[8 on 8] – 8 MOTIVOS para visitar o PERU: um dos PAÍSES mais SURPREENDENTES da América do Sul

São muitos os motivos para visitar o Peru e se apaixonar completamente por este que é um dos países mais surpreendentes que eu já visitei na América do Sul. O Peru é caótico e barulhento, possuidor de uma energia avassaladora. Tudo no país é intenso: passado e presente!

Tudo se move com rapidez no Peru e ao mesmo tempo existe uma espécie de realidade paralela que gira de outra maneira, mais lenta, mais indeterminada, sutil, nebulosa, até. Da dura realidade até um suave viver, tudo no Peru é embriagador: clima, beleza, atmosfera…

Dos prazeres pagãos como a gula, passando pela possibilidade de encontrarmos antigas civilizações, além da facilidade de namorarmos despudoradamente sua natureza, há sem dúvida muitos motivos para visitar o Peru.

O projeto [8 on 8] deste mês de Novembro traz como tema “Viagem dos Sonhos”. Os recortes mostram um pouco, apenas um pouco, dos elementos que me marcaram em meus dias perambulando pelo Peru, que me encantaram e tornaram-se inesquecíveis, fazendo com que esta tenha sido uma viagem de sonhos.

O projeto [8 on 8]

O [8 on 8] é um projeto coletivo que propõe uma viagem através de imagens que representam um determinado tema definido mês a mês. O recorte de um lugar está intimamente ligado à maneira como os indivíduos olham, sentem e interpretam o mundo a sua volta.

Olhar uma imagem causa um misto de emoções. Imagens são fontes de inspiração e permitem ao seu observador as mais variadas viagens.

[8 on 8] Viagem de Sonhos

1 – Se acabar de comer canchitas

8 motivos para visitar o Peru

Em quase todas as cidades que nós passamos, os restaurantes serviam canchitas de graça – coisa boa e de graça, adoro! – este grão de milho tostado. Eu fiquei muito viciada, comia de passar mal, me entregando largamente ao delicioso pecado da gula. Tanto que até compramos um saquinho para irmos comendo durante nossas andanças pelo país.

As canchitas fazem parte da gastronomia local e foi um prazer experimentar este sabor peruano. Comida raiz?! Gosto disso!

2 – Se misturar ao caos e ao frenesi do país

8 Motivos para visitar o Peru

Cidade peruana de Lambayeque – Caos define

Se tem uma coisa que define muito bem as cidades por onde passamos no Peru é caos. Não há uma ordem explícita para nada, tudo parece oscilante e instável, mas no fim e por fim, tudo parece funcionar. O trânsito é o pior que já peguei por aí.

Buzina é trilha musical. Faixa de segurança é uma arte abstrata que ninguém entende do que se trata. Sinaleira é adorno das esquinas: não serve para nada! Para atravessar a rua temos que dominar a arte de rodar a cabeça em 360 graus, pois nunca sabemos de onde vem uma van, moto táxi, ônibus, micro-ônibus, bicicleta, carro… o trânsito por aqui é mesmo território livre.

Nas praças pessoas te abordam vendendo passeios e indicando restaurantes, há muita vida ao ar livre: bancas de comida, coloridas, pessoas gritando e circulando para todo canto, uma confusão de estilos arquitetônicos, informações múltiplas se movendo, todas trançadas e misturadas.

Deixa a gente tonto!!!! Ao mesmo tempo que nos proporciona momentos divertidos, assustadores e memoráveis.

 3 – Ter encontros agradáveis com pessoas diversas

Fim de tarde em Chiclayo

Pessoas maravilhosas cruzaram nosso caminho no Peru: falantes, conversadeiras e muito, muito risonhas! Alegria e gentileza juntas significam um povo adorável. Em diversos e variados momentos encontrei conversas intermináveis e interessantes! Me acomodava naquele jorro de palavras, de sotaque lindo, de histórias variadas e me deixava levar numa felicidade quase infantil.

Constantemente nós nos misturamos ao povo nas ruas. Que loucura!!!!! Gente para todo canto, o fim do dia fervilhava nas praças e ruas. A vida acontecendo intensamente ao ar livre e a energia fluindo como um rio poderoso!

4 – Mergulhar no colorido passado colonial

8 motivos para visitar o Peru

Praça principal de Trujillo – colorido colonial

O passado colonial peruano é traduzido em esplêndidas construções, geralmente de cores muito fortes. Os espanhóis chegaram ao país na década de 1530 e a partir de então nada mais foi como antes. Dominadores e violentos, impuseram sua cultura.

Muitos destes casarões antigos, em diversas cidades, estão em ótimo estado de conservação, são lindos e fazem parte da paisagem urbana conferindo individualidade, originalidade e um colorido alegre às cidades. Mergulhar neste passado colonial de temperamento forte é muito deleitoso!

5 – Assistir a pores do sol magníficos

8 motivos para visitar o Peru

Pôr do sol em Lima

Assistir um extraordinário pôr do sol definitivamente é um dos muitos motivos para visitar o Peru! Os entardeceres que assisti no país foram de tirar o fôlego, de fazer suspirar e até mesmo de duvidar se aquilo tudo era de verdade ou uma pintura apenas!

Assim como tudo neste incrível país, o pôr do sol é intenso, carregado nas tintas, exagerado e poderoso! Aquele sol exibido no momento de sua despedida foi hipnotizante e a mim, pobre mortal, só restou cair em adoração e reverenciar!

6 – Visitar civilizações antigas e seus inúmeros mistérios

8 motivos para visitar o Peru

Linhas de Nasca – um dos grandes mistérios da humanidade

As linhas de Nasca são um dos grandes mistérios da humanidade. Ninguém sabe a razão de sua existência, quando e quais as razões de terem sido desenhadas ou o significado das impressionantes imagens ali expostas há tantas décadas!

A aventura começa ainda no chão quando nos deparamos com o aviãozinho que nos leva para o sobrevoo. Depois, é puro êxtase estar ali no alto, olhando para aquelas misteriosas, gigantescas imagens e especulando: o que e para que elas existem?!

Contudo, as famosas linhas de Nasca não são o único mistério das antigas civilizações peruanas. Muita coisa já se sabe hoje em dia sobre suas formas de vida, de culto e de governo, mas muito ainda há para se descobrir. Visitar este passado é mergulhar em descobertas e enigmas, apurando com certeza a curiosidade.

7 – Estar em lugares sagrados carregados de forte energia

8 motivos para visitar o Peru

Templo religioso Nasca

São muitos os lugares sagrados em terras peruanas e cada um deles faz parte do rol de motivos para visitar o Peru. Todos eles nos levam a um passado distante, nos faz viajar por civilizações que viveram na terra muito antes de nós, nos permite ter acesso ao seu conhecimento, ao seu intrigante e interessante modo de cultuar o que sabiam e o que não sabiam. É fascinante visitar paragens tão antigas e cheias de simbolismo.

Acho que sem nem mesmo nos darmos conta, inadvertidamente, terminamos inebriados pelo passado impressionante das antigas civilizações peruanas, principalmente por suas estruturas remanescentes, sobreviventes de um tempo que não é nosso e que nem sempre temos a capacidade de entendermos, salvo se nos despirmos de nossa roupagem de pessoas modernas.

8 – Ficar hipnotizado com a beleza árida do Peru

8 motivos para visitar o Peru

O deserto de Nasca

A aridez do deserto peruano me arrebatou! Aquelas paisagens duras, marrons, monótonas só reforçaram a ideia que fiz do país, de intenso e poderoso! São paisagens bonitas, apesar do paradoxo de suas características.

Todo aquele pó, gruda em nosso corpo, em nossa alma e parece que nunca mais vamos deixar de ser parte daquilo: montanhas e planícies. E a gente gosta, a gente quer mais: suor, poeira, a natureza peruana! Estarmos aí nestes contextos, nos lembra exatamente do que somos: parte disso tudo! Somos sim natureza!

Motivos para visitar o Peru: Viagem de Sonho

Se você gostou do tema Viagem de Sonho do Projeto [8 on 8] e desta seleção de belos motivos para visitar o Peru, eu te convido, meu querido viajante, a conhecer os outros blogs participantes deste projeto e descobrir seus olhares sobre esta temática e conhecer outras paisagens naturais fabulosas mundo afora. Que tal?!

Veja a lista aqui abaixo: 

Cais da Ilha de Genebra

Mulher Casada Viaja: 8 Destinos de Sonho – para Realizar!

Turistando.in: 8 cidades italianas que sempre sonhei em conhecer

Let’s Fly Away: [8 on 8] Roteiro de 8 lugares românticos em Paris

O Berço do Mundo: A minha lista de sonhos-viagem

Viajando em 3..2..1..: A viagem dos meus sonhos

Convidado do mês:

Entre Polos8 Viagens dos Sonhos (que já realizei)

Quer conhecer outro tema bacana do Projeto [8 on 8]?! Então clica no link bem aqui abaixo!Cais da Ilha de Genebra

+ [8 on 8] Natureza: a natureza na África do Sul

Para quem se interessar, nossa estada recente no Convento do Carmo está nos destaques do stories do Instagram, divididos pelas cidades por onde passamos. Por lá, é possível ver um pouco do Peru em movimento e observar toda a sua energia e potência!

8 motivos para visitar o Peru

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo MundoFacebookInstagramTwitter

São muitos os motivos para visitar o Peru: um dos países mais surpreendentes e maravilhosos da América do Sul. As razões para isso são as mais variadas possíveis! O Projeto [8 on 8] de novembro traz como tema “Viagem de Sonhos” e sem dúvida o Peru foi uma viagem de sonhos! #viajar #espiandopelomundo #viajantesempressa #peru #projeto8on8               São muitos os motivos para visitar o Peru: um dos países mais surpreendentes e maravilhosos da América do Sul. As razões para isso são as mais variadas possíveis! O Projeto [8 on 8] de novembro traz como tema “Viagem de Sonhos” e sem dúvida o Peru foi uma viagem de sonhos! #viajar #espiandopelomundo #viajantesempressa #peru #projeto8on8

Clicando em qualquer uma das duas imagens logo aqui acima Cais da Ilha de Genebraesse [8 on 8] – 8 motivos para visitar o Peru ficará guardado em seu perfil no  Pinterest🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

[8 on 8] 8 motivos para visitar o Peru

Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por estes motivos para visitar o Peru, compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

 

By |2018-11-12T17:42:35+00:0008/11/2018|Categories: A Arte de Viajar|Tags: , |14 Comentários

14 Comments

  1. Zudi Dadalt 11/11/2018 em 11:58 - Responder

    Que país fantástico você escolheu! Foi para o Peru que fiz minha primeira viagem internacional. A primeira experiência a gente nunca esquece, não é mesmo? Adorei cada segundo que estive naquele país e realmente pretendo voltar. Conhecer as Linhas de Nasca ainda é uma viagem dos sonhos a ser realizada. Imagino a emoção que você deve ter sentido.

    • Analuiza Carvalho 12/11/2018 em 19:00 - Responder

      oi Zudi… que massa que sua primeira viagem internacional foi para o Peru: duplamente marcante! Pela força do país e por ter sido a primeira né?! Eu fiquei fascinada pelo Peru, como deu para perceber! Nasca é mesmo impressionante!!! Quero voltar assim que possível!! bjs

  2. Lulu Freitas 11/11/2018 em 14:57 - Responder

    Analuiza, eu nunca pensei no Peru com esse seu olhar. Sempre li (não conheço) sobre ruínas e energia, mas esse outro lado do caos do trânsito (morri de ri com a descrição do trânsito), da gula e do por do sol me deixaram fascinada. Coloquei o Peru na minha lista!!

    • Analuiza Carvalho 12/11/2018 em 18:06 - Responder

      oi Lulu… que bom saber que te inspirei a visitar o Peru! Vá, se misture a este surpreendente país, de caos e beleza, de energia forte e simpatia! Prepare-se para se apaixonar!!!! rsrs bjs

  3. Marcela 13/11/2018 em 07:49 - Responder

    Minha primeira viagem internacional foi para o Peru, sempre que leio alguma coisa sobre o país sinto que preciso voltar! Adorei o texto e vou acompanhar o projeto! Um abraço

    • Analuiza Carvalho 13/11/2018 em 15:23 - Responder

      Que massa Marcela, primeira viagem internacional e para um país tão incrível quanto o Peru deve ter sido muito marcante! Eu mal voltei e já tenho certeza que quero voltar!!!! O Projeto [8 on 8] é muito legal!!! 🙂

  4. Jessica Cezar 13/11/2018 em 11:17 - Responder

    Deve ser realmente lindo melhor em todas essas cores! Adoro cidades coloridas! Agora assistir um belo pôr-do-sol está sempre na minha lista de To-Do em uma nova cidade! E esse deixou o céu de um vermelho incrível!!! Um bola enorme de fogo, parece. Também acho um máximo visitar lugares tidos como fonte de energia! 😀 Acho que preciso conhecer o Peru s2

    • Analuiza Carvalho 13/11/2018 em 18:53 - Responder

      Oi Jessica… por todas as razões listadas e algumas outras o Peru é um país sensacional! Cores, gostos e energia… E o por do sol é um dos mais incríveis que já assisti. Com tudo isso te digo: visite o Peru!!!!! 🙂 bj

  5. Denise Barreto 15/11/2018 em 15:54 - Responder

    Imagens lindas de um país fantástico! Com certeza é um dos países mais surpreendentes da América do Sul. Ótimo texto!

    • Analuiza Carvalho 19/11/2018 em 10:31 - Responder

      oi Denise… Peru para mim foi de fato um país surpreendente! Foram muitos os motivos que me fizeram adorar este país maravilhoso como você bem pôde conferir neste texto né?! rsrs bj

  6. Carolina 16/11/2018 em 10:01 - Responder

    E ainda tem gente que não dá nada pelo Peru… esse país é incrível! Também fiquei surpresa com tanta diversidade.

    • Analuiza Carvalho 19/11/2018 em 10:44 - Responder

      Eu sou exemplo disso Carolina… não tinha ideia da diversidade e do quão forte é a energia daquele lugar. Em minha ignorância acreditava que o Peru era apenas a gastronomia de Lima e Machu Picchu! Quanto engano!!!! Por isso digo e afirmo: este é um dos países mais surpreendentes que eu já visitei e descobri muitos motivos para visitar o Peru! 🙂 bj

  7. Andrea 17/11/2018 em 10:22 - Responder

    Confesso que fiquei muiiiito curiosa e com vontade de experimentar essas Canchitas….além, é claro, do cenário lindo e árido que vc relatou. Peru está na minha lista….

    • Analuiza Carvalho 19/11/2018 em 11:01 - Responder

      oi Andrea… canchitas são viciantes! rsrsrs Faz muito bem em colocar o país em sua lista de viagens! São muitos os motivos para visitar o Peru, um país surpreendente e apaixonante!!!!! Aliás, a América do Sul é um continente de muitos atrativos, não?! bjs

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.