O ano de 2017 TRADUZIDO em VIAGENS e AMIGOS

Cheguei de viagem nesta madrugada. Passei o ano novo em uma cidade que me é muito cara, São Paulo, pois a visito mesmo antes de me entender como gente. Nesta manhã, observando o skyline soteropolitano enquanto sorvia uma xícara de café forte, olhei sobre meu ombro e vi 2017 em retrospectiva.

O ano que findou – 2017

2017 em retrospectiva

Nova York

Fizemos algumas viagens neste ano que findou. Tivemos alguns encontros inesquecíveis.

Se eu pudesse as definir, eu diria que foram viagens de encontros. Diferente de anos anteriores em que Léo e eu peregrinamos solitários por diversos destinos por este mundão, este ano vários amigos estiveram conosco em algum momento de todas as nossas viagens.

Olhar 2017 em retrospectiva deixou aquele gostinho bom de saudades pelos momentos vividos.

Janeiro – Curitiba

2017 em retrospectiva

Curitiba

Tudo começou ainda em Janeiro: um casal amigo estava comemorando 50 anos de casados e escolheu a mim e a Léo para estar com eles nesta linda data. Em Curitiba.

Gastamos alguns dias na capital paranaense, lugar que eu gosto muito. Pela primeira vez nós turistamos por esta bela cidade, que oferece muitos lugares interessantes para seus visitantes: boas cafeterias, cerveja artesanal, um mercado ótimo, lindos parques…

Na noite do aniversário de bodas do casal tivemos um delicioso jantar, cheio de amor e bom vinho, com linda vista para Curitiba.

Março – João Pessoa

2017 em retrospectiva

João Pessoa

Em Março, seguimos para João Pessoa. Um amigo fazia aniversário e aproveitamos para revisitar a capital paraibana, cidade que havíamos estado anos e anos atrás. Ela cresceu e apareceu, mas continua pequenina e acolhedora, com atrações interessantes.

Passamos dias ótimos com este casal amigo que nos recebeu muito bem. Eles nos levaram em viagens gastronômicas, culturais e arquitetônicas.

Maio – Suíça

2017 em retrospectiva

Zurique

Em Maio fomos até a Suíça. Eu sabia ser este um país belíssimo, mas confesso que não esperava que ele fosse tão envolvente. Passamos 15 dias explorando cidades maravilhosas, tomando bons vinhos, extasiados com extraordinárias paisagens, que nem pareciam reais, descobrindo a mui interessante história pregressa desta encantadora Suíça.

Para completar, fomos muito bem recebidos em todas as cidades por onde passamos.

Uma amiga que mora em Berlim nos encontrou em Zurique. Os passeios exploratórios pela cidade foram recheados de risos e longas conversas.

Junho – Recife

2017 em retrospectiva

Recife

Em Junho fomos até Recife tirar o visto americano. Assim como em João Pessoa, fazia alguns anos a última vez em que estivemos na capital pernambucana. Encontramos uma cidade vibrante e cheia de contrastes.

Encontramos amigos queridos que nos reapresentaram Recife: ótima gastronomia, bela arquitetura, passeios pela parte antiga da cidade, cafés, exposições e claro, muita conversa boa, acompanhada de risos sem fim.

Agosto – Montevidéu

2017 em retrospectiva

Montevidéu

Em Agosto aportamos no Uruguai. Era nossa terceira visita ao país e desta vez convidamos para nos acompanhar o casal que abriu nossas viagens em 2017 com suas bodas de ouro. Foi uma viagem tranquila, agradável, em que descobrimos novos e deliciosos aspectos de Montevidéu.

Visitamos lugares que não conhecíamos e revisitamos lugares que gostamos: restaurantes, cafeterias, museus e mercados. Montevidéu tem uma cena turística interessante e variada.

Setembro – Buenos Aires

2017 em retrospectiva

Buenos Aires

Em Setembro fomos encontrar amigos queridos que vivem em Buenos Aires: ele argentino e ela colombiana. Agora esta dupla amada tem uma filhinha, tão encantadora quanto linda.

Exploramos a capital argentina mais uma vez. Já perdi as contas de quantas vezes estive por lá, mas a cidade continua interessante, viva, atraente e deliciosa. Visitamos velhos lugares e descobrimos novos lugares. Gastamos muito tempo em torno de uma mesa com empanadas e vinhos, amor e conversas.

Fomos a museus e bebemos café. Caminhamos pelas ruas.

Outubro – Curitiba

2017 em retrospectiva

Curitiba

Em Outubro voltamos a Curitiba e fomos recepcionados por amigos que moram na cidade. Desta vez não turistamos. Ao invés disso, vivemos um pouco da cidade. Momentos simples, em família, cozinhando, conversando, parando o tempo. Café, vinho, conversa, risos, brincadeiras, carnes, risotos, mercado, doces, filmes, parques…

Novembro – Nova York

2017 em retrospectiva

Nova York

Novembro foi a vez de voltar aos Estados Unidos depois de décadas desde a última visita! Passamos 15 dias em Nova York. Eu cheguei de nariz torcido, achando que ela fosse me engolir! A cidade ignorou completamente minha birra e me conquistou, arrebatou, pegou pelo pé de jeito e me proporcionou momentos incríveis. Nova York me recebeu com simpatia e muita gentileza!

Ali, encontramos uma amiga que está novamente morando na cidade, estudando. Ela nos levou a um bar tipicamente nova yorkino, muito antigo e me senti em um filme: fila, barulho, burger, cerveja…

Outra amiga nos recebeu em sua casa, onde já mora há anos, com um jantar. Falou da vida em Nova York. Vimos um apartamento por dentro: pequeninho e funcional. Naquele momento, novamente virei personagem de um filme. Depois do jantar, caminhamos até o metrô que nos deixou no hotel.

Cidades possíveis!

Entre Novembro e Dezembro – Belo Horizonte

2017 em perspectiva

Belo Horizonte

Logo depois, ainda em Novembro, mas já invadindo os primeiros dias de Dezembro, estivemos em Belo Horizonte, outro destino que fazia anos eu não visitava.

Fomos recebidos com mesa farta e intermináveis conversas por um casal de amigos e suas pequenas e apaixonantes gêmeas. Vivemos momentos alegres e definitivamente maravilhosos. Visitamos museus e clássicos da cidade como a Pampulha e o mercado central. Vimos o desenrolar da vida na cidade.

Bebemos cervejas artesanais, cachaça local e vinhos. Degustamos a pesada e deliciosa comida mineira e vimos a última rodada do brasileirão.

Dezembro – São Paulo

2017 em perspectiva

São Paulo

Por fim, Dezembro, para fechar com chave de ouro 2017, passamos o ano novo em São Paulo. A cidade para nós significa amigos e risos em larga escala. Não poderíamos ter encerrado 2017 de melhor maneira: bares, padocas, museus, encontros, encontros e encontros.

Passamos dias maravilhosos na cidade que nunca dorme e que na verdade mostrou ser capaz de dormir profundamente sim, nos últimos dias do ano. Preparação para encarar o novo ano, talvez.

2017 em retrospectiva

2017 em retrospectiva

2017 em retrospectiva

Olhar para 2017 em retrospectiva me fez sorrir de felicidade. Foram momentos memoráveis os que vivemos. O ano passou num piscar de olhos. Muitos destes átimos de tempo intensamente vividos já estão aqui nas páginas do Espiando pelo Mundo.

Outros ainda vão desfilar por 2018: narrativas, histórias, lugares, livros, contos…  Viagens em formatos variados! Espero te inspirar, te deleitar, te distrair, meu caro visitando do EPM.

Ao mesmo tempo em que viveremos 2017 em retrospectiva aqui nas páginas do Espiando pelo Mundo, estaremos frequentando e nos relacionando com 2018.

Ainda não temos nenhuma viagem programada, vamos deixar a vida nos levar, mas desejo muitas viagens para 2018. Para todos nós: seja de que maneira for, pois até uma virada de esquina pode se transformar em uma grande e deliciosa viagem!

O farfalhar das páginas de um livro, olhar o passarinho cantando ou até mesmo observar as pessoas caminhando pelas ruas… Viaje: sozinho, comigo, com amigos. Viaje!

Em todas estas viagens Léo participou de alguma corrida de rua. Elas também estarão aqui no Espiando pelo Mundo muito em breve!

Minha eterna gratidão ao Universo e a Jorge, Nilda, Diógenes, Dayane, Richard, Fabiana, Carolina, Marcus, Mariana, Juan, Susana, Aurora, Jorge, Cristiane, Vicente, Adriana, Adhara, Naia, Adriana, Maria, Josemildo, Carmen, Bethania, Lúcio, Aline, Alessandra, Alys, Sabrina, Luciana, Fabiano, Felippe, Chananda, Raphael, Caroline, Fernando, Matheus, Juliana, Luís e Tatiane – pessoas que tornam a vida mais querida, fácil, válida.

Brindo à casa
Brindo à vida
Meus amores
Minha família” O Rappa

A Travel Blogger que registra suas andanças pelo mundo no Passaporte com Pimenta foi quem me instigou a olhar para 2017. Ela também virou seu doce olhar para o ano que acabou e relembrou suas maravilhosas viagens. Cada destino mais atraente que o outro.

Confira caro viajante, clicando no link bem aqui abaixo:

Cais da Ilha de Genebra

+ 2017 em 12 fotos e muitos momentos inesquecíveis

Quer descobrir ainda mais destinos interessantes por este mundo tão vasto?! Então clica no link bem aqui abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Destinos de Viagem

Ah! Mas nossa viagem por incríveis destinos de viagem não caba por aqui. Não, senhor! A Adriana que escreve para o blog Atravessar Fronteiras também viajou bastante descobrindo lindos lugares neste 2017 que já nos deu adeus! Quer saber por onde ela andou?! Clica no link abaixo!

Cais da Ilha de Genebra

+ Viagens memoráveis em 2017

Venha espiar este mundão lindo comigo pelas redes sociais. 

Siga o Espiando pelo Mundo nas redes sociais: FacebookInstagramTwitter e Google+

2017 em retrospectiva através de destinos de viagem: inspiradores lugares visitados para te inspirar em 2018. #viajar #viajante #pelomundo #viajantesempressa

 

Clicando na imagem ao lado 2017 em Retrospectiva ficará guardado em seu perfil no  Pinterest. 🙂

Para mais inspirações e histórias de viagem siga o perfil do Espiando pelo Mundo no Pinterest.

 

 

Se você, meu caro viajante, gostou de viajar comigo por 2017 em retrospectiva , compartilhe em suas redes sociais para que os amigos leiam e se deliciem também! 🙂 

Os botões de compartilhamento estão aqui abaixo.

Cais da Ilha de Genebra

By |2018-03-07T01:05:13+00:0003/01/2018|Categories: A Arte de Viajar|Tags: , |6 Comentários

6 Comments

  1. maria luiza wallau 03/01/2018 em 19:42 - Responder

    Muito. Muito mesmo deliciosamente envolvente. Viajei junto.

    • Analuiza Carvalho 03/01/2018 em 20:08 - Responder

      oi D. Maria Luiza! Que bom que viajou conosco neste 2017 em retrospectiva! Fico feliz!

      Feliz 2018 para você! Beijos com saudades! 🙂

  2. Klecia 08/01/2018 em 21:21 - Responder

    Viajei contigo o ano todinho! Já visse que coisa gostosa? Encontrar um amigo nas páginas de um livro virtual, um blog como chamam os tempos modernos. Que 2018 te traga ainda mais paisagens, destinos e memórias, doce Ana!

    PS: ansiosa pelas postagens de NYC!

    • Analuiza Carvalho 12/01/2018 em 07:36 - Responder

      Muito amor envolvido nesta mensagem. Foi uma honra e um prazer ter você navegando comigo pelo EPM, viajando comigo, assim como viajei com você. Personagens saídos das páginas de um livro (blog) para a vida real. E como a vida real foi melhor! 🙂

      Que venha, pois 2018: destinos, palavras, memórias e viagens…

      NYC no forno… rsrs bjuuusss

  3. Mayte Scaravelli 14/01/2018 em 20:25 - Responder

    Aninha, que 2017 incrível! Tem coisa melhor do que reunir amigos e viagens? Acho que não, eu adoro receber amigos por aqui (vc e Léo estão mais que convidados) e adoro perambular pelo mundo visitando os velhos e novos amigos, me sinto tão parte daquele destino quando isso acontece.

    Bom, você querida do jeito que é não é de se duvidar que tem um amigo em cada cantinho do mundo! Foi uma delícia acompanhar o EPM ao longo de 2017 e conhecer tantos destinos incríveis, cafeterias e restaurantes sem contar ler sobre as histórias dos amigos que você fez ao longo dessas viagens.

    Que 2018 seja ainda mais incrível pra você!

    • Analuiza Carvalho 16/01/2018 em 06:51 - Responder

      oi Maytê… desde já, convite aceito! rsrsr Vamos nos encontrar algum dia em algum lugar deste mundão! rsrsr Feliz que gostou dos encontros/viagens 2017!

      2018 já está ai e desejo que ele seja feliz para todos nós. Eu também amei acompanhar suas andanças pelo mundo e neste novo ano quero passear mais por lindos destinos com você! rsrs bj

Deixar Um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.