão a atuar para os turistas.
Beijinho, votos de um lindo domingo nesse país chamado Bahia.
P.S. sabia que partilharíamos alguns sonhos-viagem, apesar de te conhecer apenas virtualmente. Há empatias que transbordam dos bits e ecrãs
oi Ruthia… Eu também não tinha o Peru com um dos países sonhos, mas fiquei surpresa quando cheguei lá. Há mesmo muitos motivos para visitar o Peru e acho pouco provável que alguém saia de lá indiferente a tudo o que vir e viver. Nasca foi mesmo intensa e estranha ao mesmo tempo!
Foi um lindo domingo neste país chamado Bahia. 🙂 “P.S. sabia que partilharíamos alguns sonhos-viagem, apesar de te conhecer apenas virtualmente. Há empatias que transbordam dos bits e ecrã” – não poderia concordar mais com você!!! Como quase sempre aliás! 🙂 bjokas
Que país fantástico você escolheu! Foi para o Peru que fiz minha primeira viagem internacional. A primeira experiência a gente nunca esquece, não é mesmo? Adorei cada segundo que estive naquele país e realmente pretendo voltar. Conhecer as Linhas de Nasca ainda é uma viagem dos sonhos a ser realizada. Imagino a emoção que você deve ter sentido.
oi Zudi… que massa que sua primeira viagem internacional foi para o Peru: duplamente marcante! Pela força do país e por ter sido a primeira né?! Eu fiquei fascinada pelo Peru, como deu para perceber! Nasca é mesmo impressionante!!! Quero voltar assim que possível!! bjs
Analuiza, eu nunca pensei no Peru com esse seu olhar. Sempre li (não conheço) sobre ruínas e energia, mas esse outro lado do caos do trânsito (morri de ri com a descrição do trânsito), da gula e do por do sol me deixaram fascinada. Coloquei o Peru na minha lista!!
oi Lulu… que bom saber que te inspirei a visitar o Peru! Vá, se misture a este surpreendente país, de caos e beleza, de energia forte e simpatia! Prepare-se para se apaixonar!!!! rsrs bjs
Minha primeira viagem internacional foi para o Peru, sempre que leio alguma coisa sobre o país sinto que preciso voltar! Adorei o texto e vou acompanhar o projeto! Um abraço
Que massa Marcela, primeira viagem internacional e para um país tão incrível quanto o Peru deve ter sido muito marcante! Eu mal voltei e já tenho certeza que quero voltar!!!! O Projeto [8 on 8] é muito legal!!! 🙂
Deve ser realmente lindo melhor em todas essas cores! Adoro cidades coloridas! Agora assistir um belo pôr-do-sol está sempre na minha lista de To-Do em uma nova cidade! E esse deixou o céu de um vermelho incrível!!! Um bola enorme de fogo, parece. Também acho um máximo visitar lugares tidos como fonte de energia! 😀 Acho que preciso conhecer o Peru s2
Oi Jessica… por todas as razões listadas e algumas outras o Peru é um país sensacional! Cores, gostos e energia… E o por do sol é um dos mais incríveis que já assisti. Com tudo isso te digo: visite o Peru!!!!! 🙂 bj
Imagens lindas de um país fantástico! Com certeza é um dos países mais surpreendentes da América do Sul. Ótimo texto!
oi Denise… Peru para mim foi de fato um país surpreendente! Foram muitos os motivos que me fizeram adorar este país maravilhoso como você bem pôde conferir neste texto né?! rsrs bj
E ainda tem gente que não dá nada pelo Peru… esse país é incrível! Também fiquei surpresa com tanta diversidade.
Eu sou exemplo disso Carolina… não tinha ideia da diversidade e do quão forte é a energia daquele lugar. Em minha ignorância acreditava que o Peru era apenas a gastronomia de Lima e Machu Picchu! Quanto engano!!!! Por isso digo e afirmo: este é um dos países mais surpreendentes que eu já visitei e descobri muitos motivos para visitar o Peru! 🙂 bj
Confesso que fiquei muiiiito curiosa e com vontade de experimentar essas Canchitas….além, é claro, do cenário lindo e árido que vc relatou. Peru está na minha lista….
oi Andrea… canchitas são viciantes! rsrsrs Faz muito bem em colocar o país em sua lista de viagens! São muitos os motivos para visitar o Peru, um país surpreendente e apaixonante!!!!! Aliás, a América do Sul é um continente de muitos atrativos, não?! bjs
Que delícia isso: “namorarmos despudoradamente sua natureza”. Adoro suas descrições e observações sempre atentos e sensíveis.
O Peru é mesmo singular, e é muito mais do que Machu Picchu a cada post a respeito aprendo mais. Não conhecia o canchito, mas me diverti com o trânsito qem Lima, muito parecido com sua descrição, e a Plaza de Armas também lembra muito a da capital.
Abraços e até o próximo 8on8.
oi Marcia… fico bem feliz quando sei que levei alguém a viajar comigo! ehehe É uma sensação muito boa carregar as pessoas através de palavras! Eu me surpreendi muito com o Peru e por descobrir o quão interessante este país é, com todos os seus paradoxos! rsrs bjus e nos vemos em algum outro 8 on 8!
Peru está no topo da minha lista de lugares para conhecer na América do Sul. E motivos é o que não faltam como listou, em especial pelo idioma, adoro espanhol, dizem que a comida é muito boa, as paisagens linda (quero fazer a trilha dos Incas), a montanha colorida, as salinas de mara, etc.
oi Josiane… eu achei o Peru um destino espetacular! Eu optei por visitar as civilizações pré Incas neste minha primeira viagem ao país. Fui em busca dos povos que habitaram a região antes dos Incas chegarem por lá e olhe, fez toda a diferença no meu entendimento a respeito da história peruana. Recebi um conhecimento inestimável e importantíssimo para que eu aproveite melhor a minha visita aos Incas, quando acontecer, um dia.
Sabe, estes lugares que você mencionou, eu também não fui ainda. Como disse, e se pudesse aconselhar os turistas, diria que fizesse o mesmo que eu fiz, segui a ordem cronológica das antigas civilizações peruanas! Foi espetacular! E mais! Visitei lugares incríveis, completamente vazios, porque as pessoas pensam que o Peru se resume aos Incas. Não sabem o que estão perdendo! 🙂 bjs